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Hyundai Tucson 1.6 HEV Vanguard: Desportivo, familiar e racional!

O Hyundai Tucson é um automóvel de sonho que não dá nas vistas! Design futurista, interior pratico e espaçoso, motor híbrido poderoso e económico e um comportamento dinâmico que satisfaz qualquer condutor mais “atrevido”. Esta é uma excelente proposta para as famílias que não tem onde recarregar um automóvel plug-in ou 100% elétrico, mas querem dar início à sua transição para um veículo eletrificado.

A Hyundai tem uma gama de automóveis bastante “distinta”. Enquanto olhamos para algumas marcas e todos adotam a mesma linguagem de design, alterando de forma quase exclusiva o tamanho entre modelos, a Hyundai parece ter um design específico para cada automóvel. Desde o Hyundai i10 ao Hyundai Santa Fé, não podemos afirmar que se tratam apenas de redimensionamentos, algo que é muito frequente até em algumas marcas premium. É bom olharmos para uma marca e percebermos diversidade e designs adequados aos segmentos.

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O Hyundai Tucson tem um design diferente, embora divisivo, podemos dizer que: “Ou se gosta, ou não se gosta!” O ser diferente está na moda e o Hyundai Tucson consegue-o na perfeição. A dianteira deixa-se dominar por uma grelha enormíssima que se complementa com 10 focos LED perfeitamente inseridos na grelha e que dão continuidade à mesma, fazendo com que ocupe quase toda a frente do Hyundai Tucson. Na zona inferior da dianteira contamos com um lábio saliente que sublinha uma entrada de ar inferior e nas extremidades do pára-choques corpulento contamos com óticas LED que desempenham a função de luzes de cruzamento e de estrada.

Ainda na dianteira notamos um capô comprido, direito e nervurado de forma bastante subtil que invoca uma personalidade desportiva mas elegante. Afirmando-se como um verdadeiro crossover, o Hyundai Tucson detém guarda-lamas salientes protegidos por arcos de roda plásticos.

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A silhueta do Hyundai Tucson é aventureira. Traseira curta, linha de cintura elevada, capô longo e direito. As portas altas e as ilhargas musculadas atribuem a ideia de robustez.

Por último, na traseira temos um óculo traseiro inclinado, uma tampa de bagageira esguia e um pára-choques traseiro desportivo que alberga um difusor com uma saída de escape dupla. Não podíamos deixar de destacar o spoiler traseiro generoso que esconde a escova de limpeza do vidro e os farolins traseiros com um design desportivo e uma assinatura LED inconfundível.

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Ainda no exterior há equipamentos que se destacam como a iluminação Full-Led na dianteira e traseira, vidros traseiros escurecidos, barras de tejadilho longitudinais, jantes de 19 polegadas envolvidas em pneus 235/50, retrovisores com recolha elétrica e chave mãos-livres.

O acesso ao interior é bom, as portas têm uma abertura generosa na dianteira e condescendente q.b na traseira. Embora não seja a maior abertura do seu segmento, o facto das portas serem grandes faz com que haja espaço de entrada para dar e vender, sem grandes ginásticas, mesmo pessoas com maior estatura física.

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Uma vez no interior, todos os passageiros viajam relativamente à vontade nos lugares dianteiros e traseiros. Há espaço suficiente para a cabeça, onde um adulto com 1.75m sentado nos lugares traseiros fica com 2 palmos de folga até ao teto e 2 palmos e meio de folga ao nível dos joelhos. Ainda nos lugares traseiros, a largura ao nível dos ombros satisfaz q.b, mas 3 adultos viajam menos à vontade.

Não só de espaço para passageiros se faz um automóvel e também no espaço para objetos e “tralhas” o Hyundai Tucson é um automóvel extremamente válido. Na dianteira temos bolsas das portas generosas q.b, complementadas por bolsas agregadas ao túnel central que oferecem espaço para guardar uma carteira, chaves ou documentos. Temos ainda dois porta-copos, um porta-luvas mediano, e um apoio de braço central com espaço para dar e vender onde cabe um caderno A5 sem dobrar, uma carteira, garrafa de água, ou outros objetos. Nos lugares traseiros temos bolsas por trás dos bancos dianteiros e um porta-garrafas pouco pratico mas com capacidade para uma garrafa de 0,75cl.

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Ao nível da bagageira, o Hyundai Tucson HEV conta com 616 Litros de capacidade que se estendem aos 1795 Litros com o rebatimento dos bancos traseiros e ficamos com carga praticamente plana.

Ainda no interior, quando nos sentamos nos lugares dianteiros observamos uma qualidade de materiais agradável acima do nível da cintura, onde os materiais emborrachados aparecem ao nível do tablier e portas, enquanto os tecidos aparecem ao nível das quartelas das portas. Os materiais mais pobres aparecem abaixo do nível da cintura e na consola central que está acabada a um preto brilhante que se risca só de olharmos para ele, o que pode, ao fim de uns anos, proporcionar algum “mau aspeto” ao interior.

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O conforto a bordo está garantido com uns bancos que proporcionam um bom apoio para as pernas tanto nos lugares dianteiros como nos traseiros. Também proporcionam um bom apoio lateral e de costas, oferecendo um nível de conforto bastante satisfatório, para além de regulação da inclinação da fila de bancos traseiros. O que também satisfaz é a insonorização deste modelo que está muito melhor do que a da anterior geração, em viagens em autoestrada quase não se nota o ruído de deslocação do ar e este motor 1.6 T-GDI Híbrido (HEV) também satisfaz pelo seu trabalhar subtil.

Os elementos de multimédia contribuem para um design interior atraente, assim como a iluminação ambiente a utilização de materiais contrastantes como o alumínio. As saídas de ar são finas e horizontais, estando perfeitamente enquadradas no tablier, dando continuidade aos frisos metálicos das portas dianteiras. Os ecrã de 10,2 polegadas relativos à multimédia e ao painel de instrumentos, estão focados no condutor e indicam que estamos perante um automóvel verdadeiramente moderno e tecnológico. Com tantos ecrãs e iluminação ambiente, só faltava mesmo a iluminação do habitáculo (luzes do teto) serem em LED, em vez disso, temos a tradicional “luz amarelada”.

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Na lista de equipamentos desta versão Vanguard constam: Banco do condutor com regulação elétrica, travão de estacionamento elétrico com função Auto-Hold, ar-condicionado automático de dupla-zona, auto desumidificador, sistema de som Premium Krell com modo QUIET (som apenas nos lugares dianteiros), caixa de velocidades automática com “shift by wire” e patilhas no volante, botão start da ignição, iluminação ambiente com até 64 cores, controlo por voz, modos de condução Eco e Sport, portão traseiro automático, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de ajuda ao estacionamento, painel de instrumentos totalmente digital com 10,2 polegadas e sistema de navegação e multimédia com ecrã de 10,2 polegadas e filtro de luz azul.

O painel de instrumentos tem uma excelente qualidade de imagem e é bastante completo, embora não apresente a navegação como acontece em alguns modelos da concorrência. Por outro lado temos vários temas à escolha que podem ou não estar associados ao modo de condução selecionado. A visibilidade deste painel é constante, uma vez que está bem situado e visível independentemente da posição de condução que adotamos. Este painel de instrumentos ainda nos ajuda a adotar uma condução mais ecológica através de um gráfico com fluxo de energia. Outras informações são dados de consumos e viagem, bussola, pressão de pneus e sistemas de segurança e ajuda à condução. Caso optemos por adequar o tema do painel de instrumentos ao modo de condução, este torna-se vermelho e mais desportivo no modo Sport e mais “limpo” e verde no modo ECO. Outros gráficos incluem um tema neutro e esbranquiçado ou um tema que invoca dois cubos 3D.

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Já o sistema de navegação e multimédia oferece uma grande superfície de visualização com as suas 10,2 polegadas, uma qualidade de imagem satisfatória e as funcionalidades que qualquer condutor necessita como o streaming de áudio, conexão blutooth, pontos de interesse, rádio, etc. Este sistema é relativamente simples de utilizar, apresenta navegação com serviços LIVE Hyundai (Gratuitos durante 5 anos) e ainda Apple CarPlay e Android Auto por cabo. Relativamente à motorização híbrida temos um gráfico com o fluxo de energia e um histórico de consumos. Neste sistema podemos configurar todo o veículo, desde a iluminação ambiente à trancagem das portas.

O lugar do condutor do Hyundai Tucson é, de facto, um excelente local para se estar. O volante tem uma excelente pega, os comandos da caixa de velocidades são fáceis de operar e a posição de condução é bastante alta. Mesmo com o banco na posição mais baixa possível conseguimos ver sempre parte do capô, o que nos transmite uma boa sensação de confiança e segurança na estrada. A visibilidade para a dianteira é ligeiramente afetada pelos retrovisores de grandes dimensões, mas os pilares “A” finos fazem com que o corte de visibilidade seja mais reduzido, o que quer dizer que este modelo apresenta uma visibilidade dianteira em linha com aquilo que o segmento oferece. Já a visibilidade para a traseira é terrível, nada que não estivéssemos “à espera” neste tipo de automóvel que tem um óculo traseiro muito reduzido e inclinado, assim como umas portas traseiras com uma linha de cintura que sobe até à traseira e prejudica a visibilidade.

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Embora seja um crossover pesado e híbrido a Hyundai soube “trabalhar” o prazer de condução que este modelo oferece. Primeiro não contamos com tecnologias “estranhas de se conduzir” como caixas automáticas de variação contínua. A Hyundai implementou neste modelo uma caixa automática de 6 velocidades com modo sequencial (patilhas no volante), o que faz com que obtenhamos maior feedback do comportamento do automóvel, tornando a condução deste mais previsível e agradável.

Ao nível do amortecimento, o Hyundai Tucson está longe de ser o tapete do Aladino, o que é mau para quem aprecia um veículo extremamente confortável, mas excelente para quem gosta de conduzir e de sentir um automóvel com um pisar de estrada robusto e desportivo. É natural que sintamos os buracos e irregularidades da estrada de forma mais intensa, todavia, é quando decidimos imprimir um ritmo mais despachado que a frente do Hyundai Tucson aborda as curvas de forma precisa e previsível, enquanto a traseira acaba por acompanhar ao ser puxada pela tração dianteira com todo o poderio desta motorização híbrida.

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A direção é também ela bastante direta e o volante, como já mencionámos tem uma excelente pega apesar do seu design questionável. As patilhas da caixa de velocidades são fixas ao volante mas acessíveis, o que quer dizer que até mesmo quem tem os dedos curtos consegue utilizá-las sem grandes transtornos. A caixa no modo sequencial podia ser mais rápida e em sintonia com as ordens do condutor, mas está longe de proporcionar uma má experiência.

Debaixo do capô está um motor a gasolina sobrealimentado 1.6 Twin-Turbo GDI com 180cv de potência auxiliado por um motor elétrico com 60cv de potência. Em conjunto debitam 230cv e têm 350Nm de binário. Apesar de ser um automóvel com mais de 1500kg, toda esta potência faz-se sentir e é bem capaz de nos proporcionar emoções fortes quer no modo ECO, quer no Modo Sport!

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Os arranques e as recuperações deste Hyundai Tucson são verdadeiramente enérgicos! Mesmo quando circulamos a uma velocidade de 120km/h em autoestrada e queremos ultrapassar, basta esmagarmos o pedal do acelerador e ficamos totalmente encostados ao banco! A caixa de velocidades realiza trocas de relação suaves e rápidas no modo automático para uma condução confortável e com poucos solavancos.

Ao nível da performance falamos de 7,6 segundos dos 0 aos 100km/h e de uma velocidade máxima de 193km/h. Se houver dúvidas de que se trata de um automóvel poderoso, a capacidade de rebocagem é capaz de nos fazer pensar de forma diferente, uma vez que tem capacidade para transportar um atrelado com travão até 1650kg, nada mau para um motor 1.6 a gasolina!

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A performance atrai e é verdadeiramente surpreendente, tão ou mais surpreendente são os consumos. Este automóvel com mais de 1500kg e 230cv de potência realizou no nosso ensaio médias de 4,8 Litros a cada 100 quilómetros. Percursos mistos com e sem trânsito. Ressalvamos que se trata de um híbrido HEV, portanto, recarrega exclusivamente durante a condução. Sem complicações, não é necessário recarregá-lo na rede elétrica, o que significa que é o automóvel ideal para quem quer transitar para um veículo eletrificado e não tem onde o recarregar.

Este automóvel tem um sistema híbrido com funcionamento paralelo, o que quer dizer que a bateria recebe energia apenas durante a travagens e as desacelerações, ou seja, o motor térmico não tem capacidade para gerar energia para a bateria de tração e, na verdade, não é necessário. O Hyundai Tucson tem uma bateria com apenas 1,49kWh de capacidade, o que quer dizer que a bateria se recarrega rapidamente com as desacelerações e com as travagens, não sendo necessário um aumento de consumo de combustível para o motor térmico funcionar como gerador… Talvez seja esse o segredo dos 4,8 Litros a cada 100km!

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Durante a condução passa a ser “normal” deixar de ouvir o motor térmico e olhar para o painel de instrumentos com a mensagem “EV”. Significa que estamos a circular de forma 100% elétrica, um tipo de circulação zero emissões durante um tempo considerável, principalmente em condução urbana.

Não há níveis de regeneração como acontece noutros modelos da marca ou mesmo em alguns concorrentes. Há apenas um nível de regeneração “standard” que não reduz a velocidade de forma excessiva, permitindo uma condução fluída acumulação de eneria suficiente para muitos arranques 100% elétricos ou mesmo uma circulação 100% elétrica durante poucos quilómetros.

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É fácil sentirmo-nos seguros ao volante do Hyundai Tucson que obteve 5 estrelas nos testes Euro NCAP com 86% na proteção dos adultos, 87% na proteção das crianças, 66% na proteção dos peões e 70% nas ajudas à condução. Falando em ajudas à condução, esta versão Vanguard conta com sistema de manutenção na via, regulador de velocidade adaptativo, travagem ativa de emergência, sistema de ajuda ao arranque em subida, sistema de ajuda em descidas inclinadas, alerta de fadiga do condutor, máximos automáticos, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de esquecimento de um passageiro nos lugares traseiros, monitorização da pressão dos pneus, entre outros.

Há a possibilidade de optarmos pelo Hyundai Smart Sense que oferece: Radar de Angulo Morto, Assistente de Prevenção de Colisão em Mudança de Direção, Cruise Control Inteligente, Câmara 360º e Câmara de deteção de ângulo morto.

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O Hyundai Tucson 1.6 HEV está disponível a partir dos 37.505,17€ para o nível de equipamento Premium. Já a versão ensaiada Hyundai Tucson 1.6 HEV Vanguard AT + TA MY2021 está disponível a partir dos 42.405,17€ com o acréscimo de 519,99€ referentes à pintura metalizada. Paga de IUC: 137,14€

É possível configurar o Hyundai Tucson aqui!

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