Comunicados de ImprensaNoticias

Novo Volkswagen ID.3: Em Portugal na próxima primavera a partir de 30.500€!

A Volkswagen e os seus clientes chegam agora a uma nova era de mobilidade amiga do ambiente com a apresentação do ID.3 no Salão de Frankfurt / IAA 2019, o primeiro veículo 100% elétrico da marca. O primeiro modelo produzido na nova plataforma modular MEB para veículos elétricos tem emissões neutras em carbono e impressiona pelos elevados níveis de dinâmica de condução característicos dos carros elétricos. Está permanentemente conectado e, no ID.3 1ST Edição Limitada, permite uma autonomia elétrica máxima de 420 km (WLTP), com três opções de nível de equipamento na fase inicial. 

Todas as versões do ID.3 1ST Edição Limitada estão equipadas com a bateria mais popular que fornece uma capacidade de 58 kWh. Mais tarde e na versão de série, será também oferecida a opção de uma bateria mais pequena com uma capacidade de 45 kWh e uma autonomia máxima de 330 km, bem como uma bateria maior com uma capacidade de 77 kWh e uma autonomia máxima de 550 km. Graças à sua capacidade de carregamento rápido, com uma potência de carga de 100 kW, é possível recarregar o ID.3 1ST Edição Limitada em 30 minutos para proporcionar uma autonomia de 290 km (WLTP). 

A longevidade está assegurada, já que a Volkswagen oferece uma garantia de oito anos ou 160.000 km para as baterias do ID.3. A nível estético e visual, o ID.3 também é mais do que um novo modelo. O seu design visionário indica claramente a nova era da mobilidade elétrica, ao mesmo tempo que oferece um espaço que beneficia totalmente das vantagens de design dos veículos com propulsão elétrica. Com dimensões exteriores comparáveis ao Golf, o ID.3 oferece um interior com uma amplitude equivalente ao espaço proporcionado por um veículo de uma categoria superior e, ao mesmo tempo, beneficia de cotas maiores que qualquer outro veículo da sua categoria. O preço para o modelo base começa nos 30.500 Euros em Portugal. Com o ID.3, a Volkswagen está a transformar e a adaptar o carro elétrico para a mobilidade em grande escala. O ID.3 inicia a sua comercialização em Portugal a partir da primavera de 2020.

Primeiro veículo elétrico com base na nova plataforma MEB. O ID.3 é o primeiro Volkswagen baseado na recém-desenvolvida plataforma modular elétrica (MEB). Também todos os futuros modelos da família ID. estarão disponíveis exclusivamente com propulsão 100% elétrica. Este veículo foi otimizado em redor da bateria para atingir a máxima autonomia, mas mantendo sempre o menor custo. A construção proporciona inúmeras vantagens em termos do conjunto, como, por exemplo, a disposição dos componentes da propulsão, os grupos auxiliares e as condições de espaço no interior do veículo. A propulsão elétrica do ID.3 é constituída principalmente pelo motor síncrono integrado no eixo traseiro, incluindo um módulo eletrónico de potência e controlo para acionamento elétrico e uma caixa de velocidades, uma bateria plana de alta tensão instalada no piso do carro para economizar espaço, além de grupos auxiliares, como o compressor de ar condicionado ou a caixa de direção, que foram integradas na parte dianteira do veículo. O módulo eletrónico de potência controla o fluxo de energia de alta tensão entre o motor e a bateria e, nesse processo, o sistema converte a corrente contínua (DC) armazenada na bateria em corrente alterna (AC) para o motor de tração. O sistema elétrico de 12 V é fornecido simultaneamente com baixa tensão por um alternador DC / DC. A potência é transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidades de 1 velocidade. O motor, o módulo eletrónico de potência e controlo e a caixa de velocidades formam uma unidade compacta. A posição da bateria na parte inferior da carroçaria tem um efeito positivo nas características de manuseamento (neutro), pois faz com que o centro de gravidade do ID.3 seja muito baixo, como nos carros de competição. O ID.3 também é caracterizado pela distribuição otimizada de peso entre os eixos dianteiro e traseiro. A combinação com a tração traseira proposta de série, resulta num rendimento excecional.

Primeiro modelo de toda uma família. O ID.3 é o primeiro veículo da família Volkswagen ID., a que se seguirão mais membros da gama ID. O seu objetivo claro é favorecer a mobilidade elétrica, abrindo um novo nicho de mercado para os veículos elétricos de grande produção. ID. é sinónimo de design inteligente, identidade e tecnologias visionárias. ID. não é uma abreviatura para um determinado termo, mas representa simbolicamente as várias características que combinem estes veículos: condução automatizada com zero emissões, operacionalidade intuitiva e conetividade personalizada.

Edição especial do ID.3 1ST com duas linhas de equipamento em Portugal. O ID.3 1ST em Portugal, será oferecido em duas configurações pré definidas que se adaptam aos requisitos típicos dos clientes. Além disso, é possível selecionar tanto a cor da pintura exterior como a cor do interior. O ID.3 1ST é acionado por um motor elétrico no eixo traseiro. Tem uma potência de 150 kW e um binário máximo de 310 Nm. Valores que proporcionam ao ID.3 1ST atingir uma velocidade máxima de 160 km/h. O ID.3 1ST está equipado com uma bateria de 58 kWh e uma autonomia de 420 km no ciclo WLTP. A bateria tem uma capacidade de carregamento máximo de 11 kW (AC) e 100 kW (DC). Com carregamento DC, é possível ter uma autonomia suficiente para percorrer 290 km em 30 minutos.

O equipamento da versão base do ID.3 1ST inclui um sistema de navegação, um rádio digital DAB +, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços à frente, um cabo de carregamento Modo 2 e jantes em liga leve de 18 polegadas, em comparação com o nível de equipamento Comfort do segmento de veículos compactos.

O ID.3 1ST Plus também possui um sistema de câmara de marcha atrás, o cruise control adaptativo e o sistema de bloqueio e arranque sem chave “Keyless Access”. O interior do ID.3 1ST Plus também está equipado com uma consola central (que inclui duas entradas USB-C na parte traseira), além de luz ambiente. Exteriormente, destaca vidros coloridos, o pacote Style em prata, faróis Matrix LED, faróis laterais Matrix, luzes de travões, indicadores de mudança de direção e luzes traseiras, bem como jantes em liga leve de 19 polegadas como equipamento.

Três tamanhos de bateria no lançamento da produção em série. No lançamento da produção em série, o ID.3 estará disponível com três tamanhos de bateria. O modelo da edição especial ID.3 1ST Edição Limitada é proposto com a bateria média. Posteriormente, será complementado por uma variante base. A sua bateria tem uma capacidade de 45 kWh e permite uma autonomia até 330 km no ciclo WLTP. A bateria pode ser recarregada com uma capacidade de carga máxima de 7,2 kW (AC) e 50 kW (DC). Opcionalmente, o carregamento de 100 kW também está disponível. O modelo base do veículo atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. A capacidade real da variante de bateria maior é de 77 kWh e a autonomia é de até 550 km, no ciclo WLTP. A bateria pode ser carregada numa fonte de energia com corrente alterna (AC) com uma potência máxima de carregamento de 11 kW, enquanto que a rede de corrente contínua (DC) oferece até 125 kW.

As autonomias previstas serão determinadas para realizar os ciclos de acordo com a norma WLTP no banco de ensaios. Na prática, a autonomia real diverge como resultado de fatores como o estilo de condução, a velocidade, o consumo, a temperatura exterior, o número de ocupantes, a carga útil transportada no veículo e a topografia. Dependendo do perfil de uso, 80% dos condutores ainda serão capazes de percorrer entre 230 e 330 quilómetros com a variante de bateria mais pequena (45 kWh), entre 300 e 420 km com a variante de bateria média (58 kWh) e entre 390 e 550 km com a variante da bateria maior (77 kWh) sem necessidade de recarregar.

No lançamento do ID.3, a Volkswagen oferece uma “ficha de carregamento” de elevada capacidade para casa: a Wallbox, opcional. Depois de instalada pode conectar e carregar o seu automóvel durante a noite. Isto ainda é mais conveniente do que abastecer. A Wallbox vai existir em duas versões com diferentes capacidades de carregamento. A estação de carregamento também está opcionalmente disponível com link de dados e acesso remoto; em caso necessário também integra um contador de eletricidade. Dependendo da versão, as unidades também incluem funções de conectividade, como controlo de aplicativos ou remotamente a manutenção. Uma vez instalados, os condutores do ID.3 podem, assim, conectar o veículo de maneira simples e conveniente para carregar o carro durante a noite. Em termos de preços, todas as Wallbox serão disponibilizadas a preços significativamente inferiores aos praticados atualmente no mercado.

Características:

• Bateria: três capacidades – 45 kWh, 58 kWh e 77 kWh 

• Autonomia: entre 330 e 550 km (WLTP) – Tração / caixa de velocidades: potência transmitida do motor para o eixo traseiro através de uma caixa de velocidades de 1 velocidade

• Dimensões: comprimento, 4.261 mm; largura 1.809 mm; altura1.552 mm; distância entre eixos 2.765 mm

• Coeficiente aerodinâmico: Cx de 0,267 

• Porta bagagens: 385 litros

• Velocidade máxima: 160 km/h

• Garantia: oito anos ou 160.000 km para as baterias

• Tempo de carregamento rápido: apenas 30 minutos, cerca de 290 km de autonomia (WLTP) com uma potência de carga de 100 kW

• Peso em vazio: 1.719 kg

• Diâmetro de viragem: 10,2 metros

• Jantes: 18 polegadas (1ST Edição Limitada), 19 e 20 polegadas

• Preço em Portugal: versão base, a partir de 30.500 euros

• Início da comercialização em Portugal: a partir da primavera de 2020

Artigo anterior

Ford aposta na electrificação em Frankfurt!

Artigo seguinte

Novo BMW M8 Competition adiciona potência ao Salão de Frankfurt!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.