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Mazda 3 SKYACTIV-D Excellence: Dinâmico e eficiente!

Voltámos a guiar o Mazda 3, arrancámos de Lisboa rumo à beira interior, onde houve espaço para quilómetros de auto-estrada e quilómetros de estradas prazerosas de curvas e contra-curvas. O Mazda 3, é um automóvel discreto, elegante, económico, espaçoso e que privilegia o prazer de condução, é realmente impossivel não nos sentirmos bem num automóvel assim, sabemos que a nova geração não terá a vida facilitada com este antecessor que se mantém actual e de boa saúde.

O nome “Kodo” transmite-nos quase tudo aquilo que podemos esperar de um Mazda, que se revela desde logo no design que é como já dissemos, bastante elegante, dinâmico, discreto e ao mesmo tempo imponente. Tempos um capô longo e mergulhante, vidros laterais de reduzidas dimensões, devido à alta linha de cintura curvilinea, temos uma grelha dianteira generosa com contorno cromado, ópticas e farolins rasgados com assinatura luminosa inconfundivel e uma saída de escape desportiva.

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Damos destaque à iluminação LED na dianteira e traseira, antena barbatana de tubarão, saída de escape desportiva, jantes de 18 polegadas com pneus de baixo perfil 215/45, spoiler traseiro (opção) e faróis de nevoeiro.

No interior temos um design minimalista e desportivo, sem grandes “adornos” com cores sóbrias que não cansam, bons materiais e excelente construção. Todos os comandos se encontram bastante acessíveis e são fáceis de utilizar.

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O equipamento nesta versão Excellence também satisfaz, uma vez que contamos com ar-condicionado automático de dupla-zona, retrovisores com rebatimento eléctrico, head-up display, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 7 polegadas, chave mãos-livres, botão start de ignição, sistema de som premium BOSE com 6 colunas de som, cruise-control, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Mazda é extremamente simples de utilizar. Temos entradas USB e AUX, temos acesso à aplicação Aha e acesso a serviços conectados. Em comparação com outros sistemas de navegação e multimédia, este sistema pode não preencher os requisitos dos utilizadores mais exigentes, mas cumpre na perfeição as funções básicas e a utilização comum. Temos streaming de áudio, acesso ao Twitter e Facebook, navegação e ainda nos oferece dados de consumos e viagens através de uma aplicação especifica. O painel de instrumentos desportivo, fornece a informação necessária prescindindo de grandes ecrãs.

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O espaço a bordo satisfaz tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros e na bagageira temos 364 Litros que se estendem aos 1263 Litros de capacidade. Apesar dos pneus de baixo perfil e das jantes de grande dimensões as suspensões filtram q.b as irregularidades da estrada e o eixo independente na traseiras resulta num maior conforto e maior segurança em curva, podemos dizer que o conforto está assegurado em qualquer lugar em que se viaje no Mazda 3.

A condução deste automóvel de segmento “C” satisfaz qualquer pessoa temos um volante e maneta da caixa de velocidades bastante ergonómicos, temos pedais alinhados, temos assentos confortáveis e com bom apoio lombar e temos uma posição de condução realmente agradável que nos oferece boa visibilidade e nos permite estar em sintonia com todo o automóvel. A estes factores acrescentamos suspensões com uma afinação perfeita entre o conforto e a dinâmica, uma direcção bastante directa, uma caixa de velocidades bem escalonada e com uma utilização prazerosa e um motor também agradável.

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O comportamento em curva do Mazda 3 é digno de registo, uma vez que se agarra à estrada com pouco rolamento da carroçaria e sem sentirmos em demasia as transferências de massas provocadas pela travagem e direcção.

A versão ensaiada estava equipada com o motor 1.5 SKYACTIV-D de 4 cilindros diesel com 105cv e 270Nm de binário. A potência satisfaz, o motor torna-se mais “responsivo” nos médios regimes, tornando-se mais anémico nos regimes mais baixos. Este factor beneficia o consumo de combustivel, mas pode tornar-se “chato” quando temos de recorrer à caixa para realizar uma ultrapassagem por exemplo. No nosso ensaio com percursos mistos conseguimos uma média de 5,3 Litros a cada 100km. A aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se 11 segundos e a velocidade máxima é de 185km/h.

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Na segurança, o Mazda 3 Excellence contava com sistema de ajuda ao arranque em subida, ajuda ao estacionamento, monitorização da pressão dos pneus, aviso de transposição involuntária de faixa, aviso de distância de segurança e ainda sistema de travagem de emergência em cidade que funciona desde os 4km/h até aos 30km/h.

O Mazda 3 SKYACTIV-D está disponivel a partir dos 24.907,00€ para a versão Evolve, a versão ensaiada Excellence está disponivel a partir dos 27.497,00€ e tem cerca de 730,00 + IVA de extras que não inclui montagens, falamos do Spoiler traseiro, soleiras das portas Mazda 3, Tapete da bagageira, Leds de bagageira, Luzes de iluminação interior em LED e luzes de cortesia em LED. O valor do IUC é de: 145,05€.

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