Mustang GTD 2025 é o Mustang de produção mais veloz e potente da história

- O Mustang GTD desenvolve 815 cavalos de potência e 900 Nm de binário no seu V8 de 5,2 litros sobrealimentado, sendo o Mustang de produção mais potente da história.
- A velocidade máxima de 325 km/h do Mustang GTD é a mais elevada de qualquer outro Mustang de produção, perdendo apenas para o Ford GT, assistido pelo Drag Reduction System (Sistema de Redução de Atrito).
- Desempenho avassalador, aerodinâmica sofisticada e suspensão derivada da competição: tudo foi concebido para que o Mustang GTD cumpra uma volta ao circuito de Nürburgring em menos de sete minutos.

O novíssimo Mustang GTD 1 de 2025 confere uma nova definição ao Mustang em termos de performance. Em nenhum ponto isto é mais claro do que sob o capô, onde o V8 de 5,2 litros sobrealimentado debita 815 cavalos de potência (826 PS) e 900 Nm de binário, valores certificados pela SAE. 2, 3
A potência e o binário certificados, juntamente com a aerodinâmica ativa de vanguarda do Mustang GTD, os travões de carbono-cerâmica e a suspensão traseira interior com amortecedores semi-ativos, são elementos-chave para o Mustang GTD se preparar para cumprir a promessa de uma volta oficial inferior a sete minutos ao circuito de Nürburgring.
“Desde o primeiro dia que nos concentrámos ao máximo para fazer do Mustang GTD o primeiro supercarro de sempre com uma performance de classe mundial, com a alma de um Mustang”, referiu Greg Goodall, Engenheiro Chefe do Programa Mustang GTD. “O coração do GTD é o seu V8 de 5,2 litros sobrealimentado, com mais potência por litro do que o Porsche 911 GT3 RS.”
O V8 de 5,2 litros sobrealimentado apresenta melhoramentos em relação aos motores anteriores do Mustang, beneficiando do primeiro sistema de lubrificação por cárter seco do Mustang, o qual permite manter o motor lubrificado mesmo em curvas excecionalmente exigentes e prolongadas.
Este sistema de lubrificação por cárter seco também permite uma rotação máxima do motor ligeiramente mais elevada, 7.650 rpm, mais 100 rpm do que o anterior V8 de 5,2 litros. Sistemas de admissão e escape revistos, escape em titânio de série e uma polia do compressor mais pequena contribuem para atingir os valores de potência do motor.

Para além da potência necessária para atingir a velocidade máxima de 325 km/h, o Mustang GTD dispõe também de um Sistema de Redução de Atrito (Drag Reduction System) que pode alterar o ângulo da asa traseira e ativar os flaps sob a dianteira do carro de forma a encontrar, com enorme precisão, o equilíbrio exato entre o fluxo de ar para velocidade e força descendente para aderência, dependendo das condições de desempenho.
“Combinámos o trabalho de engenheiros e designers talentosos, bem como de um piloto extremamente capaz, com a tecnologia, potência e aerodinâmica do Mustang GTD”, afirmou Goodall. “Estamos ansiosos por cumprir a nossa promessa inferior a 7 minutos em Nürburgring aos clientes GTD”.

1 Os dados de consumos de combustível e de emissões de CO2 homologados oficialmente serão publicados mais perto da data de comercialização. De acordo com o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP).
2 Potência e binário são atributos independentes e podem não ser alcançados simultaneamente.
3 Os dados calculados pela Ford aplicam-se a veículos com especificações dos EUA, a título de informação sobre o produto, e não devem ser tidos em consideração para veículos que possam vir a estar disponíveis para venda fora dos EUA. Ver também alínea 1 acima.

Sem comentários