ArtigosEnsaios

KIA CEED 1.6 CRDi TX DCT 7: Uma compra segura!

Estivemos ao volante do novo KIA Ceed. Se já a anterior geração surpreendia pela positiva, o renovado modelo Coreano pode muito bem elevar a fasquia no segmento, uma vez que é agora um automóvel, mais bonito, robusto, prazeroso de conduzir, eficiente e mantém o mesmo preço e equipamento ao nível da excelência, será dificil encontrar pelo mesmo valor um automóvel com um compromisso tão completo e que continua a oferecer 7 anos de garantia.

A versão que ensaiámos não podia ter mais equipamento, temos a versão TX que é a mais equipada, com todos os opcionais que a KIA tem para escolha, ainda assim, mantemos um preço verdadeiramente simpático, onde outros modelos da concorrência ficariam centenas ou mesmo poucos milhares de euros mais caros.

Em termos de design o novo KIA Ceed satisfaz bastante, não deixando nada a desejar face aos concorrentes Europeus. Temos uma frente desportiva com uma grelha generosa em favo de mel maior do que na anterior geração, lábio dianteiro preto, aplicações como a moldura da grelha ou a base dos faróis de nevoeiro cromadas e a preto brilhante. O capô é mergulhante e os faróis são rasgados, o que acentua o aspecto desportivo do novo KIA Ceed. Nas laterais observamos uma linha de cintura alta e curvilínea, moldura dos vidros cromada e um tejadilho que desce até à traseira que apresenta farolins finos e rasgados, um spoiler discreto, um difusor com uma saída de escape desportiva e reflectores embutidos numa moldura preta brilhante.

No equipamento exterior temos antena barbatana de tubarão, tejadilho panorâmico (opcional 950€), faróis Full LED na dianteira (Opcional 600€), chave mãos-livres, vidros traseiros escurecidos, farolins LED, jantes de 17 polegadas envolvidas em pneus 225/45 e retrovisores retracteis electricamente.

Passando ao interior, o estilo passa a ser mais sóbrio, mantendo um aspecto robusto e premium, onde temos variedade de materais com vários acabamentos e cores. O preto e o alumínio escovado lideram. O tablier ganhou uma costura preta, que lhe concede o ambiente de um automóvel de segmento premium, temos molduras das saídas de ar em cinza, material emborrachado no tablier e portas (acima da cintura), temos uma base da maneta da caixa de velocidades em cinza, um painel de instrumentos com um ecrã TFT de dimensões generosas e o sistema de navegação e multimédia no topo da consola central. A qualidade do interior é boa, tanto ao nível da construção como dos materais, tirando o plástico preto brilhante de fraca qualidade que é muito fácil de riscar e exige um cuidado redobrado.

Em termos de espaço a bordo, o novo KIA Ceed satisfaz plenamente, tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros. Viajamos à vontade e com conforto, a acessibilidade é boa apesar do tejadilho descendente até à parte traseira. Na bagageira temos 395 Litros de capacidade que se estendem até aos 1291 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros.

No equipamento temos assentos aquecidos e ventilados na dianteira (pack leather), assentos traseiros aquecidos (pack leather), ar-condicionado automático de dupla-zona com saídas para os lugares traseiros, volante aquecido, carregador de smartphone por indução, botão start da ignição, assento do condutor com regulação eléctrica e memória (pack leather), estacionamento autónomo, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de estacionamento dianteiros, pedais em alumínio, volante em couro, botão com modo “Sport”, sistema de som premium “JBL” com 8 colunas e amplificador de som de 320W (opcional 500€), assentos em couro (opcional pack leather 1900€), travão de parque eléctrico, sistema de navegação e multimédia em ecrã de 8 polegadas com boa definição e computador de bordo em ecrã TFT de 3,5 polegadas.

O sistema de navegação e multimédia do KIA Ceed é dos melhores do segmento, para além de contar com serviços conectados e actualizações durante 6 anos, está preparado para o Android Auto e para Apple CarPlay, é extremamente fácil de utilizar, mesmo para quem não está habituado a este tipo de sistemas e tem a vantagem de ser extremamente completo, ao oferecer informações de trânsito em tempo real e aplicações.

O painel de instrumentos é também claro no fornecimento da informação e o computador de bordo é extremamente completo, dando-nos dados de viagem e consumos, dados de manutenção do automóvel, alertas dos sistemas de ajuda à condução, monitorização de pressão dos pneus, dados da multimédia e da navegação, entre outros.

É fácil sentirmo-nos bem ao volante do novo KIA Ceed. A posição de condução é boa, permite-nos viajar confortáveis e com uma postura mais desportiva. Devido ao excelente apoio lombar dos assentos, ergonomia do volante e maneta da caixa de velocidades, não é incomum sentirmo-nos em total sintonia com este familiar compacto com aspirações a desportivo.

A condução do KIA Ceed rompe por completo com aquilo a que estávamos habituados nas anteriores gerações. Se pretendemos um automóvel que nos garanta algum prazer de condução, o KIA Ceed não é de todo uma hipótese a descartar.

O chassi está ao nível das referências, a direcção deixou de ser vaga e pouco comunicativa, para ser precisa e prazerosa, a caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades é extremamente rápida e “obediente” no modo manual, é das melhores do segmento. O motor é disponivel e a posição de condução é também ela extremamente agradável e confortável. Ao nível da suspensão, temos um equilíbrio perfeito entre a rigidez que precisamos para uma condução mais empenhada e a condescendência necessária para viagens confortáveis.

O motor 1.6 CRDi tem 136cv de potência às 4000 rpm um binário de 320Nm disponivel entre as 2000 e 2250rpm, associado à caixa automática de dupla embraiagem com 7 velocidades, temos um conjunto que funciona na perfeição, com performance satisfatória e consumos bastante comedidos que rondaram no nosso ensaio os 6,3 Litros a cada 100km, consumo misto com e sem trânsito. Em termos de números temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 9,9 segundos e uma velocidade máxima de 200km/h.

No campo da segurança, o novo KIA Ceed tem sistemas de ajuda à condução como aviso de ângulo morto, sistema de manutenção de faixa com correcção de volante, espelho retrovisor interior com escurecimento automático, luzes de máximos automáticas, aviso de fadiga do condutor, alerta de colisão frontal com travagem autónoma em cidade e reconhecimento de peões, assistente de fila de trânsito, alerta de tráfego cruzado à retaguarda, cruise control adaptativo e ajuda ao arranque em subida. Os sistemas de ajuda à condução Alerta Colisão Frontal Peões; Detector Ângulo Morto; Alerta Tráfego à Rectaguarda; Cruise Control Adaptativo; Estacionamento Automático; Assistente de Fila Transito, fazem parte do Pack ADAS Plus que tem o custo de 1600€.

O novo KIA Ceed ainda não realizou testes do EuroNCAP, mas podemos dizer que a anterior geração satisfez bastante em 2012 com 5 estrelas nos testes onde obteve 89% na protecção dos adultos, 88% na protecção das crianças, 61% na protecção dos peões e 86% nas ajudas à condução.

No que toca aos preços, conseguimos adquirir o novo KIA Ceed por 18.690,00€ para a versão base SX com motor 1.0 Litros a gasolina de 120cv com caixa manual de 6 velocidades. Já a motorização diesel 1.6 CRDi está disponivel a partir dos 22.840,00€ para a versão SX de caixa manual. A versão ensaiada mais equipada TX sem opcionais está disponivel a partir dos 27.340,00€ e a versão ensaiada TX Full Extras tem um preço que ronda os 32.890,00€. Tem 7 anos de garantia e paga de IUC: 145,05€.

Artigo anterior

BMW confirma BMW M8 com mais de 590cv e tracção integral!

Artigo seguinte

Mitsubishi L200 com design renovado e novos argumentos!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.