NoticiasComunicados de Imprensa

Volkswagen ID. BUZZ Cargo

Os comerciais elétricos são uma inevitabilidade. Por um lado, as restrições ambientais nos centros das grandes cidades, por outro, o crescimento das entregas geradas pelo e-commerce. A Volkswagen vai agarrar este novo mundo urbano em grande estilo com o ID. BUZZ Cargo.

Uma das ironias mais conhecidas da História é o modo como ela encontra sempre um caminho para se repetir. Mesmo que das formas mais inesperadas. A ofensiva elétrica da Volkswagen é um desses casos: mais uma vez, a marca alemã prepara-se para refundar a sua própria história, com carros que são fruto do seu tempo e da criatividade e engenho que lhe dá resposta. Foi assim com o “Pão de Forma”, é assim agora com a geração ID. Mas talvez nenhum outro seja tão emblemático como o comercial que muitos achavam que nunca iria passar de um protótipo…

Entra em cena o ID. BUZZ Cargo, o “Pão de Forma” comercial dos tempos modernos. Se pensarmos bem, o contexto que o vai fazer passar à produção não é muito diferente do que aconteceu em Abril de 1947, quando Ben Pon, importador da Volkswagen na Holanda, desenhou o esboço de um tipo de modelo que não existia até então – traços a lápis em duas páginas de um bloco de apontamentos que deram início ao projeto que resultou em milhões de veículos durante 65 anos, a mítica Type 2. Naquela altura, o desenho de Ben Pon respondia diretamente às necessidades dos pequenos negócios que começavam a despontar numa Europa central que se reestruturava sob novas formas de empreendedorismo do pós-guerra. O advento de pequenas empresas, da iniciativa individual, estava claro. Faltava um veículo que colocasse tudo isto em marcha.

Hoje, os tempos são também de mudança profunda nos dois polos da cadeia logística: por um lado, os veículos que se exigem ambientalmente compatíveis, por outro, a mobilidade que se pretende sustentável. Cidades congestionadas e com normas cada vez mais apertadas para os motores de combustão interna. O crescimento do fluxo de entregas porta-a-porta, fruto do crescimento exponencial dos gigantes do e-commerce. A compra à distância de um clique multiplica o impulso de aquisição, mas ainda é preciso efetuar a entrega. Há uma nova geração de compradores e de empresas que pede uma nova geração de veículos comerciais.

Milhares de empresas em todo o mundo procuram cada vez mais comerciais ligeiros, destinados às entregas porta-a-porta: em 10 anos, o número global de encomendas entregues cresceu 128%. Nos Estados Unidos, o ano passado, foram 11,7 mil milhões de entregas – ou seja, 37 para cada homem, mulher e criança daquele país…

O ID BUZZ Cargo

O ID. BUZZ Cargo é a versão de carga do ID. BUZZ, o modelo que começará a ser produzido em 2022 pela Volkswagen e que nunca mais parou de chamar as atenções desde que, em 2017, foi apresentado pela primeira vez como protótipo no Salão de Los Angeles.

Este que promete ser o mais icónico veículo comercial a circular nas nossas estradas, reflete a aposta da Volskwagen Veículos Comerciais na era da mobilidade elétrica. Em 2018, a marca já tinha apresentado o seu primeiro modelo totalmente elétrico na Europa, a e-Crafter, mas agora prepara-se para introduzir um modelo construído de raiz com este tipo de propulsão. O ID. BUZZ Cargo irá integrar a gama na classe abaixo da e-Crafter, como o testemunham os dados já disponíveis para o protótipo entretanto apresentado: capacidade de carga de 800 quilos e um comprimento total de 5,048 mm. O ID. BUZZ cargo distingue-se, de resto, da versão de passageiros (o ID. BUZZ) pelo maior comprimento, graças ao alongamento do vão traseiro (distância entre a roda e o pára-choques), que se estende em 106 mm.

O primeiro protótipo mostra ainda outras diferenças face ao ID. BUZZ de passageiros, como sejam a disposição das portas. O lado do condutor dispensa a porta de correr no sentido de privilegiar o espaço, enquanto na traseira duas portas de abertura ampla maximizam a eficiência nas operações de carga e descarga. No exterior, um painel solar no tejadilho permite converter energia suficiente para andar mais 15 km por dia.

A bordo, e ainda de acordo com as pistas que nos são dadas pelo primeiro protótipo, predominam as soluções de espaço de trabalho moderno e conectado. Ideias não faltam e, na esmagadora maioria, são absolutamente exequíveis à luz da tecnologia disponível atualmente, como por exemplo o laptop integrado no tablier para gestão das entregas e percursos. Um conjunto de sensores instalados a bordo permite a gestão inteligente da carga por parte do operador, com rastreamento em tempo real das entregas de cada encomenda. Trata-se, aliás, de uma das tendências que mais desenvolvimento tem conhecido atualmente nas cadeias logísticas, e de aplicação crescente em variados setores de atividade, no âmbito da “rotulagem inteligente”. O ID. BUZZ Cargo vem preparado desde a sua origem para a conectividade aplicada à eficiência – no limite, um o veículo pode receber uma encomenda da sede enquanto se encontra na estrada, desde que remotamente a empresa detete a existência de um determinado artigo a bordo. É o mundo em tempo real levado à sua máxima expressão.

Tal como a restante família ID, o BUZZ Cargo será produzido sobre a plataforma modular da Volkswagen para veículos elétricos, denominada MEB, que se distingue pela sua versatilidade e facilidade de adaptação a cada projeto. A gama de configuração de baterias é alargada, proporcionando autonomias entre aproximadamente 330 e 550 km (WLTP).

E aqui é importante notar que o Grupo Volkswagen planeia lançar 50 modelos elétricos até 2025, construídos numa rede de 16 fábricas em todo o mundo. O ID. BUZZ Cargo demonstra, assim, como as tecnologias que movem essa revolução, nomeadamente a plataforma MEB, podem ser adaptadas facilmente ao negócio de transportar encomendas em vez de pessoas.

De protótipo a realidade

As primeiras semanas de 2020, na grande fábrica dos comerciais da Volkswagen, em Hannover, Alemanha, foram de uma azáfama inusitada. Aproveitando a paragem de Natal e de final do ano, a marca decidiu avançar com os trabalhos de preparação de parte da sua linha de produção para a chegada de novos modelos. Já não havia dúvidas, mas agora é evidente: está prestes a chegar uma nova era para a Volkswagen Veículos Comerciais. “O ID. BUZZ está a chegar à linha de produção”, esclarece Thomas Hahlbohm, gerente da fábrica: “Nesta paragem de produção, substituímos sistemas antigos na secção de prensas (onde são produzidos os painéis de carroçaria) e de montagem, e reorganizamos a linha de produção, de forma a criar espaço para o novo modelo elétrico”.

Cada vez mais real, o ID. BUZZ Cargo já teve até honras de passeio pelas estradas dos Estados Unidos, no final do ano passado, fruto de uma iniciativa conjunta entre a Volkswagen USA e a fabricante de material desportivo Nike.

Tudo porque os primeiros tempos da Nike estão intimamente ligados a uma conhecida e hoje clássica Volkswagen Type 2… Fundada pelo treinador de atletismo da Universidade de Oregon, Bill Bowerman, e por Phil Knight, a Nike começou originalmente como “Blue Ribbon Sports”, em 1964. O primeiro empregado, Jeff Johnson, alternava a presença na loja original, em Santa Monica, Califórnia, com aturadas viagens de vendas e de entregas dos produtos diretamente aos atletas locais, e tudo isto ao volante da sua “Pão de Forma” azul e branca.

Em homenagem a esta associação, e no âmbito de um projeto de responsabilidade social itinerante, a Nike e a Volkswagen reeditaram, em Outubro passado, a decoração da Type 2 original num protótipo ID. BUZZ Cargo, que foi o protagonista de um tour entre Santa Monica e Nova Iorque, com paragem em Chicago. Um “coast to coast” de 10 dias a levar uma mensagem de sustentabilidade (a reciclagem de ténis usados e a mobilidade elétrica). Mas, acima de tudo, foi uma viagem que nos aproximou cada vez mais de uma realidade: o “Pão de Forma” comercial dos tempos modernos está a chegar. E, tal como nos anos 40 do século XX, nada ficará igual no mundo da logística.

Artigo anterior

Alpina B3 chega com 460cv!

Artigo seguinte

WRC no Rally Serras de Fafe e Felgueiras

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.