EnsaiosNoticias

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico!

Estivemos ao volante do Lexus CT200H, o modelo de entrada de gama da marca premium da Toyota. Este automóvel é elegante, económico, amigo do ambiente e desempenha a sua função de automóvel premium na perfeição, a cereja no topo do bolo é o facto da Lexus ser uma das marcas com o maior índice de satisfação de clientes.

O Lexus CT200H é um premium diferente, até porque não se vê um a cada esquina, como acontece com os automóveis premium alemães. O design foi bem pensado, temos um automóvel elegante, desportivo, com um aspecto futurista e ainda um ar executivo. Apesar de contar apenas com uma carroçaria de 5 portas o aspecto premium que é mais dificil de conseguir neste tipo de carroçarias, está bem presente, temos uma grelha aberta e contrastante, temos uma linha de cintura elevada, um capô longo e mergulhante e uma traseira bastante desportiva e cheia de curvas e pormenores.

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico! 19

Conseguimos perceber o design futurista através das ópticas rasgadas, dos farolins transparentes que revelam a iluminação LED na perfeição e ainda através da grelha típica da Lexus que transpira o design desportivo e pouco convencional que faz com que este Lexus CT200H prime pela diferença. O logo da Lexus com contornos azuis não deixa enganar e faz-nos perceber que se trata de um híbrido, já os “badges” hybrid na traseira e saias laterais também nos ajudam a perceber que se trata de um automóvel ecológico.

Ainda no exterior, nesta versão Executive + contamos com luzes de iluminação diurna LED, farolins LED, antena Shark, chave mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, jantes de 17 polegadas, espelhos retrovisores com aquecimento e regulação e recolha eléctrica, indicadores de mudança de direcção e iluminação de boas-vindas integrada, faróis de nevoeiro LED e ainda um spoiler traseiro.

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico! 20

O interior tem qualidade, a montagem é digna da excelência, os materiais têm boa qualidade, a conjugação de cores e o design não cansam, mas é no espaço que o Lexus CT200H tem a sua maior lacuna. Viajamos bem nos lugares dianteiros, com todo o conforto, mas os lugares traseiros têm um acesso algo dificil devido à porta de pequenas dimensões. Já a bagageira também sai bastante prejudicada, devido à bateria que fica com uma boa parte do espaço, fazendo com que esta tenha apenas 275 Litros de capacidade, menor que a de alguns utilitários.

Apesar do espaço não ser a palavra de ordem, o conforto é. O Lexus CT200H não desilude quem procura viagens confortáveis e seguras, uma vez que tem uns assentos com um conforto digno de registo, capazes de filtrar na perfeição a configuração mais rígida da suspensão. Todos os comandos são ergonómicos e de fácil acesso. O volante tem a pega perfeita e os pedais estão bem nivelados, o comando rotativo ajuda a operar o sistema de navegação e multimédia sem grandes dificuldades, nem grandes “distracções” enquanto conduzimos.

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico! 21

O sistema de navegação e multimédia podia estar mais evoluído e quem não está habituado a este tipo de sistemas terá certamente alguma dificuldade me operá-lo. Este sistema de navegação premium da Lexus conta com avisos de segurança e orientação de navegação, o painel de instrumentos central que integra o ecrã multi-informação a cores e temos pesquisa Online, Google Street View, Panoramio e leitura de mensagens de texto recebidas. O sistema de som também satisfaz uma vez que conta com 13 altifalantes e foi concebido à medida do ambiente acústico do Lexus CT, tem ainda som digital surround 7.1.

O painel de instrumentos muda de tema consoante o modo de condução e tem um “manómetro” que nos indica consoante a pressão no pedal do acelerador e travão se o motor está num regime económico, num regime mais elevado ou simplesmente a produzir energia através da travagem, que por sua vez aumenta a carga da bateria do motor eléctrico. Ainda no painel de instrumentos, o computador de bordo apresenta informações sobre o sistema híbrido, consumo de combustivel, dados de viagem e estado do automóvel.

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico! 22

A posição de condução convence, embora não seja particularmente desportiva, permite-nos circular com todo o conforto e excelente visibilidade da estrada. O facto do interior ser bastante agradável e de todos os comandos estarem bastante acessíveis faz com que nos sintamos bem no habitáculo do Lexus CT 200H, não só pela boa posição de condução, como também pela boa insonorização que se espera de automóveis deste segmento.

O comportamento do Lexus CT200h satisfaz, a suspensão é firme e dá-nos um maior feedback da estrada e prazer de condução na hora de “dar fogo à peça”, a direcção é directa q.b e o motor é bastante disponível. O que mais nos aflige é a caixa CVT que apesar de ser confortável e beneficiar bastante os consumos torna-se algo “barulhenta” quando esmagamos o pedal do lado direito, já o pedal do lado esquerdo oferece uma sensação algo “esponjosa” que é normal neste tipo de veículos híbridos e eléctricos devido à travagem regenerativa.

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico! 23

O Lexus CT 200h tem debaixo do capô uma motorização hibrida composta por um motor 1.8 Litros a gasolina com 4 cilindros e 98cv de potência, associado a um motor eléctrico que complementa os restantes cavalos para uma potência combinada de 136cv e 142Nm + 202Nm (Motor eléctrico) de binário. A potência é enviada para as rodas dianteiras através de uma caixa automática de variação contínua que como já dissemos beneficia os consumos e o conforto na condução. O consumo médio no nosso ensaio rondou os 5,5 Litros a cada 100km em percursos mistos com e sem trânsito. Quando a carga da bateria é suficiente, se mantivermos o pedal do acelerador a menos de 50% conseguimos circular com o Lexus CT200h no modo totalmente eléctrico, o mesmo modo pode ser activado através de um botão na consola central. Acima dos 50km/h o motor a combustão entra sempre em funcionamento.

Os modos de condução disponíveis são o Eco, Normal e Sport. Estes modos de condução ajustam a direcção e resposta do acelerador. Sabemos que no modo “Eco” a resposta ao acelerador não será tão imediata em prol do consumo de combustivel. No modo normal temos uma resposta de motor ideal para uma circulação mais despreocupada, em que o Lexus CT200h consegue ter uma resposta dinâmica sem prejudicar em demasia o consumo de combustivel. O modo Sport torna a direcção mais firme para um melhor feedback da estrada e a resposta ao acelerador fica bastante mais célere, para uma condução mais despachada.

Lexus CT200H: Um premium de olhos em bico! 24

No que toca à segurança, a Lexus equipou o CT200h nesta versão Executive + com aviso de transposição involuntária de faixa, sistema de ajuda ao arranque em subida, cruise-control adaptativo, distribuição electrónica da força de travagem, reconhecimento de sinais de trânsito, monitorização da pressão dos pneus, sistema de alerta de pré-colisão, entre outros. O Lexus CT200h obteve a classificação de 5 estrelas nos testes EuroNCap com 94% na segurança dos adultos, 84% na segurança das crianças, 55% na segurança dos peões e 86% nas ajudas à condução.

Está disponivel a partir dos 30.120,00€ para a versão Business. Já a versão ensaiada Executive + está disponivel por 33.720,00€. Os automóveis da Lexus estão cobertos pela garantia extracare de 2 anos ou 60.000kms (o que ocorrer primeiro) após o período inicial de fábrica de três anos ou 100.000kms (o que ocorrer primeiro). Para os reticentes relativamente às baterias e fiabilidade do sistema híbrido, a Lexus oferece uma cobertura extra da garantia da bateria do sistema híbrido, que pode ser renovada até ao 10º ano do automóvel, de forma gratuita, desde que o mesmo tenha efectuado sempre as manutenções em concessionários autorizados Lexus que efectuam uma vistoria ao sistema híbrido de ano a ano ou de 15.000 em 15.000km. O Lexus CT200h paga de IUC: 201,58€.

Artigo anterior

Este Mercedes Classe E de 2003 atingiu os 2.000.000 de quilómetros!

Artigo seguinte

Toyota prepara Auris GR?

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.