Comunicados de ImprensaNoticias

Os bastidores da Exponential Experience da CUPRA: conduzir um automóvel elétrico entre o mundo físico e o virtual

  • A nova experiência phygital da marca aumenta a emoção de conduzir o CUPRA UrbanRebel Racing Concept com a utilização de óculos de realidade virtual, quebrando a barreira entre o tangível e o digital.
  • Ao desenvolver o projeto, o maior desafio foi reduzir a latência, uma vez que é necessário fazer um rastreio perfeito dos óculos e do carro para que as sensações do condutor estejam em sincronia com as imagens que ele vê. 
  • Uma equipa de mais de 35 pessoas dedicou um ano e meio ao seu desenvolvimento e teste, com a colaboração dos pilotos da CUPRA, Adrien Tambay e Jordi Gené

Sobre o asfalto da pista do antigo Aeroporto de Tempelhof (Berlim, Alemanha), Klara Andersson entra no CUPRA UrbanRebel Racing Concept. A piloto da CUPRA coloca uns óculos de realidade virtual e, ao pisar o acelerador, entra no mundo digital, levando a emoção a outro nível exponencial: “É incrível! Sou piloto, mas conduzir um carro físico pelo mundo digital é algo que nunca esperei fazer e foi uma sensação completamente nova; quero experimentar outra vez.”, exclama Klara. Foi assim que a CUPRA realizou o primeiro conceito de condução elétrica phygital, o Exponential Experience.

Onde as fronteiras são ténues. “Na CUPRA não nos basta contar histórias, queremos vivê-las, e é por isso que estamos a passar do storytelling para o storyliving“, explica Sven Schuwirth, COO de CUPRA. “Quisemos explorar a fusão do físico e do virtual num domínio, a corrida, onde a CUPRA é capaz de dar o seu melhor, com a ambição de continuar a aproximar-nos da Geração Z”, acrescenta Xavi Serra, Diretor da CUPRA Racing. Foi assim que surgiu a ideia de criar a Exponential Experience, que extravasa toda a emoção da condução para o seu nível mais exponencial. “E não poderia ser com outro modelo senão o CUPRA UrbanRebel Racing Concept, a expressão máxima da gamificação”, explica Serra.

Do videojogo ao circuito. Para transformar esta ideia inovadora em realidade, uma equipa de mais de 35 pessoas, incluindo designers, engenheiros e pilotos da CUPRA, passou um ano e meio a planear, desenvolver e testar a experiência, juntamente com os parceiros da Breach. Um grande desafio para esta empresa norueguesa especializada na conceção visual de jogos de vídeo: “Nunca nos tínhamos deparado com uma proposta como a que a CUPRA apresentou, era uma oportunidade que não podíamos deixar escapar”, comenta Andreas Weibye, programador de software da Breach. E acrescenta: “Desenvolver a realidade virtual num carro em movimento não é algo que se faça todos os dias”, mas a perseverança compensou, “e estamos muito orgulhosos do resultado”.

Uma corrida de desafios. O maior desafio da Exponential Experience é lidar com a latência, o tempo entre o estímulo e a resposta, uma vez que entram em jogo duas variáveis: seguir o movimento do carro e, ao mesmo tempo, seguir os movimentos da cabeça do condutor. “Cada milésimo de segundo contam, e temos de seguir com precisão o carro e os óculos para saber a sua posição e orientação em qualquer altura”, Ivan Valencia, Project Leader da Exponential Experience da CUPRA. Assim, a CUPRA desenvolveu uma estrutura informática com sensores, várias funções de segurança e uma comunicação bidirecional com a eletrónica do veículo: “É muito importante que quem se senta ao volante possa sentir que as sensações que está a experimentar acompanham as imagens que está a ver,”, acrescenta Valencia.

Futuro sem limites. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizados inúmeros testes nas instalações da CUPRA em Martorell e em áreas fechadas do aeroporto de Girona, até que em abril pôde ser apreciado pela primeira vez no aeroporto de Tempelhof durante o evento Exponential Impulse em Berlim. “No total, foram mais de 500 quilómetros percorridos na fase de testes e uma grande quantidade de dados para processar”, explica Serra. E entre os escolhidos para a experiência estiveram os pilotos da CUPRA, Adrien Tambay e Jordi Gené, como participantes no desenvolvimento; Wayne Griffiths, CEO da CUPRA, embaixadores da marca, como os futebolistas do FC Barcelona Marc ter Stegen e Ansu Fati, e Klara Andersson: “Abre a porta a um futuro sem limites”, comenta a piloto. “Com a Exponential Experience, um pedaço de estrada pode transformar-se em tudo o que quisermos, o único limite é a nossa imaginação”, conclui Xavi Serra.

Artigo anterior

Estreia Mundial do novo Toyota Land Cruiser

Artigo seguinte

O pioneiro automóvel elétrico de ralis em versão Art Car com uma mensagem: O Opel Corsa Rally Electric desenhado por Elisa Klinkenberg.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.