Comunicados de ImprensaNoticias

Novo CLA elétrico: o Mercedes-Benz mais avançado e inteligente já está à venda

  • Preço de venda ao público a partir de 55.500 euros, com IVA incluído, para o CLA 250+.
  • Com uma autonomia de até 790 quilómetros de acordo com o WLTP[1], o CLA 250+ com 272 cv oferece uma eficiência sem precedentes e recarrega 325 quilómetros em apenas 10 minutos.
  • Estão disponíveis duas motorizações no lançamento das vendas: CLA 250+ e CLA 350 4MATIC.

A partir de hoje, o novo CLA totalmente elétrico está disponível para encomenda nos concessionários Mercedes-Benz e em mercedes-benz.pt. O lançamento do novo CLA conta com duas versões: o CLA 250+ com tecnologia EQ (consumo de energia em ciclo combinado: 14,1-12,3 kWh/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO₂: A)com uma potência de 272 cv e está disponível a partir de 55.500 euros, com IVA incluído. A versão CLA 350 4MATIC com uma potência de 354 cv e com tração integral e tecnologia EQ (consumo de energia em ciclo combinado: 14,7-12,6 kWh/100 km | emissões de CO₂ em ciclo combinado: 0 g/km | classe de emissões de CO₂: A)1 pode ser encomendada a partir de 60.050 euros, com IVA incluído. As primeiras unidades chegam a Portugal depois do verão.

Percorra até 790 quilómetros de acordo com o WLTP1 com uma carga de bateria. Recarga de até 325 quilómetros[2] em apenas dez minutos. Converse com o assistente virtual enquanto conduz. E mantenha as funções do veículo atualizadas ao longo do seu ciclo de vida com as atualizações over-the-air[3]. O Mercedes-Benz mais inteligente de sempre está pronto para o início de uma nova era de mobilidade com a estrela de três pontas.

Novo CLA elétrico: o Mercedes-Benz mais avançado e inteligente já está à venda 13
Mercedes‑Benz CLA

Equipamento de série de qualidade excecional neste segmento de veículos

O novo CLA oferece um equipamento de série invulgarmente extenso e de alta qualidade no seu segmento de veículos. A linha de design PROGRESSIVE está disponível de série. No equipamento de série estão incluídos os faróis LED de alta performance com Assistente Adaptativo de Máximos, o Pack espelhos, puxadores integrados nas portas, Pack Parking, ar condicionado automático THERMOTRONIC, integração smartphone, carregamento wireless para smartphone na zona dianteira e um volante multifunções revestido em pele. Além disso, o Mercedes‑Benz CLA oferece bancos confortáveis em ARTICO/tecido com aquecimento e apoio lombar com 4 vias. E os fãs de tecnologia ficarão encantados com as quatro portas de carregamento USB-C com uma potência de 100 W, uma câmara de selfie e de vídeo com reconhecimento facial. Outros equipamentos de série incluem o grande teto panorâmico para uma sensação de espaço generoso, o amplo volume da bagageira, a grelha frontal com padrão Mercedes‑Benz iluminado (142 estrelas) e estrela Mercedes‑Benz parcialmente iluminada, navegação MBUX e o serviço digital de carregamento MB.CHARGE Public[4]. Este serviço de carregamento oferece acesso a uma das maiores redes de postos de carregamento do mundo com apenas um contrato. Os clientes podem ainda reservar antecipadamente um ponto de carregamento nos postos de carregamento da própria Mercedes‑Benz através do MB.CHARGE Public5.

Sempre atualizado e preparado para novas funções: atualizações regulares over-the-air

O novo CLA é o primeiro veículo a funcionar inteiramente através do Sistema Operativo Mercedes‑Benz (MB.OS) desenvolvido internamente. Cada veículo está equipado com um supercomputador que está ligado à Mercedes-Benz Intelligent Cloud. Isto permite atualizações regulares over-the-air[5] para as funções mais importantes do veículo, incluindo os sistemas de assistência à condução, mantendo o CLA atualizado e atrativo durante vários anos.

Inteligente, falador e empático como um amigo: o novo Assistente Virtual MBUX

O MB.OS marca o lançamento da quarta geração do Mercedes‑Benz User Experience (MBUX). É o primeiro sistema de informação e entretenimento num veículo a integrar inteligência artificial (IA) da Microsoft e da Google. O novo Assistente Virtual MBUX pode manter diálogos complexos com várias partes e tem uma memória de curto prazo. Baseado no ChatGPT4o e no motor de busca Microsoft Bing, combina o conhecimento recolhido na Internet. Graças ao Google Gemini, também conhece os destinos de navegação. Durante um diálogo ativo, o Assistente Virtual MBUX até reconhece emoções e pode reagir em conformidade. Como um avatar “vivo” com a forma da estrela da Mercedes‑Benz, está sempre presente na MBUX Zero Layer do ecrã central.

A MBUX Zero Layer melhorada apresenta as informações mais importantes, sugestões e, pela primeira vez, as aplicações utilizadas mais recentemente6. O novo sistema permite, que as aplicações possam agora ser movidas e agrupadas em pastas com nome atribuído. Os três displays[6], quando parte da configuração do veículo, são alimentados pelos mais recentes chips de elevado desempenho e gráficos em tempo real do motor de jogos da Unity.

Navegação inteligente: solução personalizada do Google Maps

No novo CLA, a experiência de navegação baseia-se no Google Maps6. A solução de navegação desenvolvida no âmbito da parceria entre a Google e a Mercedes-Benz é um dos primeiros sistemas a integrar o novo Automotive AI Agent da Google Cloud para utilização no veículo com o Google Maps. O sistema de navegação Mercedes‑Benz com inteligência elétrica planeia o percurso mais rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento, com base em inúmeros fatores.

Carregamento quase tão rápido como o reabastecimento: arquitetura de 800 V e nova geração de baterias

Graças ao sistema de 800 V e à nova geração de baterias, o tempo de carregamento do CLA pode ser extremamente curto. Por exemplo, a versão CLA 250+ com tecnologia EQ pode ser recarregada em dez minutos para uma autonomia de até 325 quilómetros3. O carregamento rápido DC é possível no CLA 250+ e no CLA 350 4MATIC com até 320 kW. Ambas as versões estão equipadas com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de armazenamento de energia útil de 85 kWh.

Para sprints e maratonas: a primeira caixa de velocidades de duas relações neste segmento

A nova caixa de velocidades principal de duas relações no eixo traseiro combina dinamismo com elevada eficiência em todas as situações. A primeira relação permite uma excelente aceleração desde o início da marcha, uma elevada capacidade de tração e uma elevada eficiência mesmo em trânsito citadino. A segunda relação foi concebida para fornecer potência a velocidades elevadas e uma elevada eficiência em autoestrada. Garante uma excelente autonomia e conforto em viagens longas.

Novo CLA elétrico: o Mercedes-Benz mais avançado e inteligente já está à venda 14
Mercedes‑Benz CLA

Pré-climatização eficiente com calor “gratuito”: bomba de calor multifonte de série

O CLA elétrico é o primeiro veículo da Mercedes-Benz a incluir de série uma bomba de calor ar-ar. Esta pode utilizar três fontes de energia em paralelo: o calor residual do motor elétrico e da bateria, bem como o ar ambiente. A bomba de calor ar-ar contribui para a elevada eficiência do CLA ao utilizar este calor “gratuito”. Funciona com cerca de um terço da energia elétrica que um aquecedor auxiliar comparável necessitaria para fornecer a mesma potência de aquecimento. Isto tem um efeito positivo na autonomia.

Resumo dos dados mais importantes

CLA 250+ com tecnologia EQCLA 350 4MATIC
com tecnologia EQ
Potência (máxima)cv272354
Binário (máximo)Nm335515
Química das células da bateriaNíquel-manganês-cobalto
Bateria: capacidade de armazenamento de energia útilkW85
Potência máxima de carregamento ACkW11
Potência máxima de carregamento DCkW320
Carregamento DC: autonomia após 10 min5km285-325275-315
Aceleração dos 0 aos 100 km/hs6,74,9
Velocidade máximakm/h210
Consumo de energia em ciclo combinado4kWh/100 km14,1-12,314,7-12,6
Emissões de CO2 em ciclo combinado4g/km00
Autonomia4km694-790672-768
Classe de emissões de CO24AA

Todas as informações sobre este modelo, assim como as opções de configuração, disponíveis em: O novo CLA com tecnologia EQ | Mercedes-Benz


[1] Os valores indicados foram determinados de acordo com o método de medição WLTP (Worldwide harmonised Light vehicles Test Procedure). Os valores indicados referem-se ao mercado alemão. O consumo de energia e as emissões de CO₂ de um veículo dependem não só da utilização eficiente do combustível ou da fonte de energia pelo veículo, mas também do estilo de condução e de outros fatores não técnicos.

[2] Em postos de carregamento rápido DC com 800 V e 500 A, de acordo com o procedimento WLTP.

[3] Para utilizar os serviços digitais, tem de criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços digitais e os Termos de Utilização da conta Mercedes me, conforme alterados periodicamente. Adicionalmente, o respetivo veículo tem de estar vinculado à conta de utilizador. No final do prazo limitado, os serviços digitais podem ser prolongados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que ainda sejam disponibilizados para o veículo em questão.

[4] A função de reserva está atualmente disponível em postos de carregamento Mercedes-Benz selecionados na Alemanha e nos EUA. Estão planeados mais lançamentos para 2025, e o objetivo a longo prazo é estabelecer cerca de 10 000 pontos de carregamento até ao final da década. A Mercedes-Benz está inicialmente a oferecer a opção de reserva gratuita como parte do MB.CHARGE Public. A Mercedes-Benz reserva-se o direito de cobrar pela reserva no futuro. Só em carregadores rápidos de 800 V.

[5] Para utilizar os serviços digitais, tem de criar uma conta Mercedes me e aceitar os Termos de Utilização dos serviços digitais e os Termos de Utilização da conta Mercedes me, conforme alterados periodicamente. Adicionalmente, o respetivo veículo tem de estar vinculado à conta de utilizador. No final do prazo limitado, os serviços digitais podem ser prolongados mediante o pagamento de uma tarifa, desde que ainda sejam disponibilizados para o veículo em questão.

[6] O Superscreen com um painel de 14 polegadas para o passageiro estará disponível a partir do verão de 2025.

Artigo anterior

Campanha de lançamento do novo Opel Frontera

Artigo seguinte

FORTHING OpenDrive: Um convite a experienciar a diferença nos dias 16 e 17 de maio

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.