NoticiasEnsaiosEventos

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço!

A KIA Portugal convidou a CarZoom a estar presente na apresentação nacional à imprensa do KIA EV6, um modelo que pode muito bem ser o elétrico do momento! Um design “batmobile”, espaço para dar e vender, potência e qualidade, com um preço que é uma verdadeira referência.

O Club em Monsanto, uma espécie de paraíso no meio de Lisboa que serviu de palco para o primeiro contacto com o KIA EV6. O modelo promete elevar a marca KIA nas vendas e já começou a fazê-lo com 70 unidades vendidas em pré-reserva! Este EV6 é um modelo que não deixa ninguém indiferente, por ser um elétrico de tamanho generoso e que sabe como dar nas vistas.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 22

À primeira vista o KIA EV6 é de facto imponente, quase podia ser um super carro devido à sua dianteira baixa e fina, com capô mergulhante e nervurado, lábio dianteiro saliente e óticas rasgadas, que concedem ao modelo um aspeto verdadeiramente radical e elaborado.

Nas laterais ostenta uma silhueta musculada com linha de cintura muito elevada, tejadilho descendente, óculo traseiro quase horizontal e traseira muito alta que aproveita a bagageira para criar uma espécie de spoiler. As linhas são direitas mas vincadas e as embaladeiras pretas brilhantes deixam-se sobressair com um apontamento cromado, os puxadores das portas dissimulados saem elegantemente quando destrancamos o veículo. As ilhargas são muito musculadas e talvez sejam as grandes responsáveis por toda esta imponência.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 23

A traseira mantém o estilo desportivo e futurista do resto da carroçaria, conta com um módulo de luzes LED que ascende desde as abas das rodas traseiras, até ao topo do portão traseiro que, por sua vez, é bastante alto e côncavo, formando um spoiler. O difusor traseiro é acabado a preto brilhante.

No nível de equipamento GT Line que testámos contávamos com chave mãos-livres e estacionamento através da chave, luzes full-led, luzes dinâmicas de mudança de direção, entre outros.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 24

O acesso ao interior é quase perfeito. A abertura das portas dianteiras é generosa e a abertura das portas traseiras está dentro do segmento, porém, trata-se de um veículo com quase 4,70m, no qual as portas também têm um tamanho muito generoso, que proporciona espaço suficiente para entramos. Na dianteira os pés e a cabeça passam sem qualquer problema, na traseira, o formato curvo do tejadilho pode obrigar a fazer uma ginástica de cabeça, enquanto os pés passam sem grandes ginásticas.

A bordo tudo é agradável! O design está bem conseguido e moderno, os materiais são cuidados da cintura para cima com couro vegan ou o TEP reciclado. Até as bolsas das portas são forradas numa qualidade de um nível quase premium. Há outros materiais que têm uma qualidade menos interessante nomeadamente no tablier, onde encontramos alguns plásticos rijos e também da cintura para baixo nas portas.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 25

Destacamos a preocupação ambiental da KIA, que aboliu o couro de origem animal e utilizou couro vegan e materiais reciclados provenientes de garrafas de água, entre outros. Ainda neste interior temos um tablier com um acabamento variado consoante o nível de equipamento, inserções metálicas, dois ecrãs curvos com mais de 12 polegadas, patilhas no volante para regeneração com uma função de condução com apenas 1 pedal e ainda uma série de tons ambiente que animam este interior e lhe oferecem um estilo ainda mais moderno.

Na consola central temos uma barra de botões touch, muito interessante, mas pouco intuitiva para quem chega ao KIA EV6 pela primeira vez. Nada que nos tire o sono, uma vez que esta barra altera os botões e oferece ao condutor a ideia de maior tecnologia no interior.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 26

Sentados na dianteira temos espaço para dar e vender tanto ao nível da cabeça como ao nível dos ombros, a distância entre os lugares dianteiros é “folgada”. Sentados nos lugares traseiros temos espaço suficiente para cruzar as pernas, realmente, a habitabilidade é a palavra de ordem neste KIA. É verdadeiramente impressionante quando percebemos que conseguimos ir de perna cruzada atrás de um condutor com 1.80m.

Os espaços de arrumação também abundam na dianteira. Embora as bolsas das portas sejam pouco generosas, temos espaço para dar e vender no túnel central. O porta-luvas é mediano, destacamos a capa dos manuais de instruções em material ecológico, uma capa bonita, dotada de bom gosto. A bagageira tem 520 Litros de capacidade e debaixo do capô temos ainda um compartimento protegido por uma tampa que oferece mais 52 Litros de capacidade.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 27

A posição de condução é elevada, oferece visibilidade q.b para os flancos dianteiros, apesar dos pilares estarem longe de serem finos. A visibilidade para a traseira deixa a desejar, como seria de esperar de um automóvel com este design mais arrojado e desportivo. A tarefa de estacionamento é fácil, pois o KIA EV6 dispõe de uma câmara 360º que nos permite visualizar tudo o que está em torno do veículo e até mover a posição das câmaras para ver algum obstáculo. O remote smart parking assist arruma o KIA EV6 no lugar de estacionamento, mesmo que o condutor não esteja sentado dentro do veículo, através da conexão à rede e de um ou dois cliques na chave.

Enquanto circulamos notamos uma excelente pega do volante que tem um design questionável, uma boa filtragem por parte da suspensão às irregularidades da estrada e uma insonorização exemplar. Ao nível do motor, contávamos com o conjunto de 229cv de potência e 350Nm de binário, que recebia energia de uma bateria de 77,4kWh, capaz de proporcionar uma autonomia mista WLTP de 510km.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 28

Ao nível dos recarregamentos, o KIA EV6 recarrega em corrente trifásica até 11kW, enquanto o seu ponto forte é realmente o recarregamento rápido em corrente contínua, no qual consegue recarregar a 150kW o que, de acordo com a marca, representa uma recuperação de 100km de autonomia em apenas 4 minutos. Como opção conseguimos solicitar o sistema V2L que permite utilizar o KIA EV6 como tomada de recarregamento 220v para recarregar eletrodomésticos, bicicletas elétricas, entre outros.

Ao nível da segurança, contamos com monitores de ângulo-morto que ligam as câmaras laterais. Estas transmitem a imagem para o painel de instrumentos logo que ativamos as luzes de mudança de direção. Além disso, o KIA EV6 tem ainda um Head-Up display bastante visível e completo.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 29

A aplicação KIA Connect vai permitir pré-climatizar o habitáculo sem o veículo ligado ao posto de recarregameto, verificar o estado de carga da bateria, programar o recarregamento e até fechar e abrir portas. Além disso a aplicação vai alertar o utilizador caso o alarme seja ativado, as portas estejam mal fechadas ou caso o utilizador se esqueça de uma pessoa ou animal no banco traseiro.

Falando na gama do KIA EV6, este está disponível com bateria de 58kWh e 170cv de potência no nível de equipamento Air com tração traseira ou com a bateria de 77,4kWh no motor de 229cv (ensaiado) com tração traseira e no motor mais espigado de 585cv que só está previsto para 2023. Estes níveis de equipamento e motores estão disponíveis por 43.950,00€, 49.950,00€ e 64.950,00€, respetivamente. A versão Air de 58kWh está disponível para empresas a partir dos 35.950,00€ (Sem IVA). Haverá ainda uma campanha de renting de lançamento no qual conseguimos ter um KIA EV6 AIR de 58kWh por 499,00€/mês + IVA com limite de 10.000km/ano durante 60 meses.

Estivemos na apresentação do KIA EV6: Um super elétrico com um super preço! 30

Artigo anterior

HONDA DAYS: 22 e 23 de outubro com ofertas e vantagens exclusivas

Artigo seguinte

CUPRA visa alcançar um grande resultado na primeira visita do Extreme E à Europa

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.