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Mazda desenvolve nova cor de carroçaria Rhodium White

  • O novíssimo Mazda CX-60 será o primeiro modelo da sua gama a ostentar a nova cor desenvolvida com base na tecnologia de pintura TAKUMINURI, exclusiva da Mazda.
  • Esta nova tonalidade contribui para uma utilização mais eficiente dos recursos e para a redução das emissões de CO2 durante o processo de produção.

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A Mazda Motor Corporation anunciou a introdução na sua palete da nova cor Rhodium White, uma pintura especial criada através da exclusiva tecnologia de pintura denominada TAKUMINURI[1]. Estará disponível já este Verão e surgirá, predominantemente, nos modelos Mazda inseridos no grupo de Produtos de Grandes Dimensões, estreando-se no novíssimo Mazda CX-60[2].

Acreditando que a pintura é parte crucial dos elementos que dão forma a um veículo, a Mazda está a concentrar esforços no desenvolvimento de cores e tonalidades que acentuem a expressão dinâmica e delicada dos seus modelos, subjacente ao design subordinado à temática Kodo – A Alma do Movimento. Inspirado na estética japonesa, o novo Rhodium White é um tom branco e puro, assente na beleza, na simplicidade e na ausência de elementos supérfluos. Os finos grânulos integrados na pintura acentuam as sombras à superfície do veículo, complementando a textura metálica da nova cor.

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Com o desenvolvimento do Rhodium White, a Mazda elevou os atributos da tecnologia TAKUMINURI, alcançando a produção em massa de um acabamento de grande expressão com recurso a apenas três camadas: transparente, reflectora e, por fim, a camada de cor. Esta última origina uma pigmentação branca, recém-desenvolvida, que resulta num branco sedoso e suave, de granulagem fina. Em regra geral, o primário tende a aparecer nas pinturas de base branca, tintas cuja camada transparente é, geralmente, mais espessa do que noutras tonalidades. Para contornar essa questão, a cor Rhodium White recorre a uma pigmentação de desenvolvimento recente, tendo a Mazda conseguido reduzir a espessura da camada transparente num máximo de 30 por cento[3], facto que contribui para uma utilização mais eficiente dos recursos, ao mesmo tempo que origina uma redução das emissões de CO2 durante o processo de produção.

A Mazda utiliza um método em que a tinta, que contém flocos de alumínio ultra-finos e de elevada luminância, é aplicada meticulosamente, para gerar uma espessura uniforme que depois reduz bastante em termos de volume durante o processo de secagem da camada reflectora. A camada reflectora torna-se, por isso, extremamente fina, de aproximadamente 0,5 microns, equivalente a cerca de 7 por cento da espessura de uma camada reflectora convencional.

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A marca de Hiroshima alcançou, também, um acabamento semelhante a um processo de pintura manual, com os flocos de alumínio alinhados suavemente e em intervalos regulares ao longo da camada reflectora[4]. A totalidade da superfície brilha quando exposta à luz e apresenta uma textura metálica realista, em que os flocos individuais de alumínio se distribuem uniformemente e em linha com as ondulações da superfície da carroçaria, produzindo uma aparência brilhante e sombreada com a incidência de luz, em complemento ao próprio brilho da cor Rhodium White[5].

Assumindo a firme convicção de que a cor e o tipo de pintura são factores essenciais em qualquer veículo, a Mazda continuará em busca de novas expressões de cor e de tecnologias de pintura, de forma a incrementar o nível de atracção dos seus produtos.

[1] A tecnologia de pintura da Mazda, que reproduz um acabamento de pintura de elevada precisão e qualidade, como se fosse obra de um artesão qualificado, numa linha de produção em série de automóveis. A nova cor é a terceira de uma gama de que já fazem parte as cores Soul Red Crystal e Machine Grey.

[2] Em comercialização na Europa no próximo Verão e no Japão no início do Outono.

[3] Em comparação com a cor Branco Pérola.

[4] A mesma técnica utilizada na cor Machine Grey.

[5] A cor original denomina-se Rhodium White Premium; para o mercado português denomina-se Rhodium White.

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