Ensaios

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana!

A KIA volta a bater o pé aos Europeus, desta vez, com o KIA SPORTAGE! O SUV familiar está mais polivalente que nunca e conta com uma poderosa e económica motorização híbrida (HEV) com 230cv que promete fazer as delicias das famílias e condutores, sem alterar os seus hábitos. O design exterior moderno e disruptivo não passa despercebido e o interior tecnológico torna-se a cereja no topo do bolo.

As dimensões exteriores são generosas, o KIA SPORTAGE é um SUV com 4 metros e 51 centímetros de comprimento, 1 metro e 86 centímetros de largura e tem uma distância entre eixos que se reflete na habitabilidade com 2 metros e 68 centímetros. Tendo em conta estes números podemos encarar o KIA SPORTAGE como um automóvel imponente.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 26

O aspeto exterior futurista pode não agradar quem pretende passar despercebido, pois o KIA SPORTAGE grita aos sete ventos, olhem para mim! A grelha apodera-se de quase toda a dianteira que opta por ter as óticas colocadas nas extremidades e por um diminuto pára-choques que sublinha a grelha e dá suporte aos arcos das rodas e às molduras dos faróis de nevoeiro. Embora seja um SUV não se despe de requintes com o preto brilhante a apoderar-se do lábio dianteiro que recebe um patin de proteção. Ainda na dianteira temos um capô mergulhante e muito “clean” que termina com duas aplicações pretas brilhantes que simulam entradas de ar.

A silhueta do KIA SPORTAGE é musculada ostentando arcos de rodas salientes e corpulentos. A linha de cintura é muito elevada e as jantes generosas não deixam grande margem às cavas das rodas. Nas laterais temos ainda uma aplicação preta brilhante de proteção da carroçaria e barras de tejadilho longitudinais acabadas a preto brilhante.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 27

Na traseira, este SUV coreano mantém o seu aspeto muito desportivo com um spoiler saliente, um óculo traseiro inclinado e um portão traseiro declivado, que acentua o corte aerodinâmico dos farolins LED que a KIA apelida “Ice-Cube”. O preto brilhante volta a estar presente na área inferior da traseira que também conta com um patim de proteção metálico.

O aspeto exterior agradável desta versão única “TECH” conta com os seguintes equipamentos: Óticas Full-LED, Farolins LED, Jantes de 18 polegadas bi-tom envolvidas em pneus 235/55, faróis de nevoeiro, tejadilho panorâmico (1500,00€), chave mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, barras de tejadilho longitudinais, entre outros.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 28

A acessibilidade é boa. O acesso aos lugares traseiros faz-se sem grande ginástica, temos espaço para passar cabeça e pés, o facto de ser um automóvel alto faz com que não tenhamos que nos curvar excessivamente para entrar. O acesso aos lugares traseiros é mais difícil, devido a uma abertura de porta menos generosa que pode dificultar a entrada e colocação de cadeirinhas de criança, por outro lado, a linha direita do tejadilho faz com que tenhamos espaço suficiente para a cabeça nas entradas e saídas.

Uma vez no interior, todos os passageiros viajam relativamente à vontade nos lugares dianteiros e traseiros. Há espaço suficiente para a cabeça, ombros e pernas mesmo para pessoas de maior estatura. 3 adultos nos lugares traseiros viajam mais “aconchegados” mas com conforto.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 29

Falando em conforto, os bancos proporcionam bom apoio lombar, apoio lateral e para as pernas. Asseguram assim viagens longas com conforto.

Ao nível do espaço no interior, o KIA SPORTAGE é competente quanto baste. Na dianteira temos bolsas das portas que dão para albergar alguns objetos e até garrafas de água. No túnel central temos o espaço destinado é pequeno, mas o apoio de braço central tem espaço para dar e vender. Nos lugares traseiros temos bolsas por trás dos bancos dianteiros e um porta-garrafas pouco pratico mas com capacidade para uma garrafa de 0,75cl. A bagageira tem 587 Litros de espaço, que se estende aos 1776 Litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 30

O interior do KIA Sportage é muito agradável à vista, mas também é agradável ao toque. O design está bem conseguido com um tablier curvilíneo que dá continuidade à linha das portas. Do tablier evidenciam-se os dois ecrãs de grandes dimensões destinados ao painel do condutor e ao sistema de multimédia, com 12,3 polegadas cada. As saídas da climatização estão envolvidas em molduras pretas brilhantes com frisos metálicos contrastantes. O volante de 3 braços é muito desportivo e adota cromados e pretos brilhantes. Já a área inferior da consola central deixa-se sublinhar por um friso metálico que oferece um aspeto mais desportivo e moderno ao interior. No túnel central há muitos botões e o preto brilhante volta a dominar. Os “sublinhados” brancos nos bancos e o pesponto branco no apoio de braço acentuam o requinte do interior.

A iluminação ambiente torna interior mais tecnológico e interessante, não incomoda à noite e é altamente personalizável com cores para dar e vender que também se podem adequar ao modo de condução. Logo abaixo do ecrã de multimédia temos uma barra de comandos digital que se destina aos universos do sistema de multimédia ou à climatização. Esta barra muda os comandos com um simples clique num botão e passa assim a apresentar atalhos ou os comandos da climatização, a única nota é termos de desligar sempre a climatização no sistema de multimédia, uma vez que não é possível fazê-lo nesta barra.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 31

A qualidade dos materiais é nobre acima do nível da cintura, onde encontramos emborrachados e pespontos no tablier. Nas portas temos materiais emborrachados no apoio de braço e acima deste, enquanto abaixo temos apenas plásticos mais rígidos de textura rugosa. No túnel central o preto brilhante oferece requinte, mas risca-se com alguma facilidade. Também os comandos e botões têm um manuseamento robusto, desde os comandos dos vidros ao seletor rotativo da caixa de velocidades.

No que toca à insonorização, esta sofreu uma melhoria significativa que se nota principalmente nestas versões eletrificadas, mais silenciosas e que, por isso, evidenciam qualquer ruído exterior. Ainda no interior, não encontrámos quaisquer ruídos parasitas, nem mesmo ao passar em estradas mais acidentadas de cidade em empedrado. A motorização HEV também contribui para o conforto devido ao seu trabalhar suave, sem solavancos e ruídos exagerados.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 32

Na lista de equipamentos desta versão única “TECH” destacamos os dos ecrãs de 12,3 polegadas destinados ao painel de instrumentos e sistema de multimédia, controlo por voz, climatização tri-zona com visor nos lugares traseiros e comandos da temperatura, entradas USB-C para os lugares traseiros, bancos e volante aquecidos, travão de estacionamento elétrico com função auto-hold, seletor de velocidades “shift by wire”, regulador adaptativo com função de paragem e arranque, limitador de velocidade, patilhas atrás do volante para troca de caixa, sistema de ajuda à descida, câmara de ajuda ao estacionamento, modos de condução e tejadilho panorâmico (opcional).

O sistema de multimédia e o painel de instrumentos são as grandes “estrelas” do interior do KIA SPORTAGE. Os ecrãs de dimensões generosíssimas não deixam ninguém indiferente. Se na multimédia temos 12,3 polegadas e uma qualidade de imagem que satisfaz bastante, o mesmo acontece ao nível do painel de instrumentos.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 33

Falando na multimédia, este sistema de info entretenimento da KIA é muito completo. Fácil de operar depois de nos habituarmos às páginas iniciais, tem tudo o que um condutor precisa: streaming de áudio, conexão bluetooth, pontos de interesse, rádio, etc. Apresenta ainda navegação com serviços LIVE KIA, assim como Apple CarPlay e Android Auto por cabo. Relativamente à motorização híbrida temos um gráfico com o fluxo de energia e um histórico de consumos. Neste sistema podemos configurar todo o veículo, desde a iluminação ambiente até às luzes ou trancagem das portas.

O painel de instrumentos está bem colocado, pois conseguimos visualizá-lo independentemente da posição de condução. A qualidade de imagem é muito agradável e as possibilidades de personalização são suficientes, adequam-se ao modo de condução ou podem ser personalizadas no sistema de multimédia. Para além de atrativo, o painel de instrumentos também fornece ao condutor todas as informações necessárias e mais algumas, falamos de dados de viagem e consumos, informações do sistema híbrido como o fluxo de energia, temperatura do motor, sistema de deteção de fadiga do condutor, ADAS e navegação apenas com as direções.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 34

No KIA SPORTAGE todos os lugares são agradáveis, pois trata-se de um automóvel espaçoso, com uma boa qualidade de construção e que tem equipamento para dar e vender. No lugar do condutor sentimo-nos confortáveis e envolvidos, o banco tem apoio lombar q.b, um bom apoio lateral e também um bom apoio para as pernas, algo que é particularmente útil nas viagens mais longas, onde contribui para menor fadiga. O volante tem uma excelente pega e é bonito, as patihas para troca de caixa estão acessíveis, enquanto a alavanca de velocidades desaparece para dar lugar a um botão giratório, resultando assim em mais espaço e num interior mais “clean”. A visibilidade para a dianteira é boa, os pilares A são espessos mas não têm a caixa dos retrovisores, o que, naturalmente contribui para a visibilidade. No que toca ao estacionamento, damos graças pelo KIA SPORTAGE estar equipado com câmara de marcha-atrás, uma vez que tem um óculo traseiro diminuto e um pilar “C” gigantesco que retira alguma visibilidade, nada a que não estejamos habituados com a “moda dos SUV”.

Em viagem, o KIA SPORTAGE tem um comportamento exemplar. O pisar na estrada é sólido e as reações são previsíveis. O prazer de condução não ficou esquecido, pois conta com uma direção comunicativa, um amortecimento firme e um chassis competente que nos permite imprimir um ritmo mais despachado “sem medos”. A abordagem às curvas é precisa e trata-se de um automóvel bastante fácil de conduzir apesar da sua generosa potência de 230cv.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 35

Este KIA SPORTAGE HÍBRIDO HEV conta com um motor gasolina sobrealimentado 1.6 Twin-Turbo GDI com 180cv de potência auxiliado por um motor elétrico com 60cv de potência. Em conjunto, debitam 230cv e têm 350Nm de binário. Apesar de ser um automóvel com mais de 1500kg, está longe de ser lento, estes 230 cavalos fazem-se sentir, independentemente do modo de condução utilizado. Os arranques e as recuperações são um colosso e até a velocidades de autoestrada (120km/h) conseguimos ficar encostados ao banco quando esmagamos o pedal do acelerador. A caixa de velocidades realiza trocas de relação suaves e rápidas no modo automático para uma condução confortável e com poucos solavancos.

O KIA SPORTAGE HEV precisa de 7,7 segundos para atingir os 100km/h e a velocidade máxima é de 193km/h. Este modelo coreano com esta motorização volta a mostrar-se poderoso ao rebocar um atrelado de até 750kg sem travão e um atrelado com 1650 com travão.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 36

Se há uns anos não haviam automóveis com 230 cavalos e consumos simpáticos, a tecnologia abre novas realidades e é bem o caso do KIA SPORTAGE HEV. Neste ensaio, o KIA SPORTAGE chegou a gastar menos de 5 Litros a cada 100 quilómetros, em percursos mistos com e sem trânsito. Ressalvamos que se trata de um híbrido HEV, portanto, recarrega exclusivamente durante a condução. Sem complicações, não é necessário recarregá-lo na rede elétrica, o que significa que é o automóvel ideal para quem quer transitar para um veículo eletrificado e não tem onde o recarregar.

O sistema híbrido utilizado pela KIA tem um funcionamento paralelo, o que quer dizer que a bateria recebe energia apenas durante as travagens e as desacelerações, ou seja, o motor térmico não tem capacidade para gerar energia para a bateria de tração e, na verdade, não é necessário. O KIA SPORTAGE tem uma bateria de 1,49kWh de capacidade portanto, recarrega-se bastante depressa nas desacelerações e travagens.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 37

Durante a condução passa a ser “normal” deixar de ouvir o motor térmico e olhar para o painel de instrumentos com a mensagem “EV”. Significa que estamos a circular de forma 100% elétrica, um tipo de circulação zero emissões durante um tempo considerável, principalmente em condução urbana.

Há apenas um nível de regeneração “standard” que não reduz a velocidade de forma excessiva, permitindo uma condução fluída acumulação de energia suficiente para muitos arranques 100% elétricos ou mesmo uma circulação 100% elétrica durante poucos quilómetros.

KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi 6AT TECH: Polivalência Coreana! 38

O KIA SPORTAGE é também um automóvel seguro que oferece uma mão cheia de sistemas de ajuda à condução: Manutenção na via, regulador de velocidade adaptativo. limitador de velocidade, alerta de fadiga do condutor, monitorização da pressão dos pneus, alerta de colisão frontal, travagem ativa de emergência com deteção de peões e ciclistas, entre outros.

No que toca a preços, a versão ensaiada TECH do KIA SPORTAGE HYBRID 1.6 T-GDi começa nos 39.800,00€, a unidade ensaiada contava com o tejadilho panorâmico que tem o custo adicional de 1500,00€. O KIA SPORTAGE paga de IUC: 137,14€. A cereja no topo do bolo são os seus 10 anos de garantia ou 200.000 quilómetros, que fazem com que esta seja uma proposta tranquilizadora. Mais informações sobre este modelo aqui!

Estivemos na apresentação do KIA EV6, leia aqui o nosso testemunho!

Fotos: João Santos

Artigo anterior

Novos modelos Volvo vão ter o ar mais limpo e purificado

Artigo seguinte

Kalle Rovanperä faz História no Vodafone Rally de Portugal

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.