Comunicados de ImprensaNoticias

Jeep® será 100% eletrificada em Portugal já no segundo semestre de 2022

  • Já a partir do mês de julho, a Jeep passará a ser uma marca totalmente eletrificada no mercado nacional.
  • Depois das versões híbridas plug-in 4xe, o plano de eletrificação prossegue com a introdução das motorizações e-Hybrid nas gamas Renegade e Compass.
  • Tecnologia e-Hybrid combina um novo motor 1,5 litros turbo a gasolina, com 130 cv e 240 Nm, e uma nova transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades que integra um motor elétrico de 48 Volts e 15 kW.
  • Motorizações híbridas plug-in 4xe garantem à Jeep uma posição no top 10 das vendas nacionais no mercado PHEV.
  • Gama Renegade e-Hybrid disponível a partir de 33.600€; Compass e-Hybrid com preço base de 39.150€.

Jeep® será 100% eletrificada em Portugal já no segundo semestre de 2022 16

A Jeep® prossegue com a implementação da sua estratégia de eletrificação, assente no objetivo Zero Emission Freedom, e assume um posicionamento de gama em Portugal 100% eletrificado já a partir do próximo mês de julho.

Com base na sua lendária história de 80 anos de recordes e inovação, a marca Jeep está a avançar para um novo conceito de mobilidade, capaz de reforçar, ainda mais, os seus valores de facilidade de utilização, conforto, prazer de condução, eficiência, respeito pelo ambiente, elevada performance, segurança e aventura.

Depois do sucesso alcançado pelas motorizações híbridas plug-in 4xe – que representam um terço das vendas totais da marca Jeep em 2022 – disponíveis nas gamas Renegade e Compass, bem como na do icónico Wrangler, a marca propõe agora a motorização eletrificada de acesso e-Hybrid, capaz de proporcionar uma experiência de condução autenticamente híbrida.

Disponível nos modelos Renegade e Compass, a tecnologia e-Hybrid oferece uma alternativa completamente nova no segmento de tração às duas rodas. Os hábitos de condução dos clientes podem permanecer inalterados e estes podem, igualmente, desfrutar de uma experiência híbrida genuína com a possibilidade de utilizar o modo totalmente elétrico a baixa velocidade ou ao rolar livremente – graças às novas “Capacidades EV”:

  • Silent Start inicia o veículo sem necessidade de ligar o motor a gasolina.
  • Energy Recovery recupera energia e carrega as baterias quando o veículo desacelera (e-Coasting) e durante a travagem (Regenerative Braking).
  • e-Queuing permite que o veículo possa evoluir em situações de engarrafamento, seguindo um padrão de ‘stop & go’ em modo totalmente elétrico.
  • e-Launch permite o arranque em modo elétrico ao ligar ou reiniciar o veículo.
  • e-Boosting aumenta o binário enviado para as rodas com o apoio do motor elétrico durante as acelerações e otimiza o ponto de funcionamento do motor a gasolina (reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões de CO2) a velocidade de cruzeiro.
  • e-Creeping permite que o veículo circule com zero emissões a baixa velocidade, simplesmente ao soltar o pedal do travão.
  • e-Parking simplifica as manobras de estacionamento e realiza-as em modo EV, silenciosamente e sem emissões.

Jeep® será 100% eletrificada em Portugal já no segundo semestre de 2022 17

Jeep no top 10 do mercado nacional PHEV no primeiro quadrimestre de 2022

O segmento SUV representa já 50% do mercado nacional e é, também, o que apresenta o maior crescimento, com 18%. No caso particular dos SUV LEV – modelos com propulsores de baixas emissões – estes representam já 26% do mercado português, registando, igualmente, um impressionante crescimento de 33%.

A Jeep está, assim, perfeitamente preparada para enfrentar os desafios futuros da mobilidade, em especial no que às emissões diz respeito, propondo duas tecnologias de propulsão eletrificadas que se complementam e que são, igualmente, capazes de satisfazer diferentes necessidades dos seus clientes.

E os resultados falam por si, com a Jeep a assumir uma posição sólida entre as dez marcas mais vendidas no mercado dos veículos híbridos plug-in, a terceira marca não premium mais vendida no primeiro quadrimestre de 2022, com um volume acumulado de vendas de 146 unidades, o que se traduz numa quota de mercado de 2,84%.

e-Hybrid: a engenharia por detrás da eficiência

Os novos Renegade e Compass e-Hybrid proporcionam uma inovadora experiência de condução híbrida através de um sistema de propulsão específico que integra:

  • um novo motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 1,5 litros, com 130 cv potência e 240 Nm de binário.
  • uma nova transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades, integrando um motor elétrico de 48 Volts e 15 kW.

A bateria de 48 Volts, refrigerada a água, inclui também um conversor DC/DC de 48 para 12 Volts e foi ainda incorporado um motor de arranque/gerador acionado por correia para reinícios suaves do motor a baixa velocidade, aumentando assim o conforto.

O novo motor sobrealimentado de quatro cilindros da família Global Small Engine, foi concebido para ser o mais adequado a uma utilização híbrida.

Funciona segundo o ciclo Miller e recorre a uma elevada taxa de compressão (12,5:1), melhorando a eficiência térmica e reduzindo, assim, o consumo de combustível.

Jeep® será 100% eletrificada em Portugal já no segundo semestre de 2022 18

Como desfrutar de uma verdadeira experiência híbrida a bordo de um Jeep

Uma vez a bordo do veículo, este liga-se silenciosamente e arranca em modo totalmente elétrico graças à sua função Silent Start, uma das funções “EV” que se liga automaticamente nos modelos Renegade e Compass e-Hybrid.

Já a funcionalidade Energy Recovery liga-se sozinha para recuperar a energia que foi perdida durante as fases de desaceleração ou travagem. No primeiro caso, o modo e-Coasting ativa-se assim que se tira o pé do acelerador, a fim de se reproduzir a sensação de travagem do motor. Por outro lado, a função e-Braking ativa-se ao travar, a fim de aumentar a recuperação de energia. Entretanto, a energia recuperada e a potência fornecida são indicadas no painel de instrumentos, sendo possível visualizar o fluxo de energia do sistema híbrido no ecrã tátil do sistema de infotainment. Durante todos estes modos de condução, o motor de combustão está desligado e sem qualquer ligação mecânica à transmissão.

A experiência de condução a bordo de um SUV Jeep e-Hybrid garante, também, que o veículo volta a ligar-se apenas com o motor elétrico graças à função e-Launch. No entanto, quando se pressiona o acelerador solicitando um melhor desempenho, o motor de combustão volta a acionar-se silenciosamente, passando da condução híbrida para o modo automático.

E o que acontece se estiver a mover-se lentamente, em tráfego intenso de para/arranca, como acontece frequentemente em condução urbana? Para estas situações, está disponível o modo e-Queueing que permite ao veículo parar e assumir o modo totalmente elétrico, bem como o modo e-Creeping, que lhe permite circular com o motor desligado, bastando, para tal, soltar o pedal do travão.

Depois de ultrapassados esses engarrafamentos e ao viajar a ritmos mais elevados, é possível otimizar o ponto de funcionamento do motor a gasolina através da calibração do binário, de tração ou de travagem, fornecido pelo motor elétrico. O resultado final traduz-se num aumento adicional de eficiência do sistema.

Por outro lado, durante a aceleração, a função e-Boosting acentua a disponibilidade do propulsor, uma vez que o motor elétrico suporta o motor a gasolina, aumentando o binário nas rodas. Ao chegar ao seu destino, é possível usufriur da função e-Parking dos modelos Jeep Compass e Renegade e-Hybri, a qual permite efetuar, em modo elétrico, as manobras necessárias, mesmo a marcha atrás, tornando-as práticas, silenciosas e com zero emissões, mesmo quando se está a utilizar o sistema de estacionamento automático.

Jeep® será 100% eletrificada em Portugal já no segundo semestre de 2022 19
Jeep 4xe

Gama e-Hybrid disponível a partir de 33.600 €

A motorização eletrificada e-Hybrid está disponível em três níveis de equipamento distintos na gama Renegade, com os preços a iniciarem-se nos 33.600€ da versão Limited. A nova versão Upland custa a partir de 36.400€ e o topo de gama S tem um preço base de 37.600€.

Já no que ao Compass diz respeito, a nova tecnologia e-Hybrid distribui-se segundo uma gama composta por quatro versões diferentes. A versão de acesso Night Eagle está disponível a partir a 39.150 €, seguindo-se o nível de equipamento Limited por 40.400€ e a nova versão Upland por 42.700€. Tal como no Renegade, a versão S representa o topo da oferta e tem um preço base de 44.400€.

Artigo anterior

O icónico Volvo 262 Coupé de David Bowie faz 45 Anos

Artigo seguinte

Novo Mitsubishi ASX vai incluir unidades hibridas e PHEV

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.