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Novo Kia Niro: concentrado de inovação

  • Funcionalidades inovadoras de design e conforto são elemento-chave na nova geração do Niro.
  • Habitáculo versátil, concebido a pensar em todos os ocupantes.
  • Modo de condução “Green Zone”, aerodinâmica referencial e função de marcha-atrás elétrica aumentam eficiência e reduzem emissões.
  • Interior amigo do ambiente e propulsão eletrificada para uma mobilidade sustentável.
  • Possibilidade de carregamento de equipamentos elétricos e elevada capacidade de reboque reforçam apetência para a aventura.
  • Novo modelo chega este mês ao mercado português.

A nova geração do Kia Niro, que chega ao mercado português este mês de julho, inclui diversas funcionalidades inovadoras em matéria de design e conforto, que o colocam na vanguarda da mobilidade sustentável dentro do competitivo segmento dos crossovers compactos.

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Característica estética dominante no design exterior é o pilar C, com um acabamento contrastante com a restante carroçaria, o qual, além do design, desempenha também uma útil função aerodinâmica. O painel esconde um “túnel” que canaliza o ar que se desloca pelos flancos do veículo, libertando-o através de um orifício junto às luzes traseiras. O resultado é uma diminuição da turbulência decorrente da resistência aerodinâmica.

Outro elemento relevante mas subtil no design exterior é a Entrada de Ar Ativa (Active Air Flap) integrada na grelha dianteira, que se fecha ou abre automaticamente consoante as necessidades de arrefecimento do motor, facilitando a circulação do ar sobre a secção dianteira do veículo. O dispositivo está incorporado simultaneamente nas zonas superior e inferior da grelha na versão HEV (Hybrid Eletric Vehicle) e apenas na parte inferior na versão EV 100% elétrica (Eletric Vehicle).

O pilar C aerodinâmico e a Entrada de Ar Ativa são dois elementos que contribuem para o valor referencial do coeficiente de resistência ao ar do Niro, de apenas 0,29 Cd.

Reforçando o foco na eficiência e na mobilidade sustentável como dois conceitos centrais no seu desenvolvimento, o novo Niro possui um modo de condução inteligente “Green Zone” na sua versão HEV. Tendo em conta aos dados de localização fornecidos pelo sistema de navegação, a análise dos padrões de condução ou ainda através do comando manual por parte do condutor, o modo de condução “Green Zone” ativa a propulsão exclusivamente elétrica para eliminar as emissões de gases de escape em determinadas zonas, tais como escolas, hospitais, ou mesmo próximo da residência do condutor. 

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Habitáculo tipo “lounge” e amigo do ambiente

O habitáculo inclui uma quantidade significativa de materiais amigos do ambiente, muitos dos quais inspirados na própria natureza. O forro do tejadilho é produzido com 56% de fibras de papel recicladas, o couro artificial do revestimento dos bancos é fabricado em poliuretano de base biológica (Bio PU), contendo Tencel® produzido a partir de eucaliptos, e o painel onde se encontram inseridos os comandos dos vidros elétricos tem um acabamento com tintas isentas de BTX*. Os bancos de couro artificial possuem um efeito de tecido, enquanto as novas coberturas de plástico granulado remetem para o basalto natural que se encontra na ilha coreana de Jeju.

Algumas melhorias menos visíveis no interior do habitáculo, mas não menos relevantes, contribuem para a comodidade sentida a bordo, para a sensação de atenção ao detalhe colocada no design e para a elevada qualidade percecionada. Neste âmbito foi dada particular atenção à introdução de materiais insonorizantes nas zonas onde o ruído da estrada é mais percetível quando se utilizam grupos propulsores elétricos, naturalmente mais silenciosos.

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A experiência auditiva foi também melhorada através da instalação de uma caixa de velocidades inovadora, especificamente desenhada para gerar menos ruído. Esta nova caixa não possui marcha-atrás, sendo as manobras para a retaguarda executadas com recurso ao motor elétrico. Com esta alteração, o peso do veículo foi reduzido em 2,3 kg, resultando ainda numa diminuição do consumo em 0,62%.

Nesta nova geração, condutor e passageiros beneficiam também de importantes melhorias na conceção dos bancos. A estrutura dos bancos dianteiros é 30% mais estreita que no modelo anterior, traduzindo-se numa redução de 30 mm, enquanto o banco de “relaxamento” reclinável do passageiro dianteiro foi configurado de modo a que a pressão exercida pelo corpo seja distribuída de forma mais uniforme, aumentando o conforto especialmente em viagens de longa distância. O banco do condutor dispõe de função de memória e, tanto os bancos dianteiros como os traseiros, usufruem de um sistema de aquecimento. A função de ventilação opcional está disponível para os bancos dianteiros. O banco traseiro foi concebido com uma função de inclinação de duas etapas, que aumenta o espaço e o conforto dos ocupantes, além de possuírem uma possibilidade de rebatimento na proporção 60:40, que assegura mais espaço para carga.

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No espaço para bagagem, o novo Niro inclui uma chapeleira recolhível, cujas dimensões compactas facilitam a sua arrumação. A tela deste elemento é fabricada em plástico PET reciclável, facto que reduz o seu peso em 2,1 kg relativamente às chapeleiras tradicionais. Com este dispositivo montado, os utilizadores podem tirar partido da capacidade de carga de 475** litros do Niro.

No centro do tabliê do novo Niro encontra-se um amplo ecrã, perfeitamente integrado, que contribui para a sensação de “lounge” que este espaço pretende transmitir. Outro pormenor muito útil é o ajuste da consola central, que se adequa às necessidades dos utilizadores. Este espaço pode ser configurado para diversos fins, incluindo um versátil suporte para copos e um tabuleiro central de superfície profunda, bem como uma divisória amovível que lhe permite acomodar um computador portátil, um tablet ou documentos.

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Pronto para a aventura

A função “Veículo para Dispositivo” (Vehicle-to-Device, V2D) do Niro EV permite à bateria bidirecional atuar como fonte de energia portátil de 3 kW, potência suficiente para carregar dispositivos como bicicletas elétricas ou equipamentos de campismo.

Para viagens de longa distância à descoberta da natureza, o novo Niro oferece ainda uma excelente capacidade de reboque: 600 kg (sem travões no elemento atrelado) ou 1300 kg (com travões) na versão HEV (adequada para a maioria das caravanas e atrelados), ou 300 kg (sem travões) e 750 kg (com travões) no Niro EV.

* BTX refere-se a misturas de benzeno, tolueno e três isómeros de xileno.

**Valor respeitante ao Niro EV.

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2 Comentários

  1. Leandro Fonseca
    5 Julho, 2022 a 23:26 — Responder

    Informem-se melhor sobre o que escrevem. Não deixam de ter razão que o carro de facto tem certos sistemas aqui referidos, basicamente em todo o mundo, menos em Portugal. Em Portugal nem como opcional teremos bancos aquecidos, muito menos ventilados ou com memória. Nem sequer são elétricos. A bagageira nem sequer é elétrica, não tem aviso de ângulo morto nos retrovisores exteriores. Não terá faróis Led, terá faróis em Halogéneo. E estoura falar da versão Tech (mais alta de todas) na versão do Kia Niro EV. Tenho um encomendado 😉 pena não podermos colocar som harman kardon, head-up display, bancos aquecidos e ventilados, nem como opcional. Vamos ali ao lado a Espanha e é completamente diferente, e mais barato. Aqui pagamos muito por pouco… e assim será…

    • 11 Julho, 2022 a 18:56 — Responder

      Boa tarde Leandro,
      Agradecemos o seu comentário.
      Trata-se de um comunicado de imprensa da própria marca KIA que difundimos no nosso site, conforme está identificado.

      Com os melhores Cumprimentos

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