NoticiasTestes

KIA Sportage 1.6 CRDi TX: Acessível e requintado!

A CarZoom esteve ao volante do novo KIA Sportage com o novo motor 1.6 CRDi. O SUV Coreano aparece mais bonito e robusto, conserva o imenso espaço a bordo, agora aliado a uma ecónomia de combustível digna do divino espírito santo. O KIA Sportage mostra-se mais uma vez como uma forte opção a ter em conta na altura de optar por um SUV deste segmento.

O novo KIA Sportage dá nas vistas. O design é moderno, robusto e fornece a ideia de um segmento superior. As linhas são fluídas e a altura ao solo é “respeitável”.

O capô é alto e mergulhante, a grelha está agora mais aberta e o pára-choques dianteiro recebeu novas decorações cromadas e molduras a preto brilhante para os faróis de nevoeiro. As ópticas são rasgadas e detém uma assinatura luminosa já facilmente reconhecível deste modelo.

Nas laterais temos abas musculadas e protecções plásticas da carroçaria, há uma moldura cromada em torno dos vidros laterais e cromados nos puxadores das portas, as barras de tejadilho contrastantes acentuam o aspecto mais robusto e premium desta proposta da marca coreana, assim como a linha de cintura elevada.

Na traseira surge o spoiler vistoso, farolins LED finos unidos por uma barra luminosa e ainda um pára-choques traseiro musculado, que não prescinde do adorno cromado que oferece o tão desejado aspecto refinado.

No que toca ao equipamento exterior desta versão TX temos chave mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, ópticas full-led, farolins LED, faróis de nevoeiro e jantes de 19 polegadas com dois tons envolvidas em pneus 245/45 R19.

Passando ao interior o KIA Sportage reúne todas as condições para que nos sintamos verdadeiramente “em casa” tanto no espaço a bordo que é bom nos lugares traseiros e dianteiros, como a acessibilidade que é também boa no acesso a ambas as filas de assentos. Já a qualidade de montagem e a qualidade dos materais, está ao nível do segmento e assume pormenores que conferem maior requinte e aspecto mais “cuidado”, falamos do pesponto no tablier e da utilização de materiais emborrachados acima do nível da cintura. Nos remates há pretos brilhantes, cinzas e cromados.

O conforto está presente a bordo com assentos ergonómicos que oferecem bom apoio de pernas e costas, com ajuste da inclinação nos lugares traseiros. Mesmo os passageiros de maior estatura viajam com conforto, com a tarefa de entrar e sair a ser bastante beneficiada pela alta altura do tejadilho. A bagageira também convence com os seus 480 Litros que se estendem até aos 1469 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros.

No que toca à visibilidade há pilares A e B delgados que beneficiam a visibilidade dianteira e lateral. Apesar do pilar “C” de grandes dimensões, com todas as ajudas à condução, pouca necessidade se sente de maior visibilidade. Apesar da traseira alta, o óculo traseiro tem dimensões generosas que ajudam na hora de efectuar manobras mais complicadas.

Ainda no interior esta versão TX brinda-nos com assentos em couro e tecido, tejadilho panorâmico (opção), sistema de navegação e multimédia com 8 polegadas, painel de instrumentos com computador de bordo em ecrã TFT com 4,2 polegadas, ligações USB e de 12 volts nos lugares dianteiros e traseiros, entrada auxiliar nos lugares dianteiros, travão de mão eléctrico, câmara de ajuda ao estacionamento, sensores de ajuda ao estacionamento na dianteira, retrovisores com recolha automática, botão start da ignição, ar-condicionado de dupla-zona com saída para os lugares traseiros, cruise control, limitador de velocidade, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia do KIA Sportage é intuitivo, tem boa imagem, serviços conectados e actualizações durante 6 anos e está preparado para Android Auto e Apple Car Play, oferece trânsito em tempo real e actualizações.

Já o painel de instrumentos não é de grandes ecrãs digitais, mas o computador de bordo é completo revelando dados de viagem e consumos, dados de manutenção do automóvel, alertas dos sistemas de ajuda à condução, monitorização de pressão dos pneus, dados da multimédia e da navegação, bússola, nível do AdBlue, entre outros.

No lugar do condutor a posição de condução é alta e agradável. A consola central está dirigida a quem desempenha a tarefa da condução e o volante e punho da caixa de velocidades são ergonómicos. Os comandos estão “à mão” e são do mais intuitivo que há. Podia haver um comando para o sistema de navegação que estivesse mais ao acesso do condutor, mas é uma boa forma de não nos distrairmos durante a tarefa da condução.

O comportamento dinâmico do KIA Sportage satisfaz. Não sendo um automóvel de corrida, a configuração de suspensão mais “condescendente” não prejudica o comportamento dinâmico, permitindo reacções previsíveis, proporcionando conforto aos passageiros. A direcção é directa q.b e a caixa de velocidades é agradável de utilizar. Devido à altura ao solo, o adornar da carroçaria é notável.

Debaixo do capô está o novo motor 1.6 CRDi diesel de 4 cilindros que debita 136cv de potência e 320Nm de binário. Este motor não faz do KIA Sportage um automóvel de corrida, mas oferece andamentos que satisfazem e consumos que são verdadeiramente fabulosos. No nosso ensaio as médias rondaram os 5,5 Litros a cada 100km com circulação urbana e extra-urbana. No que toca à performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 180km/h.

No campo da segurança a versão TX do novo KIA Sportage reúne uma série de equipamentos capazes de agradar os mais exigentes. Alerta de fadiga do condutor, sistema de ajuda à descida (ideal para o todo-o-terreno), alerta de colisão frontal, sistema de ajuda ao arranque em subida, sensores de chuva e luminosidade, monitorização da pressão dos pneus, entre outros.

Nos testes Euro NCAP o KIA Sportage obteve as 5 estrelas com 90% na segurança dos adultos, 83% na segurança das crianças, 66% na segurança dos peões e 71% nas ajudas à condução.

Os preços do KIA Sportage começam nos 23.810,00€ para a motorização a gasolina 1.6 na versão SX e nos 28.990,00€ para a versão diesel SX com o motor 1.6 CRDi. Já a versão TX com o motor diesel 1.6 CRDi começa nos 30.790,00€. A versão ensaiada TX com pintura metalizada e Pack Premium Black (Tejadilho Panorâmico + Estofos em Couro e Tecido) fica nos 32.880,00€. (Preços com campanha = desconto de 8.000,00€). A versão ensaiada paga de IUC: 146,79€.

Mais informações acerca deste modelo consulte aqui!

Artigo anterior

Manuel Terroba assumirá a presidência do BMW Group Espanha e Portugal

Artigo seguinte

Ford Homenageia Le Mans com decorações especiais!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.