Comunicados de ImprensaNoticias

Opel Grandland com Intelli-Air: passageiros que sofrem de alergias podem agora respirar livremente

  • GRAND Air: sistema de qualidade do ar altamente eficiente com permuta automática de ar.
  • Eficaz contra a febre dos fenos: os potentes filtros de carvão ativado impedem as partículas indesejadas.
  • Comportamento correto: dicas sobre o que fazer quando os níveis de pólen são elevados.

O novo Opel Grandland o SUV topo de gama cumpre exatamente o que a campanha internacional #GOGRAND promete. Isto aplica-se às tecnologias de ponta, bem como ao conforto e à segurança. Isto é particularmente importante para quem sofre de alergias durante a maior parte do ano e especialmente nos próximos meses: ar puro no interior para que os ocupantes possam respirar livremente e ter sempre uma visão clara, sem lágrimas nos olhos. Isto é assegurado pelo sistema de qualidade do ar de última geração Intelli-Air ‘Clean Cabin’, que está disponível para o novo Grandland.

As vantagens da qualidade do ar interior criada pelo “Clean Cabin” são múltiplas:

  • Contribui significativamente para o bem-estar do condutor e dos passageiros.
  • Mecanismos de limpeza eficazes evitam a irritante comichão nos olhos e no nariz das pessoas alérgicas e permitem que todos os passageiros respirem livremente.
  • Desta forma aumenta-se a segurança de todos os utilizadores da estrada. 
Opel Grandland com Intelli-Air: passageiros que sofrem de alergias podem agora respirar livremente 14
New Opel Grandland

Inteligente e altamente eficaz: controlar a qualidade do ar interior com o Intelli-Air

No Opel Grandland vencedor do prémio “Volante de Ouro 2024”[1], está disponível como opção um sistema inteligente e particularmente eficaz de qualidade do ar denominado Intelli-Air. Este sistema combina filtros de ar e de partículas altamente eficazes com um sistema de monitorização da qualidade do ar. Controla continuamente o estado do ar interior, iniciando uma renovação automática quando o ar se torna viciado. A qualidade do ar é controlada pela posição da saída de ar de recirculação. Quando a qualidade do ar exterior é má, o sensor de qualidade do ar do automóvel (AQS) fecha a abertura para que não entrem poluentes no interior do automóvel. No entanto, se o ar interior estiver viciado ou contaminado, por exemplo, devido ao fumo ou ao pó na roupa, a saída de ar abre-se para fornecer ar mais fresco aos passageiros.

Graças ao Intelli-Air, o ar interior do novo Grandland mantém-se tão limpo quanto possível. Os passageiros podem até ver isso por si próprios: o sistema informa-os da qualidade do ar através do grande ecrã tátil a cores. É apresentado um emoji em forma de automóvel que se baseia no AQI (Índice de Qualidade do Ar) internacional. A cor do emoji muda consoante o nível do ar no interior. A qualidade do ar no habitáculo é monitorizada por um sensor PM 2.5 que deteta partículas com até 2,5 micrómetros de tamanho.

Opel Grandland com Intelli-Air: passageiros que sofrem de alergias podem agora respirar livremente 15

Em dose dupla: a combinação de filtros de carvão ativo filtra gases e odores

O Intelli-Air assegura bons padrões de qualidade do ar no Grandland em combinação com os filtros combinados de partículas e de carvão ativado originais da Opel, que também estão disponíveis em muitos outros modelos Opel. Estes são constituídos por duas camadas e, por isso, não só mantêm as partículas fora do interior, como também filtram os odores e gases como o ozono. O melhor de tudo é que o pólen é quase eliminado a 100 por cento.

A qualidade dos filtros cumpre os mais elevados padrões. O material do filtro é repelente à água, o que evita que congele no inverno ou que se torne o lar de bactérias. Apesar do elevado desempenho do filtro, é garantida uma boa permeabilidade ao ar. O filtro deve ser substituído uma vez a cada 12 meses para garantir um ar interior limpo durante todo o ano. Um sistema de gestão do filtro informa o condutor quando é necessária uma substituição.

Comportamento ideal durante a época dos pólenes

Todos podem contribuir para se proteger de um ataque de febre dos fenos enquanto conduzem. Com uma elevada concentração de pólen, só deve conduzir um automóvel com as janelas fechadas e deixar que o Intelli-Air e os filtros tratem do resto. Isto também beneficia a segurança rodoviária – se os condutores tiverem de espirrar com mais frequência, o risco de acidentes aumenta. No trânsito no centro da cidade, por exemplo, um automóvel pode percorrer 20 metros no tempo que demora a espirrar; a 100 km/h, o condutor pode não ter os olhos na estrada durante mais de 50 metros. É melhor aconselhar-se antecipadamente sobre a previsão atual dos pólenes, por exemplo, junto dos serviços meteorológicos locais.

Além disso, os condutores devem abster-se de tomar medicamentos, porque os chamados anti-histamínicos podem causar sonolência. A roupa deve ser despida na casa de banho, e não no quarto, e o cabelo deve ser lavado à noite, para que o pólen não entre na almofada. Uma lavagem com cloreto de sódio de manhã e à noite acalma o nariz irritado e um pano húmido sobre os olhos alivia a comichão. Além disso, a proteção contra o pólen e as grelhas finas contra o pó nas janelas oferecem uma barreira adicional e ajudam a manter o ar interior limpo. 

Informação de Consumos e Emissões

Valores combinados de acordo com o WLTP 

Opel Grandland Electric – Consumo de energia: 16,9-18,5 kWh/100 km; Emissões de CO2: 0 g/km; Etiqueta de CO2: A.

Opel Grandland Hybrid – Consumo de energia: 5,5-5,6 l/100 km; Emissões de CO2: 124-128 g/km; Etiqueta de CO2: D.

Opel Grandland Plug-in Hybrid – Consumo de energia / combustível (ponderado): 21,9-23,4 kWh/100 km + 0,8-0,9 l/100 km; Emissões de CO2: 19-21 g/km; Etiqueta de CO2: B. Consumo de combustível com a bateria esgotada: 6,8-7,0 l/100 km; Etiqueta de CO2: F. 

Valores de autonomia determinados de acordo com a metodologia do procedimento de ensaio WLTP (R (CE) n.º 715/2007, R (UE) n.º 2017/1151). A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico.  

Os valores de um veículo não dependem apenas da utilização eficiente do combustível, mas são também influenciados pelo comportamento de condução e por outros fatores não técnicos.

[1] “AUTO BILD” edição nº 46/2024 e “BILD am SONNTAG” edição nº 45/2024, na categoria de “Melhor Automóvel até 50.000 euros”.

Opel Grandland com Intelli-Air: passageiros que sofrem de alergias podem agora respirar livremente 16
New Opel Grandland
Artigo anterior

Novo ES90 carrega 300 km em 10 minutos e percorre 700 km com um só carregamento

Artigo seguinte

O renovado Volvo XC60: mais inteligente, mais atraente, pronto para o amanhã

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.