Comunicados de ImprensaNoticias

Ford GT reforça colecção automóvel do Museu do Caramulo

A colecção permanente de automóveis do Museu do Caramulo foi reforçada com um possante Ford GT, o herdeiro do GT40 que venceu consecutivamente quatro edições das 24 Horas de Le Mans entre 1966 e 1969.

O modelo original foi concebido em resposta à vontade de Henry Ford II em competir na mítica prova de resistência francesa, desejo esse exacerbado após a recusa de Enzo Ferrari em vender a sua marca ao gigante americano. Com o objectivo de suplantar os bólides italianos, a Ford iniciou o desenvolvimento de um novo protótipo, com forte influência da Lola, sobre uma base com motor V8 em posição central traseira. Nascia desta forma um novo automóvel com 40 polegadas de altura (pouco mais de um metro), assim devidamente baptizado: o GT40.

Seria já no início do novo milénio que a Ford apresentaria o protótipo do novo GT, desenhado por Camillo Pardo e com fortíssimas semelhanças em relação ao modelo original, num traço que evoca não só as suas linhas como também o seu carácter competitivo e vencedor. Devido a uma questão legal relacionada com os direitos sobre o nome GT40, o novo porta-estandarte da marca americana ficaria conhecido simplesmente como Ford GT.

A produção começou em 2004 em Wixom, no Michigan, e durou apenas dois anos, tendo sido produzidas 4038 unidades. O novo GT apresentava uma série de novidades, quer para a época quer para a Ford, incluindo os painéis de carroçaria em alumínio e a consola central em magnésio, entre outras.

A unidade agora exposta no Museu do Caramulo é uma de apenas 343 produzidas (resultado da edição comemorativa GT Heritage Paint Livery Package), pintada nas cores da Gulf Oil, e que evoca as vitórias dos Ford GT40 inscritos pela John Wyer Automotive Engineering Ltd em Le Mans em 1968 (com Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi ao volante) e em 1969 (pilotados por Jacky Ickx e Jackie Oliver).

Com o seu V8 de 5400cc e 550 cavalos a permitir uma velocidade máxima de 330 km/h, o Ford GT já se encontra em exposição, podendo agora ser visto de Terça-feira a Domingo no Museu do Caramulo.

Artigo anterior

Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv a experiencia da Renault elevada pela Alpine (video)

Artigo seguinte

Jeep® assegura a liberdade de escolha com a gama e-Hybrid

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.