Noticias

Novo KIA XCeed chega a Portugal a partir de 21.990,00€!

A KIA aumenta a sua oferta no segmento C com a nova KIA XCeed, um automóvel que pretende satisfazer a crescente procura por crossover, não deixando de oferecer um estilo “coupé” dinâmico e desportivo.

No que toca ao design, é fácil distinguir a nova KIA XCeed do KIA Ceed convencional, a abordagem “Crossover” não passa despercebida. Há uma dianteira que adopta uma grelha mais pronunciada, ópticas diferentes do KIA Ceed convencional que se “moldam” às ópticas e não podiam faltar as protecções plásticas na dianteira que transformam o convencional Ceed num crossover.

Nas laterais há maior altura ao solo, barras de tejadilho, arcos de roda com protecções plásticas, embaladeira também com protecções plásticas e uma linha de cintura elevada. Damos destaque à inclinação pronunciada do tejadilho que desce de forma acentuada até à traseira, criando o tão apreciado aspecto “coupé”.

Na traseira há ópticas finas, uma tampa da bagageira esguia, um pára-choques musculado, spoiler traseiro, e um difusor “metálico” que alberga duas saídas de escape.

Ainda no exterior temos 11 cores, jantes de 16 ou 18 polegadas e vidros traseiros escurecidos, ópticas e farolins LED, moldura cromada nos vidros laterais, entre outros.

Ao nível do interior a KIA Estreia novos argumentos como um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, um sistema de navegação e multimédia que surge num ecrã de 10,25 polegadas. Neste modelo mais “radical” surge o “Pack Yellow” que nos brinda com pesponto amarelo e molduras da climatização amarelas, para maior contraste.

No sistema de navegação e multimédia estreia-se a possibilidade de emparelhamento de 2 telefones para a função de multimédia e a personalização com widgets de forma tripartida. Já o painel de instrumentos Digital surge com um ecrã de alta definição, gráficos exclusivos do modelo, menus de acesso fácil e tema do modo “Sport”.

O espaço a bordo é idêntico ao do KIA Ceed convencional e temos uma bagageira com 426 Litros.

Embora possa não parecer, a altura ao solo da KIA Xceed é de 184mm, que é apenas menos 4mm que o Nissan Qashqai e o torna mais elevado do que o SEAT Ateca, Mercedes GLA ou Volkswagen T-Roc.

Debaixo do capô a KIA tem várias opções de motorização. Falamos dos já conhecidos motores a gasolina, o 1.0 Turbo GDI de 120cv com 178Nm de binário, associado a uma caixa manual de 6 velocidades e o 1.4 Turbo GDI de 140cv de potência e 242Nm de binário associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades ou a uma caixa manual de 6 velocidades.

O diesel não morre na KIA XCeed e por isso, a KIA também coloca o já conhecido motor 1.6 Litros CRDi com 2 níveis de potência de 115cv ou 136cv, 280Nm de binário ou 320Nm de binário respectivamente. Este motor pode trabalhar com uma caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades ou com uma caixa manual de 6 velocidades.

Numa era em que se fala em electrificação, a KIA não deixou passar ao lado uma versão Híbrida Plug-In Gasolina e uma versão diesel com assistência eléctrica!

A primeira motorização combina um motor 1.6 a gasolina com um motor eléctrico, este conjunto debita 141cv de potência e 265Nm de binário e está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com 6 velocidades.

O diesel com assistência híbrida é o 1.6 CRDi, que recebe um sistema eléctrico de 48Volts. Esta combinação debita os mesmos 115cv ou 136cv e um binário de 280Nm ou 320Nm. Contudo, promete tornar-se mais eficiente no que toca a emissões de gases poluentes e consumo de combustível.

Na segurança de série há ópticas LED, travagem activa de emergência, painel de instrumentos digital e máximos automáticos. Na lista de opcionais, surgem o cruise-control adaptativo com função stop&go, aviso de ângulo morto, assistente de estacionamento, manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito.

No que toca a alterações a KIA XCeed não se trata apenas de carroçaria crossover, uma vez que foram optimizados vários componentes face ao KIA Ceed convencional. Entre eles suspensão, travagem, amortecedores, Direcção, Controlo de Estabilidade e jantes e pneus.

Há dois níveis de equipamento Drive e Tech. O Drive prevê equipamentos como Full LED, Jantes 18, Tecido & Pele, AC Automático, Câmara de ajuda ao estacionamento traseiro e alerta de colisão. Já a versão Tech prevê o Painel de instrumentos de 12,3 polegadas, navegação de 10,25 polegadas, chave mãos-livres, portão traseiro automático e carregamento de smartphones por indução.

Os valores com campanha de lançamento rondam os 21.990,00€ para a versão Drive com o motor 1.0 Turbo GDI e 24.490€ para a versão Tech com a mesma motorização. Já o motor mais espigado a gasolina começa nos 26.490,00€ e só há versão Tech, a caixa automática DCT de 7 velocidades acresce 2.000€. Os diesel CRDi estão disponíveis por 26.840,00€ para o motor de 115cv na versão Drive e 29.340,00€ para a versão Tech de 136cv.

O fim-de-semana porta-abertas será 19 e 20 de Outubro.

Artigo anterior

Opel Corsa: Produção arranca em Saragoça!

Artigo seguinte

Alto do Roçário recebe cerca de 50 pilotos!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.