NoticiasComunicados de Imprensa

Novo Tipo e Novo Tipo Cross: novos motores, novo design, novas versões e nova tecnologia

  • A gama do Tipo, 4 e 5 Portas e Station Wagon, completamente renovada, foi ampliada com o “Novo Tipo Cross”: o crossover que faltava.
  • Novo Tipo Cross – o crossover segundo o Tipo: emotivo, inconfundível e dinâmico, ideal para jovens e para famílias.
  • O Novo Tipo foi renovado tanto no design como na tecnologia de bordo – com o melhor no segmento em termos de segurança e de infoentretenimento, além de oferecer novos motores.
  • Nova gama de motores: mais ecológica e com melhores performances.

O Tipo foi renovado: remodelação completa da gama, novo design – mais atraente, mais jovem e mais dinâmico –, tecnologia ao mais elevado nível e motores com melhores performances e mais amigos do ambiente. A gama está também a ser ampliada com o novo crossover: o Novo Tipo Cross.

A nova gama desenvolve-se em torno de dois temas: “Life”, com três níveis de equipamento – Tipo, Life e City Life, disponíveis em três variantes de carroçaria (4 Portas, 5 Portas e Station Wagon) – e “Cross”, com dois níveis de equipamento – City Cross e Cross, uma variante crossover na carroçaria de 5 Portas.

O versátil e cativante Panda Cross foi a chave estratégica para o sucesso do modelo em toda a Europa. De facto, o visual ‘crossover’ aproximou o Panda de um novo cliente-alvo, mais jovem, que procura uma viatura que, além de funcional, ideal para a cidade, seja também irreverente e com design contemporâneo. Esta mesma estratégia foi agora adotada para o Tipo, com a ampliação da respetiva família. Os designers e os engenheiros da Fiat desenvolveram o novo Tipo Cross em torno deste conceito, criando o novo crossover Tipo, também ele dirigido a um novo público-alvo, mais abrangente no que se refere a idade, preferências estéticas e exigências de mobilidade.

O novo visual do Tipo

O Novo Tipo foi completamente renovado, surgindo agora mais moderno, mais dinâmico e mais elegante. A nova frente apresenta grelha repensada, onde se destaca o novo logo Fiat, com lettering Fiat, assumindo uma importante presença repleta de renovação. O Tipo é também o primeiro modelo Fiat a ostentar este logótipo, imediatamente a seguir ao recentemente apresentado Novo 500.

Os faróis foram completamente redesenhados, sendo agora “full LED” tanto na dianteira como na traseira: além de realçarem as linhas da viatura, conferem-lhe um visual mais moderno e aumentam a segurança ativa e passiva. Graças à melhor visibilidade proporcionada e em linha com a procura de melhor sustentabilidade nos mais ínfimos pormenores, reduzem o consumo de eletricidade da viatura e, logo, as emissões de CO2 em conformidade.

O para-choques na secção mais baixa da viatura, completamente remodelado com a adição de elementos com acabamento cromado escovado em BRANCO ICE MATE, é associado a novas jantes com corte adiamantado de 16” ou 17” de novo desenho.

Passando para o interior, também o habitáculo é novo. Os bancos são revestidos de tecido com exclusivos padrões. O painel de instrumentos TFT de 7” totalmente configurável substitui o analógico painel de instrumentos convencional. Um sistema com tecnologia claramente mais avançada, para que se possa manter sob controlo as condições do veículo, a faceta multimédia e o telemóvel. O painel de instrumentos dispõe do novíssimo rádio UConnect 5 com ecrã tátil de 10,25″, mais uma estreia para o FCA Group no Novo 500 e agora disponível no Tipo.

Até o volante – mais elegante e desportivo – foi objeto da atenção dos nossos designers. É mais compacto e reduzido para proporcionar melhor ergonomia e oferecer perfeita visibilidade do painel de instrumentos TFT de 7”. Dedicado especial cuidado também ao painel de controlo central, tendo as configurações do ar condicionado sido revistas e adicionadas aplicações cromadas e pretas.

Para a gama do novo Tipo estão ainda disponíveis duas inéditas cores: Azul Ocean e Laranja Paprika.

Novo Tipo Cross, o crossover segundo o Tipo

A família Tipo expandiu-se com a chegada de uma nova carroçaria. A Fiat apresenta agora o Novo Tipo Cross, que vem juntar-se às três outras variantes de carroçaria (4 Portas, 5 Portas e Station Wagon): um verdadeiro crossover, dirigido a um público-alvo completamente novo. As famílias – desde há muito a base de clientes do Fiat Tipo – mudaram as preferências, deixando para trás berlinas de 5 Portas e Station Wagons convencionais, para se aproximar mais do mundo dos crossovers, sem sacrificar espaço e conforto. Essas mesmas famílias estão agora prontas para uma viatura mais emotiva, inconfundível, dinâmica e jovem, mas sempre a preço acessível. O Tipo Cross, o “crossover da nova família Fiat”, é a resposta.

No geral, o Tipo Cross é estruturado de forma decididamente mais potente e arrojada. À primeira vista, é claramente maior, com a grelha de novo desenho a estender-se sob os faróis, e manifestamente mais alto: um verdadeiro crossover.

A altura do Tipo Cross foi aumentada em quase 4 cm graças à nova regulação das suspensões e à adoção de uma nova solução de jante e pneu, já antes vista noutro crossover Fiat, o 500X. O Tipo Cross inclui pneus mais largos para um visual ainda mais robusto.

A nova configuração oferece ainda uma posição de condução mais alta e torna mais fácil entrar e sair do carro, além de simplificar tudo aquilo a que as famílias clientes do Tipo estão habituadas, como colocar as crianças no banco de trás ou encontrar coisas que podem ter ficado sob os bancos.

Inovador na estética, o Novo Tipo Cross é quase 7 cm mais alto que o Tipo, e beneficia da adição de pormenores ‘cross’, a começar pelo rebordo das cavas das rodas lateralmente e à frente, onde também há espaço para uma exclusiva placa de proteção inferior e para o para-choques com uma proeminente barra de proteção que confere ao modelo um aspeto mais sólido e musculado, passando pelas saias laterais e pelo extrator traseiro até chegar às práticas barras no tejadilho, até agora só disponíveis na versão Station Wagon.

Segurança e tecnologia topo de gama

A juntar ao design e ao estilo, foi feita uma importante remodelação em termos de tecnologia, com um objetivo: chegar ao topo do segmento C. O Novo Tipo é equipado com uma ampla série dos mais recentes Advance Driver-Assistance Systems (ADAS):

  • “Reconhecimento de Sinais de Trânsito” para identificar a velocidade máxima permitida na estrada onde se está a circular
  • “Assistência Inteligente à Velocidade” que recomenda ao condutor que observe o limite de velocidade
  • “Controlo de Faixa de Rodagem” para manter a viatura na respetiva faixa, desde que as marcações na estrada possam ser devidamente detetadas
  • “Sensor de Deteção de Fadiga” que sugere ao condutor que faça uma pausa quando se sentir demasiado cansado para continuar a viagem
  • “Luzes de Máximos Adaptativas” para assegurar melhor visibilidade durante a condução noturna, ao ligar automaticamente os máximos quando a via em sentido contrário está vazia
  • “Assistência de Ângulo Morto” que usa sensores de ultrassons para monitorizar ângulos mortos e alertar para a existência de quaisquer obstáculos por meio de uma luz de aviso, em forma de triângulo, no retrovisor exterior
  • E ainda sensores de estacionamento dianteiros, sistema de Entrada/Arranque sem Chave e carregador sem fios para que se possa pôr o telemóvel a carregar sem necessidade de cabos. Um verdadeiro pico de potência: um carregador rápido de 15 kW, com o triplo da potência dos smartphones mais vendidos.

Quando se trata de infoentretenimento, o Tipo é o primeiro modelo da FCA, desde o Novo 500, a ser equipado com o sistema de infoentretenimento de quinta geração UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com ecrã de 10,25”. Desenvolvido com o objetivo de fornecer aos clientes da FCA uma experiência de utilizador simples e prática, o sistema utiliza o fácil, intuitivo e personalizável sistema operativo Android Auto. Dispor de Uconnect 5 com Apple CarPlay e Android Auto sem fios significa poder usar as funcionalidades CarPlay ou Android Auto no ecrã tátil do rádio sem necessidade de cabos, com perfis personalizáveis e a opção de guardar até 5 configurações.

Com o novo sistema de infoentretenimento do Novo Tipo, pode conectar dois telemóveis via Bluetooth ao mesmo tempo: por exemplo, pode utilizar tanto o seu telemóvel da empresa como o pessoal, e gerir simultaneamente chamadas recebidas e chamadas efetuadas, agora sem necessidade de ‘saltar’ de uma ligação para outra para responder a uma chamada no telemóvel não conectado na altura.

De referir, ainda, o novo fundo branco usado para todos os comandos no habitáculo, que oferece uma estética mais moderna, e a porta USB nos lugares de trás, funcionalidade particularmente útil para viagens longas com a família, para as crianças poderem usar os seus tablets.

Novos motores, mais eficientes e mais amigos do ambiente

A gama de motores do Novo Tipo foi completamente renovada. Na altura do lançamento, é constituída por um motor a gasolina e um motor diesel.

Gasolina. O Novo Tipo pode ser equipado com o novo motor de 100 cv 1.0 GSE T3. O novo motor de três cilindros oferece 190 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm, em vez das 4500 rpm do atual motor 1.4 a gasolina de 95 cv, que só chega a 127 Nm.

O 1.0 GSE T3 faz parte da família de motores FireFly Turbo, sendo esta a versão mais atualizada para oferecer as melhores performances, associadas a níveis consideravelmente inferiores de consumo e de emissões. A potência máxima é de 100 cv (74 kW). O novo motor assegura prazer de condução e oferece excelente arranque, graças à favorável curva de binário mesmo a baixo regime de rotações, além de ser mais confortável, graças à impressionante ausência de ruído. As emissões de CO2 descem até ao valor de 121 g/km (WLTP).

Por fim, a caixa de velocidades foi regulada para assegurar máxima prontidão de resposta no trânsito citadino e o maior conforto possível em autoestrada, impedindo o motor de ultrapassar 3200 rpm à velocidade de cruzeiro de 130 km/h.

Motorizações Diesel. O motor Diesel Multijet, conforme à norma Euro 6D Final, oferece dois níveis de potência: 95 e 130 cv (anteriormente 120 cv), com considerável melhoria em termos de desempenho e de valores de CO2, a partir de 110 g/km na família Diesel (WLTP).

O 1.6 Multijet de 130 cv é também a motorização ideal para frotas comerciais, campo estratégico para o segmento C e, logo, para o Tipo.

Pack D-Fence by Mopar

Como opcional, a gama cada vez mais ecológica do Novo Tipo pode ainda ser equipada com o novo Pack D-Fence by Mopar, constituído por três dispositivos: um filtro que impede a entrada na viatura de impurezas provenientes do exterior, bloqueia partículas e praticamente 100% dos alérgenos, além de reduzir a formação de bolor e de bactérias em 98%; um purificador do ar dentro do habitáculo que filtra micropartículas, como pólen e bactérias; e uma lâmpada UV para higienizar as superfícies de contacto dos nossos carros: volante, comando da caixa de velocidades e bancos.

Tipo, uma história de sucesso

O Fiat Tipo foi lançado em 2016; desde então, a família Tipo cresceu e, a par da versão de 4 Portas, surgiram as variantes de 5 Portas e Station Wagon, a que segue agora a carroçaria do novo Tipo Cross.

O Tipo tornou-se, desde o lançamento, um dos modelos mais elogiados no seu segmento em Itália e por toda a Europa, onde contribuiu para o desempenho da marca Fiat com mais de 70% do volume de vendas fora de Itália.

Desde a comercialização, foi vendido um total de 670.000 unidades, tendo conseguido em 2019 a maior quota de mercado fora de Itália.

Soluções financeiras FCA Capital para a gama do Novo Tipo

A FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do grupo da Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas de veículos Fiat, fornecendo uma ampla gama de soluções financeiras para proporcionar a todos os seus Clientes a melhor experiência possível, no financiamento do seu novo Fiat Tipo. Com a campanha especial da FCA Capital, será possível adquirir o seu Fiat Tipo com até 10.000€ de desconto.

Quem desejar conduzir o novo Fiat Tipo, com mais tecnologia, mais conectividade e mais estilo, pode optar por um dos seguintes produtos:

  • Crédito Automóvel: A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.
  • Crédito Automóvel com Balloon: Uma modalidade do crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato.
  • EasyPlan: Crédito Automóvel com Valor Futuro Mínimo Garantido – no final do contrato, sabe exatamente quanto vale o seu Fiat e pode optar entre ficar com o veículo e, se necessitar, refinanciar o Valor Final, trocar por um novo, ou simplesmente devolver o veículo.
  • Leasing: Solução financeira especialmente adequada às Empresas, ENI’s e Profissionais Liberais, permite flexibilidade ao nível da entrada e também no valor residual. Oferece a possibilidade de escolha, na data de termo do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura por outra nova;

Adicionalmente, a FCA Capital propõe uma vasta gama de serviços opcionais, que podem ser associados ao contrato de financiamento:

  • Ao nível da proteção financeira, com o CPI, que assegura o pagamento do financiamento em caso de situações adversas e imprevisíveis, como desemprego ou doença.
  • Ao nível da protecção do veículo, com o GAP, que protege o cliente em uma eventual situação de perda total do veículo, reembolsando-o pela diferença entre o valor comercial do automóvel à data do sinistro e o saldo em dívida até aos limites acordados.

Todas as soluções da FCA Capital Portugal são dirigidas não só a clientes particulares, mas também a empresas e profissionais independentes.

Artigo anterior

Campanha Volvo XC60 “Pela Segurança de Todos” já está no ar

Artigo seguinte

Novos PEUGEOT 3008 e 5008: PEUGEOT anuncia preços e abre encomendas

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.