Porsche na Formula E em 2019!

Na terça-feira a Federação Internacional do Automobilismo, aceitou a inscrição da Porsche como construtor na Formula E. A Porsche já tinha anunciado a sua intenção de fazer parte deste campeonato que permitirá continuar o desenvolvimento do seu sistema de propulsão eléctrica, previsto para homologação em 2019.
“Ao longo dos últimos anos, a FIA e Alejandro Agag fizeram um trabalho fantástico”, afirmou Fritz Enzinger, que, enquanto Vice-Presidente, é responsável pelo programa Formula E. “Graças a esse trabalho, seremos capazes de competir em circuito contra muitos dos maiores fabricantes de automóveis do mundo.”
O responsável pelo projecto será Andreas Seidl que esteve também no comando do projecto do Porsche 919 Hybrid do Le Mans Series. “As possibilidades e a performance dos automóveis eléctricos têm sido temas centrais para a Porsche desde há algum tempo,” afirmou Andreas Seidl “Quanto mais os nossos engenheiros aprofundam o tema, mais fascinantes as soluções se tornam. Mal podemos esperar para receber o nosso primeiro veículo elétrico, no início de 2019, e para testar o nosso sistema de propulsão neste monolugar. O Gen2 racer, desvendado pela Formula E em Genebra, no início de Março, está muito bem executado.”
Todos os componentes do sistema de propulsão serão desenvolvidos pelos próprios fabricantes, a Formula E fornecerá os chassis e a bateria. Com esta regulamentação a Porsche pode desenvolver tecnologias chave como o motor eléctrico, o inversor, o sistema de travagem brake-by-wire, a transmissão, o diferencial, o eixo de transmissão, o monocoque e os componentes da suspensão agregados ao eixo traseiro, assim como o sistema de refrigeração e a centralina.
A eficiência energética do sistema de propulsão não só representa um papel decisivo na competição como também se torna crucial no desenvolvimento de tecnologias para os automóveis de estrada.
A entrada da Porsche na Formula E, em 2019, vai coincidir com no lançamento no mercado da versão de produção do concept Mission E. Este veículo, o primeiro Porsche totalmente eléctrico, será o automóvel mais focado na desportividade e mais avançado tecnologicamente no seu segmento. A Porsche vai investir mais de seis mil milhões de Euros na mobilidade elétrica até ao final de 2022.
Sem comentários