Comunicados de ImprensaNoticias

Quadrifoglio Super Sport: Uma série especial limitada, uma homenagem à primeira vitória na Mille Miglia

  • A Alfa Romeo apresenta os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport, uma edição especial limitada a 275 unidades para o Giulia e a 175 para o Stelvio, a ser comercializada globalmente.
  • A série especial limitada presta homenagem à história desportiva da marca, celebrando a primeira vitória da Alfa Romeo na Mille Miglia de 1928. Esse feito lendário foi conseguido pelo 6C 1500 Super Sport.
  • Para esta série especial, o Alfa Romeo Centro Stile trabalhou numa ousada reinterpretação comemorativa do logótipo Quadrifoglio, agora em preto pela primeira vez em mais de 100 anos de história.
  • O interior é dedicado à desportividade e a nova fibra de carbono 3D com acabamento vermelho faz a sua estreia. Nos apoios de cabeça dianteiros, a costura vermelha do logótipo e a numeração em preto certificam a exclusividade da série limitada.
  • O epítome da sofisticação técnica e da tecnologia: um motor V6 de 2,9 litros com 520 cv e um diferencial mecânico de deslizamento limitado para uma experiência de condução inigualável.
  • Excecional e sempre centrada no condutor, a dinâmica de condução confirma-se como a referência nas respetivas categorias, pelo equilíbrio perfeito do peso, a melhor agilidade e leveza da sua classe e uma direção extremamente direta.
Quadrifoglio Super Sport: Uma série especial limitada, uma homenagem à primeira vitória na Mille Miglia 14
Giulia e Stelvio SuperSport

A Alfa Romeo apresenta as novas séries especiais limitadas Giulia e Stelvio Quadrifoglio Super Sport, um novo capítulo na memorável história do símbolo do nobre desportivismo italiano que, desde a sua criação em 1923, representa uma constante procura da excelência técnica aplicada às competições e aos automóveis de produção.

O Giulia e o Stelvio Quadrifoglio Super Sport são uma edição limitada de apenas 275 unidades para o Giulia e 175 para o Stelvio, destinadas a serem produzidas e comercializadas a nível mundial. Um total de 450 automóveis, embaixadores da icónica desportividade, pureza técnica e tecnologia que sempre posicionaram estes dois automóveis no topo dos respetivos segmentos em termos de comportamento e relação peso-potência, para uma experiência de condução única, direta e envolvente como um verdadeiro Alfa Romeo.

Uma homenagem ao 6C 1500 Super Sport e à sua lendária vitória na Mille Miglia de 1928

Após a boa classificação do RL na primeira edição da “corrida mais bonita do mundo”, em 1928 o 6C 1500 Super Sport (Mille Miglia Speciale) conduzido por Giuseppe Campari e Giulio Ramponi dominou a Mille Miglia, prova disputada entre 31 de março e 1 de abril. Depois de uma maratona de 1.621 quilómetros, apenas 40 dos 82 concorrentes chegaram à meta, precedidos pelo aerodinâmico spider Zagato que terminou a corrida em 19 horas, 14 minutos e 5 segundos a uma velocidade média de 84,128 km/h. Para a Alfa Romeo, foi a primeira de uma série de 11 vitórias na Mille Miglia, um recorde que permanecerá inquebrável. Mas foi também a primeira grande vitória do novo 6C 1500, o precursor de uma nova geração de automóveis Alfa Romeo projetados por Vittorio Jano.

Alfa Romeo Centro Stile reinterpreta o Quadrifoglio

Para tornar esta série especial limitada completamente única e para celebrar a ligação inquebrável com o mundo das corridas, o Alfa Romeo Centro Stile trabalhou numa reinterpretação do Quadrifoglio, um símbolo que há muito identifica a performance mais extrema da gama. Pela primeira vez em mais de 100 anos de história do Quadrifoglio, o fundo branco do triângulo que tradicionalmente enquadrava o trevo de quatro folhas verde com um forte contraste dá lugar ao preto, uma cor que confere ainda mais ousadia e solidez ao icónico brasão. No ano passado, por ocasião do seu centenário, o logótipo Quadrifoglio foi embelezado com uma moldura dourada e as datas (1923-2023) que definem um século de paixão pelo desporto, pela performance e pelas corridas.

Quadrifoglio Super Sport: Uma série especial limitada, uma homenagem à primeira vitória na Mille Miglia 15
Giulia e Stelvio SuperSport

Características da série especial limitada Quadrifoglio “Super Sport”

O Giulia e o Stelvio Quadrifoglio Super Sport são o resultado de uma procura centenária de excelência técnica aplicada a automóveis de competição e de produção. O motor V6 de 2,9 litros debita 520 cv e é combinado com o diferencial mecânico de deslizamento limitado. Como resultado de uma afinação específica derivada da experiência de conceção do Giulia GTA, esta importante solução técnica contribui para a melhoria do comportamento e da tração do automóvel, otimizando a transferência de binário e aumentando a estabilidade, a agilidade e a velocidade em curva.

Uma personalidade poderosa nos exteriores marcadamente desportivos, com o novo logótipo Quadrifoglio de fundo preto e a utilização generalizada da fibra de carbono, visível no tejadilho (apenas no Giulia em opção), no “V” do escudo e nos espelhos retrovisores. Jantes de liga leve desportivas com acabamento polido de 5 furos, de 19″ para o Giulia e de 21″ para o Stelvio, com novas pinças de travão pretas superdesportivas. Estão disponíveis nas seguintes cores: Rosso Etna de três camadas, Nero Vulcano metalizado e Bianco Alfa (apenas no Giulia). O visual inclui faróis “3+3” com nova iluminação de matriz Full-LED anti encandeamento com feixe adaptativo para uma iluminação ótima em todas as condições. Tudo isto garante poupança de energia, uma melhoria significativa da segurança e uma redução do cansaço visual.

Os mesmos elementos desportivos podem ser encontrados no interior, onde o acabamento 3D da fibra de carbono vermelha faz a sua estreia no tablier, no túnel central e nos painéis das portas. Os apoios de cabeça dianteiros são embelezados com o logotipo “Super Sport” em vermelho e o número do automóvel em preto para os distinguir como fazendo parte da série limitada exclusiva. O volante é estofado em pele e Alcantara com costuras pretas e detalhes em fibra de carbono.

A melhor dinâmica de condução da sua classe, fruto de uma leveza surpreendente resultante da utilização de materiais ultra-leves como o alumínio para o motor e a fibra de carbono para o veio de transmissão, capot, spoiler e saias laterais. No Giulia, a aerodinâmica permanece ativa com o difusor dianteiro em fibra de carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar sob o veículo, para aumentar a estabilidade e o desempenho. Por último, mas não menos importante, o sistema de escape Akrapovič contribui para a experiência com o seu som inconfundível.

Da estética exclusiva à tecnologia e conetividade a bordo que, por definição, estão lá para garantir a típica experiência de condução Alfa Romeo. Um painel de instrumentos com o histórico design “telescópico”, incluindo o ecrã TFT de 12,3″ totalmente digital, para aceder a todos os dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução autónoma. No Quadrifoglio, para além dos três layouts disponíveis em toda a gama Alfa Romeo – Evolved, Relax e Heritage – é também oferecida a exclusiva configuração Race. Esta reúne no ecrã central todas as informações essenciais que cada condutor deseja manter sob controlo: tacómetro, velocímetro e shiftlight para a condução com comando manual da transmissão através das patilhas. O layout pode ser personalizado através da colocação de informações adicionais nas barras laterais, incluindo informações sobre o desempenho e performance.

Tanto o Giulia como o Stelvio Quadrifoglio Super Sport estão equipados com um Interface Homem-Máquina (HMI) fluido e intuitivo para disponibilizar todas as funcionalidades do automóvel nas pontas dos dedos do utilizador. O sistema de infoentretenimento também fornece conteúdos, funcionalidades e a plataforma “Alfa Connect Services”, composta por uma vasta gama de serviços práticos para segurança e conforto.

Quadrifoglio Super Sport: Uma série especial limitada, uma homenagem à primeira vitória na Mille Miglia 16

6C 1500 Super Sport

Um dia depois de ter ganho o Campeonato do Mundo com o Tipo P2, Vittorio Jano respondeu à necessidade de um novo automóvel de estrada com uma cilindrada média e um desempenho brilhante com o 6C 1500, cujo chassis foi apresentado no Salão Automóvel de Paris de 1925 com as iniciais NR (“Nicola Romeo”). No entanto, o novo automóvel – equipado com um motor de 6 cilindros em linha de 1487 cc com 44 cv – teria de esperar até 1927 para entrar em produção.

O sucesso foi imediato, no mercado e nas corridas; as versões com evoluções contínuas e aumentos de potência surgiram rapidamente, incluindo o topo de gama Super Sport com um compressor e “cabeça fixa” que debitava 84 cv para uma velocidade máxima de 155 km/h.

Em 1928, a Alfa Romeo inscreveu seis automóveis na segunda corrida da Mille Miglia. Os pilotos foram Bruno Presenti, Attilio Marinoni, Giovan Battista Guidotti e, acima de tudo, Giuseppe Campari, que partilhou com Giulio Ramponi o cockpit de um 6C 1500 com as iniciais MMS (“Mille Miglia Speciale”), melhorado por Jano com trabalho no equilíbrio do peso. Na primeira parte da corrida, deixa para trás a ameaça dos três Bugatti oficiais conduzidos por Gastone Brilli-Peri, Pietro Bordino e Tazio Nuvolari. No posto de controlo de Roma, a dupla Campari/Ramponi assumiu a liderança, posição que manteve na meta em Brescia, terminando a corrida no primeiro lugar da geral com uma velocidade média de 84,128 km/h. Entre 1927 e 1929, para além dos seus sucessos nas corridas, as várias versões do 6C 1500 também deram à Alfa Romeo excelentes resultados comerciais: foram vendidas 1.064 unidades, um número perfeitamente respeitável para a época.

Artigo anterior

Novo Opel Frontera: SUV da Opel também totalmente elétrico

Artigo seguinte

Hyundai impulsiona a Corrida da Mulher do Porto como viatura oficial

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.