Comunicados de ImprensaNoticias

CUPRA vai mais longe com o novo CUPRA Born VZ

  • O CUPRA Born VZ aumenta a performance, com 240 kW/545 Nm, atingindo os 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 200 km/h.
  • Interior mais desportivo com novos bancos CUP Bucket de série, bem como patilhas no volante de controlo dos níveis de regeneração de energia.
  • O comportamento dinâmico do automóvel é melhorado graças a uma maior sensibilidade de travagem, a uma suspensão mais robusta e a um comportamento mais reativo da direção e dos pedais.
  • O design exterior foi aprimorado com duas novas jantes de liga leve de 20”, incluindo jantes forjadas com pneus de alto rendimento, o logótipo VZ em destaque na traseira, além de novas opções de cores.

O CUPRA Born é o primeiro modelo elétrico da marca e o match perfeito entre eletrificação e performance.

A CUPRA vai mais longe com o CUPRA Born VZ – o modelo mais recente a entrar para a gama de veículos da CUPRA – uma versão nova e mais potente para inspirar o mundo a partir de Barcelona.

CUPRA vai mais longe com o novo CUPRA Born VZ 13
CUPRA vai mais longe com o novo CUPRA Born VZ

VZ significa Veloz em espanhol, a forma perfeita de descrever o veículo mais recente da marca. O CUPRA Born VZ debita 240 kW de potência e 545 Nm de binário, aplicados à estrada através da geometria aprimorada do ajuste da suspensão, da direção desportiva e da sensação de travagem melhorada. A combinação destes aspetos confere-lhe a melhor performance da gama CUPRA Born, tornando-o num dos automóveis mais dinâmicos do seu segmento.

O CUPRA Born foi fundamental para a marca quando lançámos o modelo em 2021 enquanto primeiro veículo 100% elétrico. E a resposta foi notável, com 45.300 unidades vendidas no ano passado, um aumento de 44,4% em comparação com o ano anterior.”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “Com o CUPRA Born VZ, vamos aumentar ainda mais a performance deste modelo, e voltar a provar que quando combinada com a eletrificação são a combinação perfeita.”

O CUPRA Born VZ aproveita a tecnologia avançada da motorização do CUPRA Born e aumenta a potência: o sistema totalmente elétrico debita agora 240 kW de potência – um aumento de 40% em relação à versão e-Boost. O binário também aumentou para 545 Nm – mais 75% do que qualquer outra versão Born. Isto significa que o CUPRA Born VZ pode alcançar os 100 km/h em apenas 5,7 segundos, ou seja, um segundo mais rápido face à versão e-Boost. A velocidade máxima também aumentou e está agora limitada a 200 km/h, mais 40 km/h do que a versão e-Boost.

O CUPRA Born VZ também apresenta melhorias no chassis para garantir que a sua dinâmica está à altura dos valores de potência e das performances.

Nova suspensão DCC Sport, direção mais reativa e superior sensibilidade do pedal de travão, bem como um travão traseiro mais potente. Tudo conjugado para proporcionar um superior desempenho dinâmico.

O eixo traseiro do CUPRA Born VZ conta com novos amortecedores e suspensões combinadas com os ajustes atualizados das válvulas dos amortecedores dianteiros e um design aprimorado das suspensões, incluindo barras estabilizadoras também atualizadas. Essas melhorias resultam na suspensão DCC Sport, que proporciona um melhor controlo da carroçaria do veículo e é capaz de absorver e suavizar as irregularidades do asfalto.

O pacote de condução do CUPRA Born VZ foi atualizado com novo hardware e software para o tornar mais desportivo.

As melhorias na tecnologia de travagem proporcionam ao VZ uma sensação de travagem mais firme e robusta, aumentando a direccionalidade e reduzindo a suavidade em comparação com as restantes variantes da gama CUPRA Born.

Mas a performance não é alcançada à custa da eficiência, sendo o CUPRA Born VZ capaz de percorrer até 570 km*. Os packs de bateria foram melhorados e agora têm 79 kWh de capacidade útil (+2 kWh). Além disso, a tecnologia continua a ser versátil: a bateria pode ser recarregada em casa utilizando um sistema AC de 11 kW ou em pontos de carregamento rápido DC de 170 kW, o que significa apenas 30 minutos* para um carregamento rápido de 10 a 80%.

O design exterior do CUPRA Born VZ é reforçado com duas novas opções de cores. Exclusivamente para o CUPRA Born VZ, a cor especial Verde Dark Forest, à qual se junta também a opção Preto Midnight.

A estética une-se à performance com a introdução de duas novas jantes de liga leve de 20 polegadas, com diferentes tecnologias como inserções de cobre 3D ou acabamento forjado, para realçar o seu espírito desportivo. Os pneus mais largos e de alto rendimento ajudam a transmitir a potência e o binário do CUPRA Born VZ à estrada através das rodas traseiras. O automóvel vem também equipado com jantes mais largas (8J20”) em vez da versão atual do CUPRA Born (7,5J19” e 7,5J20”).

A versão mais recente do veículo totalmente elétrico da marca diferencia-se pelo logótipo VZ em cromado escuro localizado na bagageira, assim como as letras CUPRA em cromado escuro.

No interior, o CUPRA Born VZ mantém o seu design característico. Os bancos CUP Bucket de série são um elemento exclusivo apenas encontrado nesta versão do CUPRA Born, mas partilhados com o CUPRA Formentor VZ5 e o CUPRA Leon VZ CUP, com o assento colocado numa posição mais baixa para proporcionar uma maior ergonomia e superior caráter desportivo. No caso do CUPRA Born VZ, os bancos CUP Bucket são fabricados em tecido SEAQUAL® YARN reciclado, bem como em DINAMICA com 73% de poliéster reciclado.

Na parte de trás do veículo, graças a melhorias na configuração do chassis, o CUPRA Born VZ é capaz de proporcionar o conforto de cinco lugares e a presença de um teto de abrir.

O CUPRA Born VZ também integra patilhas regenerativas no volante, permitindo escolher entre três níveis diferentes de recuperação de energia. Quando o acelerador é solto, o motor atua como um gerador para alimentar a bateria, devolvendo a energia ao grupo motopropulsor e reduzindo o desgaste dos travões.

Para um maior controlo das características regenerativas, os condutores podem utilizar as patilhas no volante para percorrer os três níveis diferentes no modo “D”, ajudando a adaptar-se ao seu estilo de condução. Basta utilizar as patilhas para selecionar a quantidade de desaceleração de que necessita.

O CUPRA Born VZ vai mais além na digitalização. Este beneficia de um novo e maior sistema de infoentretenimento num ecrã flutuante de 12,9″ (+0,9” do que o atual CUPRA Born), que combina as vantagens dos comandos do ecrã tátil com uma nova barra tátil retroiluminada para regular a climatização e o volume.

O CUPRA Born VZ oferece um novo sistema de som opcional de alta-fidelidade com 10 altifalantes, desenvolvido em colaboração com a prestigiada empresa de áudio Sennheiser. Com um sistema de 425 watts de potência, proporciona uma experiência sonora única que envolve o condutor e os passageiros, enquanto enriquece o acabamento interior com a sua grelha metálica. Esta tecnologia de áudio incorpora o software AMBEO Concerto da Sennheiser, capaz de distribuir os diferentes elementos da música, incluindo os instrumentos e a informação sobre o espaço, de forma a proporcionar uma experiência sonora imersiva em todo o automóvel.

O interior é iluminado com a tecnologia Smart Light de série. É importante notar que não se trata apenas de uma iluminação ambiente, mas sim de uma nova dimensão na comunicação entre o homem e a máquina.

Os LEDs horizontais de luz total envolvem toda a largura do painel para realçar características específicas, fornecendo avisos e indicações ao condutor e outros ocupantes. A informação inclui o estado de carga, os sistemas de assistência ao condutor a bordo (Front Assist, ACC e aviso de perigo C2X); funções do sistema de infoentretenimento (controlo por voz, chamada telefónica, sistema de navegação), assistência inteligente ao estacionamento, bem como bloqueio e desbloqueio e entrada e saída. Estes indicadores visuais adicionam outro nível de consciencialização, tornando o CUPRA Born VZ mais seguro e inteligente.

CUPRA vai mais longe com o novo CUPRA Born VZ 14
CUPRA vai mais longe com o novo CUPRA Born VZ

A dedicação da marca à segurança e à comodidade é imediatamente reconhecível na vasta gama de avançados sistemas de assistência ao condutor, novos e atualizados, integrados para ajudar e apoiar o condutor em qualquer situação.

O Travel Assist 2.6 combina o Cruise Control Adaptativo (ACC) com o Lane Assist (mantém o veículo no centro da faixa de rodagem) para melhorar a experiência de condução do CUPRA Born VZ, mas esta nova versão inclui evolução na condução em estradas mal sinalizadas, graças à informação recebida a partir da Cloud. Inclui também o apoio à mudança de faixa quando se conduz em autoestrada.

Estacionar é agora muito fácil; o novo sistema Remote Park Assist permite ao condutor concluir a manobra de estacionamento com o smartphone, enquanto o sistema Trained Parking Assist faz com que o veículo aprenda a estacionar em lugares habituais, ao guardar as características e o percurso num mapa. E para o estacionamento quotidiano, independentemente do local, a Câmara Top View oferece aos condutores uma vista de 360º do veículo e da sua envolvente.

O conjunto de tecnologias de segurança e conveniência também inclui o Side Assist para proteção face a veículos no ângulo morto ou que se aproximem rapidamente, o Front Light Assist para controlar automaticamente a funcionalidade dos faróis, o Dynamic Road Sign Display para interpretar os sinais de trânsito, o Exit Warning para obstáculos ao sair quando estacionado.

A CUPRA está comprometida em equilibrar a necessidade de mobilidade com a responsabilidade ambiental. Por isso, o CUPRA Born foi o primeiro modelo a ser lançado com um conceito neutro em emissões de CO2, utilizando energia de fontes renováveis na sua cadeia de abastecimento e compensando as restantes emissões através de investimentos ambientais e projetos certificados de acordo com os padrões mais elevados. Esta abordagem mantém-se com o CUPRA Born VZ.

 

O CUPRA Born VZ será lançado no terceiro trimestre de 2024.

Artigo anterior

Nova série especial Tributo Italiano é a expressão máxima da desportividade Alfa Romeo

Artigo seguinte

Conveniente, ligado e variável: o Sistema de Carregamento Flexível Profissional da Mercedes-Benz

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.