Comunicados de ImprensaNoticias

M-Sport Ford prepara-se para altos vôos no Rali da Finlândia

O M-Sport Ford World Rally Team está preparado para lançar outro forte ataque com cinco unidades do Puma Hybrid Rally1 na oitava ronda do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, o Rali da Finlândia, que decorre esta semana, de 4 a 7 de agosto.

A maioria dos troços cronometrados na Finlândia são estradas e caminhos de terra de piso suave, mas que exigem que as equipas forçem o andamento, a velocidades superiores a 180 km/h através de curvas largas que muitas vezes contêm zonas cegas e saltos feitos com o acelerador a fundo. Estas velocidades elevadas deixam pouca margem para erros, uma vez que a maioria das secções planas são ladeadas por valas e árvores.

Os saltos e a velocidade do Rali da Finlândia fazem dele a prova mais espectacular da época e atraem multidões de todo o mundo. Os pilotos com experiência em troços finlandeses têm certamente uma vantagem: os saltos mais pequenos não são tão óbvios durante o reconhecimento e são conhecidos por terem apanhado de surpresa alguns pilotos inexperientes em anos anteriores.

M-Sport Ford prepara-se para altos vôos no Rali da Finlândia 14

Depois de fazer história com uma formação de cinco automóveis em Portugal, a equipa está preparada para repetir o mesmo número à partida de Jyväskylä, onde o piloto local, Jari Huttunen, se juntará à equipa M-Sport Ford World Rally Team ao volante de um dos Ford Puma Hybrid Rally1.

Será uma oportunidade emocionante e que está a ser tratada como um exercício de aprendizagem, tanto para Huttunen, como para a equipa. Não foram colocadas grandes expectativas sobre a presença de Huttunen, a fim de estabelecer um ambiente de baixa pressão para o condutor experimentar o que é conduzir um Rally1 de última geração. Os finlandeses Jari Huttunen – Mikko Lukka vão correr com o Puma #68.

A equipa considera Huttunen um piloto dedicado e profissional e o seu registo de resultados no pódio com um Rally2 dá indicações sobre o seu potencial para conduzir um Rally1. Huttunen junta-se a uma longa e histórica tradição de rápidos pilotos finlandeses ao volante dos automóveis da M-Sport Ford, seguindo os passos de Juha Kankkunen, Jari-Matti Latvala, Mikko Hirvonen e Marcus Grönholm.

Os líderes da equipa serão, novamente, Craig Breen – Paul Nagle (#42), com um pódio no Rali da Finlândia em 2021, uma experiência que aumenta a sua confiança antes de um evento que apresenta características de piso muito semelhantes às encontradas na Estónia.

Depois de terminarem em sexto e sétimo lugar, respetivamente, em 2021, Gus Greensmith – Jonas Andersson (#44) e Adrien Fourmaux – Alexandre Coria (#16) procurarão aplicar os seus conhecimentos sobre o evento para gerar ritmo e apoiar um bom resultado para a equipa. Após quatro promissoras provas e uma quase presença no pódio final na Sardenha, Pierre-Louis Loubet – Vincent Landais (#7) continuarão a sua campanha com a M-Sport na Finlândia, desta vez num rali exigente e de ritmo elevado.

“A Finlândia é um dos eventos mais excitantes do calendário do WRC. Está repleto de tudo o que torna este desporto tão grandioso: setores longos e planos que exigem alta velocidade em linha reta e muitos saltos e zonas cegas que requerem um imenso empenho. As nossas equipas têm uma grande experiência na Finlândia e penso que ter o Jari como parte da equipa será uma grande vantagem. O Craig tem muita experiência aqui, por isso penso que está numa boa posição para conduzir a equipa a um bom resultado global. Os adeptos do Rali da Finlândia são particularmente especiais e espero ver grandes multidões no apoio a todas as nossas equipas. É sempre uma atmosfera incrível em Jyväskylä, é isso que a torna tão especial.”
Richard Millener, Team Principal

Artigo anterior

O novo 911 GT3 RS já está na grelha de partida

Artigo seguinte

Novitec leva o Ferrari Portofino aos 695cv!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.