Comunicados de ImprensaNoticias

O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia

  • A Abarth apresenta o Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, com o seu motor elétrico de 280 CV (207 kW), 200 km/h de velocidade máxima e aceleração dos 0 aos 100 em 5,85 segundos.
  • De volta ao essencial: o Novo Abarth 600e é uma pura transferência tecnológica do know-how de competição da Abarth e da Stellantis Motorsport para as estradas abertas.
  • O recém-chegado à família Abarth foi submetido a vários testes nas pistas de corrida mais difíceis para maximizar a performance e aumentar a sua fiabilidade.
  • Com um motor elétrico exclusivo testado no banco de ensaios da Fórmula E, o diferencial de deslizamento limitado mecânico Torsen da JTEKT, travões desportivos, pneus derivados da competição e um sistema de arrefecimento da bateria que melhora o desempenho, o Abarth 600e é o Abarth mais potente de sempre.
  • O Abarth 600e estará disponível em duas versões, com um visual musculado e componentes de competição: o desportivo Abarth 600e Turismo (240 CV, 175 kW) e a edição limitada “Scorpionissima” totalmente equipada (280 CV, 207 kW), disponível em apenas 1.949 unidades e duas cores.
  • Para tornar cada viagem simples e segura, o Abarth 600e dispõe de Condução Assistida de Nível 2 e de uma gama completa de ADAS.
  • A Marca do Escorpião criou o novo Abarth 600e para permitir que cada Abarthista experimente a verdadeira emoção da condução, à medida que a desportividade evolui em conjunto com a crescente eletrificação.
  • A partir de amanhã, a nova joia da Abarth está disponível para encomenda nos principais países europeus.
  • A campanha de lançamento, Temptation, capta habilmente o ADN e a essência do Novo Abarth 600e, representados pela sua potência, desportividade e performance – LINK.
  • Novo Abarth 600e chega a Portugal no início do próximo ano com preços chave-na-mão a partir de 45.000 euros.
O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia 13
ABARTH600e

A marca do Escorpião está a celebrar o seu aniversário com um dos seus projetos mais desafiantes e emocionantes: o Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre com 280 CV e uma aceleração dos 0 aos 100 em 5,85 segundos.

Este modelo revolucionário é o resultado de um projeto exigente que envolveu não só os especialistas da Abarth, mas também a experiência dos engenheiros da Stellantis Motorsport. Juntos, desenvolveram uma plataforma BEV desportiva de vanguarda: a Perfo eCMP, através da qual se realiza a transferência tecnológica que dá origem ao Novo Abarth 600e. Um veículo diabólico totalmente equipado para proporcionar uma extraordinária experiência de condução e performance, juntamente com a potência e a ferocidade avassaladora que são caraterísticas de marca. A sua cativante essência “maléfica” pode ser vista nos seus exteriores musculados e de grande presença, rodas de grandes dimensões, spoiler traseiro aerodinâmico e interiores agressivos e desportivos. Em conjunto com os especialistas em competição Michelin, Sabelt, JTEKT e Alcon, a Abarth estudou e testou em várias condições as soluções mais adequadas para obter a combinação perfeita para o Abarth mais potente de sempre.

O novo modelo, desenvolvido com a Stellantis Motorsport, marca um passo importante para a Abarth, uma vez que estabelece uma nova referência para os hot hatch elétricos e para a desportividade e eletrificação dos automóveis urbanos, graças à sua atitude racing.

A marca do Escorpião oferece aos condutores uma experiência emocionante em todos os tipos de condições de condução com as suas duas versões: o desportivo Abarth 600e Turismo e a edição limitada Scorpionissima, que surge em 1.949 unidades – uma homenagem ao ano de fundação da marca.

A partir de amanhã, o Abarth mais potente de sempre está disponível para encomenda nos principais países europeus em ambas as versões: o Novo Abarth 600e Turismo e o modelo Scorpionissima.

O novíssimo Abarth 600e chega a Portugal no início do próximo ano com preços chave-na-mão a partir de 45.000 euros para a versão Turismo e de 49.000 euros para o topo de gama de produção limitada Scorpionissima.

O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia 14
Abarth600e Scorpionissima

Construído para ser o Abarth mais potente

A razão pela qual o novo modelo Abarth é o mais potente de sempre reside em alguns elementos essenciais no seu interior. Entre estes componentes “escondidos”, o coração pulsante do veículo é o próprio motor elétrico da Abarth. O novo Escorpião excede em muito as caraterísticas dos hot hatch elétricos existentes, uma vez que está equipado com um motor de 207 kW/280 CV – a potência mais elevada alguma vez atingida por um automóvel Abarth. O motor elétrico foi testado no banco de testes da Fórmula E com um simulador de pista real. Além disso, o Scorpionissima, com uma aceleração dos 0 aos 100 em 5,85 segundos, e o Turismo, com uma aceleração dos 0 aos 100 em cerca de 6,24 segundos, são rápidos e reativos em todos os percursos. Além disso, para proporcionar maior potência, este monstruoso automóvel disponibiliza 345 Nm de binário e pode atingir uma velocidade máxima limitada de 200 km/h, com uma autonomia de bateria de até 334 km em ciclo combinado WLTP, consoante os pneus instalados.

Ambas as versões do Novo Abarth 600e estão equipadas com três modos de condução. O modo Turismo proporciona uma aceleração mais suave e 110 kW de potência para o Abarth 600e Turismo e 140 kW para o Scorpionissima, combinados com 300 Nm de binário para uma experiência de condução divertida e eficiente com uma velocidade máxima limitada a 150 km/h. Esta configuração inclui também uma calibração desportiva do pedal do acelerador e da direção, bem como uma calibração standard do ESP. Para além destas caraterísticas, o segundo modo de condução, Scorpion Street, inclui uma potência de 150 kW para o modelo Turismo e de 170 kW para o Scorpionissima, com um binário de 345 Nm e uma velocidade máxima limitada a 180 km/h; o terceiro modo de condução, Scorpion Track, inclui uma calibração agressiva do pedal do acelerador, uma afinação de direção sport+ e afinações “divertidas” do ESP. A configuração Scorpion Track é a forma como o Abarth se torna mais divertido, com a máxima performance para os dias em pista e com velocidade máxima de 200 km/h, binário de 345 Nm e uma potência superior de 207 kW (280 CV) para o Abarth 600e Scorpionissima e de 175 kW (240 CV) para a versão Turismo.

Abarth 600e: nascido do know-how de competição da Abarth e da Stellantis Motorsport

O Novo Abarth 600e é o resultado do know-how de competição desenvolvido pelos especialistas em desportos motorizados com quem a Abarth trabalhou para este projeto desafiante. A Abarth e a Michelin começaram a colaborar desde a elaboração do caderno de encargos, em 2021. Além de querer transmitir a desportividade natural esperada, a atenção foi colocada na segurança, vida útil e desempenho energético do pneu. Graças a um composto de borracha otimizado e arquitetura dedicada, os pneus MICHELIN Pilot Sport EV foram projetados para responder aos 280 CV fornecidos pelo Abarth 600e, oferecendo a este SUV desportivo um excelente nível de aderência, tanto em piso seco como em piso molhado.

Desenvolvidos em conjunto com a Alcon, os travões provêm do mundo das corridas, sendo dotados de uma superfície maior e assegurando a resistência à fadiga e a dissipação do calor graças a uma pinça monobloco com quatro pistões. A contribuição especial da experiência da Alcon faz com que o Novo Abarth 600e seja perfeito para aqueles que procuram uma experiência de condução emocionante, desde a competição até a uma utilização legal em estrada. No que diz respeito à travagem e à velocidade, a Abarth continua a surpreender a sua comunidade, uma vez que os especialistas da marca do Escorpião perseguiram o objetivo de obter mais potência e estabilidade durante a travagem com os travões e pinças Alcon com discos de 380 mm adaptados ao Abarth 600e, obtendo resultados surpreendentes.

Além disso, o Novo Abarth 600e está equipado com o diferencial mecânico de deslizamento limitado Torsen da JTEKT, o que lhe permite melhorar as trajetórias, um melhor comportamento, tração superior nas curvas e segurança em condições escorregadias. A combinação da experiência da Abarth e da eficácia do diferencial Torsen da JTEKT torna este novo veículo Abarth ainda mais único e competitivo. O diferencial de deslizamento limitado fornece um binário adicional à roda exterior e o comportamento do automóvel é melhorado pelo efeito de bloqueio, com uma taxa de 36% durante a aceleração e de 34% durante a travagem.

Com o seu know-how em pista, os especialistas em competição da Abarth e da Stellantis Motorsport também prestaram especial atenção a outros elementos-chave para tornar este desafiante projeto de veículo elétrico um sucesso. Aumentaram a rigidez da suspensão e reforçaram o chassis com uma barra estabilizadora traseira que alterou o seu comportamento, melhorando a rigidez anti rolamento traseira global.

O sistema de arrefecimento do Abarth 600e com bomba de refrigeração de alta capacidade supera os limites da descarga da bateria, o que poderia limitar o desempenho do veículo. Além disso, uma calibração específica assegura um arrefecimento eficaz também nos modos desportivos.

O espírito de competição exprime-se igualmente no estilo e nas caraterísticas técnicas dos bancos Sabelt, que asseguram desempenho, dinâmica e apoio à condução. A ergonomia de competição foi conseguida através de uma forma envolvente para conter o corpo nas curvas. Além disso, no Scorpionissima, os bancos enfatizam o apoio lateral e foram otimizados por quatro espumas diferentes de alta densidade em cada área do corpo. Além disso, no modelo de edição limitada, os orifícios laterais, juntamente com o reforço forte e acentuado e a moldura do cinto de segurança, proporcionam um estilo track day para seduzir os verdadeiros entusiastas dos automóveis com uma sensação autêntica de competição. 

O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia 15
Abarth600e Turismo

Concebido para a performance: o exterior do Novo Abarth 600e

Para maximizar a performance, o Novo Abarth 600e apresenta caraterísticas específicas no exterior e no interior. Começando pelo exterior, o design foi inspirado por dois temas principais: o primeiro inspira-se no passado, interpretando o contraste dado pelo grande volume brutalmente quadrado do radiador dianteiro do Abarth 850 TC, ao qual deve a sua alcunha “cassettone”, conferindo um impacto decididamente desportivo e emocional; o segundo tema enriquece a geometria quadrada com fortes gráficos inspirados no mundo dos jogos e do digital, constituídos por linhas inclinadas, gravadas nas superfícies, que se tornam uma grelha na entrada de ar. Esta lógica de forma e de tratamento encontra-se também no para-choques traseiro, para exaltar o efeito resultante.

Além disso, a Abarth decidiu marcar a diferença trabalhando em quatro elementos em particular: os para-choques dianteiro e traseiro, o spoiler e as jantes. Na frente, os engenheiros e os designers esticaram a silhueta, destacando o chamado “nariz de tubarão”, melhorando o desempenho aerodinâmico e, assim, dotando o para-choques específico de um volume caraterístico e com a inscrição tridimensional Abarth. O aspeto frontal é também o resultado de uma configuração rebaixada e de uma via alargada com 30 mm adicionais à frente e 25 mm adicionais atrás. Longe de serem meramente estéticas, as formas fortemente quadradas do spoiler aerodinâmico e do extrator no para-choques foram estudadas e testadas no túnel de vento para melhorar o desempenho do Novo Abarth 600e. Quanto às jantes de liga leve com acabamento diamantado de 20 polegadas, são majestosas e apresentam um design apelativo: as jantes de liga leve de 5 raios foram concebidas para recuperar os gráficos estilizados do ferrão do escorpião e permitem um vislumbre dos travões desportivos e das pinças pintadas, entre as suas largas aberturas. Além disso, a tampa do cubo é inspirada nos parafusos de aperto individuais e tem um design moderno e facetado. O escorpião eletrificado, que já fez a sua estreia no Abarth 500e, também caracteriza este modelo, enriquecendo alguns pontos exteriores: para além dos logótipos nos guarda-lamas e do emblema Abarth no capot, o amado escorpião aparece na linha central, gravado nas superfícies pretas dos para-choques dianteiro e traseiro e do spoiler. Para além do Abarth 600e Turismo, a edição limitada Scorpionissima inclui um bodykit preto brilhante, um autocolante lateral específico e pinças de travão dianteiras coloridas.

O efeito global do veículo, tanto à frente como atrás, com a moldura específica do farolim traseiro e a sua forma inspirada, confere ao modelo uma personalidade forte e um impacto consideravelmente ousado. Definindo a agressividade do veículo, as capas dos espelhos retrovisores e os puxadores pretos contrastam com as cores dos dois modelos: o Abarth 600e Turismo será apresentado no excitante Acid Green, uma referência à acidez do veneno, Antidote White, Shock Orange e Venom Black; enquanto a edição limitada Scorpionissima estará disponível no Acid Green e no exclusivo Hypnotic Purple, inspirado no efeito hipnótico pós-picada. Os nomes das cores da Abarth contam uma história fascinante sobre a estratégia “Scorpion Sting” para reforçar o efeito que a Marca pretende alcançar com o novo modelo do Escorpião. 

O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia 16
Abarth 600e Scorpionissima

Design impactante nos interiores

O exterior do Novo Abarth 600e é apenas um vislumbre da atração do novo modelo elétrico, uma vez que os interiores completam o conceito desejado pelos designers altamente qualificados da Abarth. O volante desportivo com inserções em couro e Alcantara, tanto na parte superior como na inferior, acrescenta desportividade adicional e maximiza a aderência. O ambiente escuro do interior, que é também o tema principal dos interiores, é proporcionado pelos pilares A, B e C pretos, pelo forro do tejadilho e por outros acabamentos. No entanto, os acabamentos escuros são exaltados por pormenores coloridos, como as costuras ou o atraente, mas ameaçador escorpião no volante. A singularidade do Novo Abarth 600e é conseguida através de escolhas específicas, como um banco dedicado, pedais revestidos a alumínio, apoios para os pés e tapetes com o Scorpionissima que, graças aos seus vidros escurecidos, mantém o seu espírito misterioso e sombrio. O aspeto interior é também enriquecido por elementos adicionais como a placa Abarth, o painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas com gráficos específicos da Abarth, a cobertura do túnel central – que, tal como a luz ambiente do lado esquerdo do condutor, só estará disponível na edição limitada Scorpionissima – e o painel de instrumentos – pintado de preto no Abarth 600e Turismo e de preto mate com serigrafia preta brilhante no Scorpionissima. No interior, os bancos das duas versões do Abarth 600e diferem ligeiramente, com duas configurações diferentes que refletem o espírito de cada versão. Revestido com o Scorpionflage, um padrão distinto e exclusivo criado com o ícone do escorpião, o modelo Scorpionissima apresenta bancos Sabelt de corrida mais agressivos em Alcantara com apoio de cabeça integrado, perfurados para exprimir mais leveza e desportivismo; por sua vez, os bancos Sabelt do Abarth 600e Turismo dispõem de um tecido com design às riscas no apoio de cabeça integrado. Além disso, a edição limitada Scorpionissima inclui bancos e para-brisas aquecidos para melhor enfrentar os dias frios de inverno. 

Arrojado por fora, tecnológico por dentro

Para tornar a condução ainda mais agradável, o Abarth 600e está equipado com uma gama de ADAS que tornam a vida a bordo mais fácil do que nunca. As longas viagens e as manobras de estacionamento em ambos os modelos serão sempre relaxantes graças ao Cruise Control Adaptativo e ao Travão de Estacionamento Elétrico. Além disso, cada viagem a bordo do Abarth 600e é suportada pelo seu pack de segurança, disponível em ambas as versões. A partir dos seus 6 airbags e do sistema de resposta a emergências E-call, a nova joia da Abarth oferece aos seus condutores a Deteção de Condutor Sonolento e o sistema de Travagem Autónoma de Emergência para uma experiência de condução segura. O pack é também enriquecido com um sistema de Aviso de Saída e Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e com o banco do passageiro dianteiro e banco traseiro com ISOFIX para o conforto e segurança de todos os passageiros. Para além disso, a versão Scorpionissima vem equipada com Condução Assistida de Nível 2, a qual proporciona uma assistência adicional com funcionalidades e sistemas extra, como o sistema de assistência à mudança de faixa de rodagem e aos engarrafamentos, os sensores de estacionamento de 360° que, combinados com a câmara de visão traseira, permitem um estacionamento perfeito. Para além disso, durante as deslocações urbanas, o Scorpionissima também oferece um monitor de ângulo morto, espelhos retrovisores rebatíveis quando se conduz em ruas congestionadas, informações sobre sinais de trânsito e máximos automáticos. O Abarth 600e Scorpionissima visa também simplificar o quotidiano do seu condutor com equipamentos tecnológicos que o apoiam em todos os momentos, graças a funcionalidades como a porta da bagageira elétrica mãos-livres, o kit Cargo Flex e o carregamento sem fios para telemóveis. Mas as dotações tecnológicas não ficam por aqui: o Abarth 600e Turismo está equipado com tomadas USB tipo A+C, sensores traseiros de estacionamento, de chuva e de luz, arranque sem chave e um adaptador sem fios compatível com CarPlay e Android Auto. 

O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia 17
Abarth 600e Scorpionissima

Sistema de infoentretenimento do Abarth 600e

Com a intenção de proporcionar sempre a melhor experiência de condução, o Abarth 600e Turismo oferece um sistema de infoentretenimento com um ecrã radio de 10,25 polegadas e seis altifalantes, enquanto o Scorpionissima apresenta um radio NAV de 10,25 polegadas como elemento de série para aumentar a emoção da condução e ligar totalmente os entusiastas à sua experiência a bordo a alta velocidade. No Abarth 600e, as corridas não podiam ser mais divertidas graças à medição do desempenho proporcionada pelo seu sistema de infoentretenimento. A partir da página inicial, os condutores podem ser redirecionados para as páginas de performance dedicadas: a página de gestão de binário, para verificar o binário entregue nas rodas em tempo real e adaptar a aceleração em função das condições climatéricas e do piso; a página de indicadores técnicos permite que os condutores tenham sempre ao seu alcance todas as informações técnicas; a página de indicadores de corrida fornece aos condutores um cronómetro e um diagrama de forças G para se sentirem como um piloto de Fórmula E. Além disso, apenas o Scorpionissima possui o gerador de som que pode ser ligado e desligado enquanto o veículo está em movimento a partir da página inicial do infoentretenimento: o nível de som é mais elevado em condições de condução desportiva e mais baixo e mais confortável quando se conduz a uma velocidade constante devido à variação limitada do pedal do acelerador. Além disso, a nota de escape foi enriquecida, com um som mais profundo, em condições de aceleração, tornando-se menos ruidosa no habitáculo e também mais “arredondada e abafada”. O som desvanece-se a partir dos 80 km/h e diminui gradualmente até uma velocidade mais elevada para se adaptar às condições de condução.

Para proporcionar sempre a experiência de condução mais emocionante, a Abarth aumentou o prazer, o conforto e a segurança com os seus serviços conectados sob dois nomes: Connect ONE e Connect PLUS. O condutor pode beneficiar de um sistema de reconhecimento de voz para comunicar a bordo e tirar partido das atualizações regulares e automáticas do mapa para facilitar a navegação. Pela primeira vez na história da marca do Escorpião, a Abarth oferecerá assistência integrada especial com a solução ChatGPT Generative AI implementada no novo Abarth 600e. O novo modelo irá ajudar e entusiasmar os seus condutores, combinando os serviços conectados existentes tanto para as funções automóveis como para a emoção da viagem. De facto, através desta tecnologia, os condutores podem conversar de forma natural e fluida com o seu assistente de voz, receber dicas e saber tudo o que precisam durante as suas viagens. Ao introduzir esta nova função nos seus veículos, a Abarth oferece a melhor e mais segura experiência de utilização, com os dados dos clientes sempre totalmente protegidos. Os serviços conectados também apoiam os utilizadores com o controlo remoto quando se trata de funções como o fecho centralizado das portas, ligar as luzes, a buzina, o pré-aquecimento térmico ou programar o carregamento da bateria na estação de carregamento doméstica.

Enquanto conduzem o Abarth 600e, os condutores podem desfrutar das suas viagens graças à identificação da rota EV mais adequada, que é fornecida pelos serviços conectados e pelo suporte TomTom.  Chegar ao destino torna-se mais fácil sem se deparar com trânsito ou ser parado por eventos inesperados. Além disso, o veículo permite que os condutores utilizem o modo de espelhamento do sistema de infoentretenimento para uma viagem ideal graças à aplicação e-ROUTES by Free2Move Charge. 

O Novo Abarth 600e, o Abarth mais potente de sempre, testado em pista e pronto para a condução no dia a dia 18
Abarth 600e Turismo

Campanha “Temptation” do Novo Abarth 600e – LINK

O ADN e a essência do Novo Abarth 600e, representados pela sua potência, desportividade e performance, são habilmente captados no spot “Temptation” e descritos através de uma narrativa irónica e divertida. O anúncio é um verdadeiro hino à atitude do veículo. Exprime a tensão interior entre a contenção e a libertação da potência bruta, refletindo o legado da marca e as suas caraterísticas distintivas, como a velocidade e a paixão. O spot começa num cenário tranquilo, uma típica rua italiana, onde o Abarth 600e está estacionado, mostrando o seu encanto desportivo, proeminente mesmo quando estático. O automóvel chama a atenção de alguns agentes que inspecionam casualmente o veículo, admirando a sua potência e o seu design. Mesmo imóvel, o Abarth 600e, acompanhado pelo seu orgulhoso e calmo proprietário, transmite uma impressionante autoconfiança que só um automóvel concebido para a velocidade e a emoção pode exprimir. Com um toque irónico, os agentes notam que o Abarth 600e captou o seu interesse sem se mover e que a única coisa de que pode ser acusado é de ser sempre, mesmo quando está parado, um grande símbolo de performance. O estatuto icónico da marca do Escorpião é aqui representado e reforçado pela justaposição da potência com momentos de contenção. A tentação de conduzir depressa é forte e o spot narra com humor como a performance do Abarth está sempre pronto a ser libertada, numa combinação perfeita de estilo, velocidade e controlo. 

Créditos:

Agência: Migrante

Diretor Criativo Executivo: Leonardo Ricagni

VP, Criativo: Sol Ricagni

Diretor Criativo Copy: Federico Russo

Diretor criativo de Arte: Hilde Capra

Produtor da agência: Pablo Figueroa

Criativo associado: Franco Machado

Artigo anterior

A Lancia está de volta aos Ralis

Artigo seguinte

FNAC e Volvo juntas para oferecer um ano ao volante do novo EX30

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.