Comunicados de ImprensaNoticias

O novo Multivan já está em produção na renovada fábrica de Hannover

Josef Baumert: “Estamos a transformar a produção e os colaboradores de uma forma ativa e constante.”

Produção eficiente: foco na automatização e digitalização.

Sustentável: redução do impacto ambiental do processo produtivo em 50% até 2025.

Continuação da remodelação da fábrica: ID. BUZZ será lançado no próximo ano.

Novo Multivan chegará a Portugal no início de 2022.

As primeiras unidades do novo Volkswagen Multivan já estão a sair da linha de montagem. Produzido em Hannover, é proposto com um motor híbrido plug-in. Neste modelo, tudo é novo, conseguindo-se um conforto e segurança de referência. A inovação é a regra também no interior, que, ainda assim, se mantém 100% Multivan. Este é um marco no processo de transformação da fábrica de Hannover, mas a revolução continua: estão em andamento os preparativos para o início da produção do ID BUZZ 100% elétrico no próximo ano.

A integração do novo Multivan nos processos de produção e a construção de novas instalações foram feitas enquanto a produção na fábrica prosseguia em paralelo. “Para todos nós em Hannover foi uma tarefa desafiante, executada em todos os detalhes”, diz Josef Baumert, membro do Conselho de Administração para a área de Produção e Logística da Volkswagen. Apesar dos desafios causados pela pandemia e da situação preocupante em relação ao fornecimento de algumas peças, a produção em série do novo Multivan está agora a começar dentro do cronograma previsto. Baumert adianta: “foi um esforço fantástico da equipa, do qual nós aqui em Hannover podemos estar muito orgulhosos.”

Produção mais eficiente

A expansão da automatização e a implementação sistemática da estratégia de digitalização na operação fabril está a aumentar uma vez mais a eficiência da produção. Por exemplo, no processo de fabrico da carroçaria, o grau de automatização com o novo Multivan é de 93%. “A melhoria sistemática da produtividade é um investimento no futuro”, destaca Baumert. Os responsáveis pela supervisão da maquinaria tratam de vários estágios em paralelo, a partir de uma base de controlo. Estão em contacto constante com as máquinas, através de dispositivos digitais controlados em smartwatches. Se for preciso repor alguma peça ou se houver necessidade de manutenção, isso será informado com antecedência, evitando-se assim qualquer paragem na produção.

Na zona de pintura, onde um novo sistema de acabamento foi instalado há dois anos, há agora também um novo sistema de pintura bicolor. É aqui que os novos Multivan obtêm os seus populares acabamentos de pintura em duas tonalidades, como o original pão de forma.

Um sistema de logística automatizado para peças aumenta a eficiência no processo de montagem. Os veículos de transporte autónomos trazem as peças diretamente dos armazéns para as linhas de montagem. No futuro, o processo de montagem dos Multivan e ID. BUZZ será todo feito em apenas duas linhas principais. “É um feito notável de planeamento e logística”, diz Baumert.

O novo Multivan já está em produção na renovada fábrica de Hannover 13
Volkswagen Multivan

Programas de treino e aprendizagem para os colaboradores

“Estamos a acompanhar os nossos colaboradores rumo ao futuro na transformação da fábrica”, comenta Nassia Zdravkova, diretora de Recursos Humanos na Alemanha. As sessões de treino nas linhas piloto dos novos modelos, os processos de produção e, em particular, o tema da mobilidade elétrica, estão constantemente em marcha. Para isso, a empresa está, por exemplo, a aumentar os treinos virtuais, nos quais os colaboradores podem familiarizar-se com novos fluxos de trabalho usando óculos de realidade virtual.

Também estão a ser criados novos empregos na área da produção, através da digitalização e automatização em curso. Para tal, os colaboradores estão a ser selecionados através de programas de desenvolvimento de aptidões e preparados através de cursos direcionados para cada fim. “Neste momento, existe um programa em execução para formar analistas de dados. Essa é uma metodologia que usaremos cada vez mais no futuro próximo para a produção de veículos. Os participantes do curso não possuem conhecimentos especializados em informática, mas possuem as competências adequadas para serem capacitados para as tarefas”, afirma Zdravkova.

O novo Multivan já está em produção na renovada fábrica de Hannover 14
Volkswagen Multivan

Estratégia de produção Change4Factory e “Fábrica Sustentável”

O início da produção em série do novo Multivan híbrido plug-in é um marco na eletrificação da produção na fábrica de Hannover. A partir de 2022, três veículos serão aqui produzidos simultaneamente, em três plataformas e com três variantes de sistema de tração. A partir de 2025, outros modelos premium totalmente elétricos para outras marcas do Grupo também serão produzidos aqui. Baumert comenta: “Desta forma, estamos a tornar-nos uma das fábricas mais modernas do Grupo Volkswagen. Conectada, digital e altamente automatizada.

Com a estratégia de produção Change4Factory, os departamentos de produção e logística da Volkswagen estão a gerir ativamente a transformação dos locais. Além do fabrico eficiente de automóveis, a “Fábrica Sustentável” é um elemento central desta estratégia: uma fábrica sem qualquer impacto negativo no meio ambiente. Essa é a visão. Que vai ao encontro do objetivo do Grupo de ter uma pegada neutra em carbono até 2050. “A redução de CO2 na produção é um fator fundamental para atingir esse objetivo”, diz Baumert. Em termos concretos: como primeiro passo, a Volkswagen pretende reduzir o impacto ambiental no processo produtivo em 50% até 2025, relativamente a 2010.

Centenas de medidas nesse sentido estão a ser implementadas na fábrica, para reduzir as emissões, organizar o uso dos recursos de forma mais sustentável, evitar o desperdício e promover a biodiversidade. “O trabalho árduo está a valer a pena, e estamos no bom caminho para atingir as nossas ambiciosas metas”, adianta Baumert.

A última geração do Multivan

O novo Multivan é o primeiro veículo a entrar em produção em Hannover com base na plataforma transversal modular (MQB). A oferta inclui, pela primeira vez, uma motorização híbrida plug-in. Há novidades também nos sistemas de assistência ao condutor, operacionalidade e ligação dos sistemas de infotainment. Um novo conceito de interior torna o Multivan no familiar mais versátil do mercado.

A motorização híbrida plug-in (PHEV) de 218 cv (160 kW) tem emissões reduzidas, uma grande autonomia e um baixo consumo combinado. Além disso, o Multivan será proposto na fase de lançamento com dois motores turbo a gasolina (136 cv/100 kW e 204 cv/150 kW), e, logo no início de 2022, numa versão TDI com 150 cv/110 kW.

Os preços do novo Multivan serão conhecidos em breve. O lançamento na Alemanha acontece já em novembro e a chegada a Portugal está prevista para o início de 2022.

Artigo anterior

"500 Iride": o nascimento da micromobilidade da Mopar®

Artigo seguinte

Ford Transit Custom Com Distinção “Gold” Do Euro NCAP Graças Aos Seus Avançados Sistemas De Assistência Ao Condutor

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.