NoticiasComunicados de Imprensa

Pilotos Virtuais Team Fordzilla Usam Vídeo-Jogos Para Ajudar Os Jovens Condutores De Toda A Europa

As consequências de erros de condução demonstradas, com segurança, aos jovens condutores em ambiente virtual.

Pode parecer contraproducente recorrer a jogos de computador para implementar práticas seguras de condução junto dos jovens condutores europeus, mas é exactamente isso que os pilotos do Team Fordzilla eSports da Ford estão a fazer.

A nova iniciativa envolve os pilotos especializados em corridas virtuais que recorrem aos sofisticados e realistas mecanismos dos jogos de computador para mostrar cenários de condução, aplicando ou não habilidades reais, como a gestão de velocidade e conscientização sobre os riscos na estrada. Os, muitas vezes desastrosos, resultados quando as capacidades de condução não são usadas com segurança destacam o quão importante é compreender os diferentes elementos do mundo real.

Os vídeos recorrem a um formato multi-jogador, o qual permite que diferentes os pilotos do Team Fordzilla coreografem os diferentes cenários num mesmo ecrã, usando níveis realistas de velocidade, em vez do ritmo rápido e furioso geralmente associado aos jogos de corridas automóveis.

Um estudo encomendado pela Ford, feito junto de jovens condutores, descobriu que um terço (33 por cento) havia assistido a tutoriais online sobre condução e mais de um quarto (28 por cento) tinha como objectivo melhorar as habilidades ao volante recorrendo a jogos de computador. Quase metade (46 por cento) destes últimos sentiu melhorias na sua condução como resultado, pelo que se pensa que os tutoriais têm um enorme eco neste particular.

A iniciativa é uma resposta virtual ao programa físico “Driving Skills for Life”, da Ford, que foi entretanto suspenso em 2020. O treino prático habitual de condução proporcionado por este programa já teve a participação de cerca de 45.000 jovens condutores, de 16 países europeus, desde que arrancou em 2013. Em 2019, 96,4 por cento dos 7.534 participantes afirmaram sentirem-se mais confiantes com as suas capacidades e segurança ao volante, após o treino.

Team Fordzilla

A Ford lançou o Team Fordzilla – a sua primeira equipa de eSports de sempre – em 2019, estabelecendo equipas individuais em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, compostas por especialistas em competição virtual. Cada equipa compete em series nacionais, integrando responsáveis de equipa, que levam os melhores pilotos a disputar, em representação do Team Fordzilla, competições a nível europeu.

Na temporada 2019/20, o Team Fordzilla inscreveu uma equipa europeia na série Le Mans eSports. Para informações adicionais, siga a equipa no Twitter (@TeamFordzilla), Instagram (@teamfordzilla) and Twitch (@TeamFordzilla).

Como funciona

São 6 os módulos de treino (em inglês, francês, alemão, italiano e espanhol), que estarão disponíveis no canal de Youtube da Ford Europa, cobrindo as seguintes temáticas:

·        Introdução / Posição ao volante

·        Travagem com e sem ABS / Travagem em segurança

·        Reconhecimento de perigos / Distância de segurança

·        Gestão de velocidade / Controlo de perda de aderência

·        Sentir a viatura e condução do veículo

·        Live show

Aos participantes poderão ver 5 vídeos, recorrendo aos mecanismos dos jogos de computador, findos os quais haverá uma sessão final, um evento em live streaming para responder às questões dos participantes.

Jovens condutores

Os acidentes rodoviários são a causa número um de morte entre pessoas dos 18 aos 24 anos na Europa, registando-se mais de 38.000 mortos em cada ano. Desses, 67 por cento são condutores*.

Uma pesquisa encomendada pela Ford revelou, também, alguns hábitos alarmantes dos jovens condutores: 58 por cento usaram o telefone enquanto conduzem; 57 por cento verificaram o serviço de mensagens WhatsApp; e 27 por cento assistiram a um vídeo enquanto estavam ao volante.

Realizada em Setembro de 2019 junto de 5.000 condutores, dos 17 aos 24 anos em França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, revelou ainda que:

·        84 por cento concordaram que o uso de um telemóvel ao volante deveria ser alvo de sansões severas;

·        18 por cento tiveram um acidente, ou evitaram-no no limite, enquanto mexiam no telemóvel;

·        91 por cento nunca foram mandados parar pelas autoridades enquanto usavam o telemóvel ao volante;

·        27 por cento manusearam os telemóveis a velocidades acima dos 80 km/h.

Apesar disso, as capacidades de condução ainda aparecem como a segunda maior capacidade do ser humano, logo a seguir a cozinhar.

Discurso directo

“As dinâmicas visuais e de condução utilizadas em jogos de computador são incrivelmente realistas, tornando-se num modo realmente eficaz de demonstração, com segurança, aos jovens condutores das consequências, muitas vezes terríveis, decorrentes dos erros de condução. Podemos ter vidas infinitas nos jogos de computador, mas na vida real temos apenas uma

Debbie Chennells, Directora do Ford Fund, Ford Europa

“Enquanto jogadores, as pessoas pensam que vivemos num mundo imaginário, mas as capacidade que desenvolvemos nos jogos têm tradução real. Poder utilizá-las num formato com que os jovens estão hoje familiarizados, realizando demonstrações seguras de condução que podem ser transpostas para o mundo real, é ótimo, mesmo que o façamos a velocidades muito mais lentas do que as que estamos acostum

José Iglesias, Capitão do Team Fordzilla – Espanha

Links

·        Vídeos: https://www.youtube.com/user/fordofeurope/playlists?view=50&sort=dd&shelf_id=27

 

* Comissão Europeia, estatísticas de segurança rodoviária 2018: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/MEMO_19_1990

Artigo anterior

Novo CUPRA Ateca 2020 chega ao mercado em Setembro

Artigo seguinte

Alejandro Mesonero-Romanos da SEAT é a última aquisição da Renault!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.