Comunicados de ImprensaNoticias

Bentley apresenta o GT Mulliner Blackline

A divisão Mulliner apresenta uma especificação com base na popularidade do tratamento exterior Blackline, que alia mais elegância a um luxo supremo para os Bentley GT e GT Convertible.

As soluções Blackline estão agora disponíveis para complementar as opções de personalização da gama exclusiva proposta pela divisão Mulliner.

Uma alternativa mais escura e elegante ao cromado brilhante e uma oportunidade para os clientes da Mulliner aumentarem ainda mais a personalização dos seus carros.

Quase 40% dos pedidos do Continental GT são agora solicitados com as especificações Blackline.

Bentley apresenta o GT Mulliner Blackline 13
Bentley GT Mulliner Blackline

A Bentley introduziu uma especificação Mulliner Blackline para os modelos GT e GT Convertible, com base na popularidade e no sucesso do impressionante tratamento exterior Blackline, que é oferecido como uma opção em toda a gama da Bentley.

Como uma alternativa em preto ao cromado brilhante exterior do Gran Turismo da Bentley, o líder da categoria, a Mulliner apresenta uma solução com elementos escurecidos para o popular modelo de luxo de quatro lugares da marca, complementando as várias opções disponíveis para os seus clientes.

Criado pelos especialistas artesãos da Mulliner, o GT Mulliner Blackline apresenta uma série de modificações exteriores em comparação com as atuais variantes GT e GT Convertible da Mulliner, trazendo um toque contemporâneo adicional ao luxo supremo de seus modelos de topo GT. A nova opção reflete a crescente procura por versões com componentes em preto brilhante, já que 38% dos pedidos da família Continental GT em todo o mundo incluem esta opção.

Assim, os Bentley Continental GT e GT Cabrio recebem uma série de modificações no exterior quando comparados com as versões base da Mulliner, o que confere um visual mais contemporâneo a este conjunto de modelos de luxo. Destaque para a alteração dos componentes exteriores para a cor preta, com exceção do logo da Bentley “Winged B”, assim como para a moldura da grelha do radiador. Também, em vez da parte superior prateada acetinada dos espelhos retrovisores, típicos de um GT Mulliner, na versão Blackline os espelhos têm acabamento em Preto Beluga brilhante. As características aberturas de ventilação da Mulliner também são escuras e com acabamentos brilhantes Mulliner. A grelha do radiador permanece preta com contornos brilhantes com design 3D e as grelhas inferiores do para choques também têm acabamento em preto.

Os modelos GT Mulliner Blackline estão equipados com jantes de 22 polegadas de cor preta, com emblemas autonivelantes com um anel cromado. Como alternativa e num futuro próximo, também estará disponível uma jante Mulliner preta com “pockets” polidos contrastantes.

O interior luxuoso do GT Mulliner Blackline permanece inalterado em relação à edição Mulliner existente, permitindo aos clientes desfrutar de qualquer combinação de cores que escolherem como parte da oferta ilimitada de Mulliner, ou uma das oito combinações de três cores recomendadas, usando a ampla paleta de peles da Bentley.

Como parte da Mulliner Driving Specification de série, o interior incorpora o acolchoamento “Diamond on Diamond” exclusivo da Bentley para os bancos, portas e painéis traseiros, com contraste e costura acentuada. Com quase 400.000 pontos no habitáculo de cada carro, cada revestimento acolchoado dispõe de 712 pespontos individuais. Uma verdadeira marca da artesania automóvel.

Dependendo da região do mundo, os clientes podem escolher entre o agora icónico Bentley 6,0 litros biturbo W12, que oferece 635 cv ou o dinâmico V8 de 4,0 litros, que debita 550 cv, ambos oferecendo um desempenho ímpar.

A adição da Blackline Edition à gama de modelos GT da Mulliner reforça a posição da Bentley como fabricante líder mundial de modelos Grand Tourer de luxo, ao mesmo tempo que oferece soluções à medida para os clientes mais exigentes.

Bentley apresenta o GT Mulliner Blackline 14
Bentley GT Mulliner Blackline

A linhagem de carroçadores Mulliner

A Bentley Mulliner é conhecida em todo o mundo automóvel por ter criado alguns dos Bentley mais individualistas já criados e fabricou artesanalmente mais de 1.000 carros exclusivos para clientes exigentes que desejam que o seu veículo seja totalmente adaptado à sua personalidade. Desde a década 50 que é assim, ou se quisermos ser mais rigorosos na história, há mais de 500 anos.

A linhagem de carroçadores Mulliner, hoje parte integrante da marca britânica do Grupo Volkswagen, começou com os inovadores trabalhos em carruagens no longínquo 1559, apenas um ano depois de Sua Majestade Isabel I subir ao trono, e passou pela autoria do carro de Estado da Rainha Isabel II. Pelo meio, inúmeras criações de luxo por medida para clientes únicos e a incarnação mais perfeita, e antiga, da personalização de topo. Comparar a Mulliner com qualquer outra divisão de personalização é como colocar lado a lado um alfaiate de Saville Row e uma cadeia de pronto-a-vestir. O mundo automóvel está cheio de histórias com pedigree, mas nenhuma se compara a esta.

Para os mais perfecionistas da História, teríamos de recuar até 1559, ano em que se encontram os primeiros registos de uma certa família Mulliner, que se dedicava à preparação de carruagens e selaria. O passo seguinte de que há menção é, também, muito recuado no tempo: 1760, quando Francis Mulliner foi encarregue da construção e manutenção das carruagens do Royal Mail, os correios britânicos. E isto diz-nos desde logo duas coisas: a primeira, que a família nunca desistiu do seu mister e, a segunda, que o reconhecimento da sua qualidade tem um passado de séculos.

Bentley apresenta o GT Mulliner Blackline 15
Bentley GT Mulliner Blackline

Em 1870, o filho de Francis, Robert Bouverie Mulliner, começou a sua própria empresa de construção de carruagens, denominada Mulliner London Limited, dando um novo impulso ao negócio iniciado pelo pai. O começo do grande salto começaria bem no final do século XIX, quando o seu filho H J Mulliner adquire o negócio da família: decide colocar de lado as carruagens puxadas por cavalos para se dedicar às carroçarias de automóveis e muda a empresa para o elegante bairro londrino de Mayfair, com o nome H.J.Mulliner & Co. Ali, bem no meio da elite britânica, recebia os carros apenas com o chassis e o motor e construía cada carroçaria à medida e de acordo com os pedidos do cliente. Um dos primeiros foi um tal de C. S. Rolls, fundador de uma certa marca chamada Rolls-Royce…

Os anos 20 trouxeram a euforia do automóvel – ou a primeira delas, pelo menos – e Mulliner não ficou indiferente. No salão automóvel de 1923, que então se realizava no centro de exposições Olympia, no não menos elegante bairro de Kensington, Mulliner apresenta uma das suas mais icónicas produções: um modelo de dois lugares sobre um chassis Bentley com motor de 3 litros. Esta seria a primeira ligação entre Mulliner e a marca britânica, numa relação simbiótica que perdura, como se sabe, até aos dias de hoje.

Esta ligação foi-se fortalecendo ao longo dos anos e é nos anos 50 que começa a tornar-se cada vez mais estreita. Em 1952, Mulliner assina um dos mais representativos Bentley de sempre, o R-Type Continental, modelo que inspirou o design do atual Continental GT. Cinco anos depois, outro ícone: o Flying Spur, obra-prima de Mulliner sobre um chassis de um Bentley Continental.

Na sequência deste turbilhão criativo, não é de admirar o próximo passo: em 1959, a Mulliner passa a integrar oficialmente a Bentley, mudando-se para Crewe.

O espírito, esse, mantém-se inalterado: a equipa de artesãos altamente qualificados e experientes da Mulliner – hoje suportados pela vasta experiência de design e tecnológica da Bentley – consegue transformar a visão do cliente em realidade. Quer se trate de um enriquecimento de luxo num modelo de série, quer seja a construção de uma carroçaria especial sob medida. É esse o grande lado diferenciador da Mulliner e da Bentley.

Exemplos recentes da arte da Mulliner incluem o Mulsanne Grand Limousine, um exemplo claro das possibilidades que são criadas em Crewe, o SUV Bentayga Falconry, que surge dotado de equipamentos na traseira que os adeptos da falcoaria (e no Médio Oriente existem uns quantos…), os novos GT Blackline, passando ainda a oferta pela Bentley Mulliner Classic que inclui modelos clássicos, cada um feito à mão por uma equipa de especialistas Mulliner, começando com a série Blower Continuations.

Mais o exemplo mais evidente está no Bentley Mulliner Bacalar, porventura o duas portas mais raro da era moderna e a derradeira expressão de um modelo de dois lugares, ou do luxo a céu aberto.

Os modelos da Bentley Mulliner continuarão a oferecer aos clientes padrões inigualáveis com foco no luxo, bem como a oportunidade de personalizar e aprimorar ainda mais o seu novo Bentley.

Bentley apresenta o GT Mulliner Blackline 16
Bentley GT Mulliner Blackline
Artigo anterior

Hyundai encerra investigação e desenvolvimento de motores térmicos?

Artigo seguinte

POLESTAR 4 chega em 2023 e será um crossover com design "coupé"!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.