Noticias

Ford Puma ST foi revelado e promete colar olhos à nuca!

A Ford Performance tirou o véu ao Ford Puma ST, o primeiro SUV desportivo desenvolvido para a Europa!

Adopta o mesmo motor 1.5 litros Ecoboost de 3 cilindros a gasolina com turbo, debita 200cv de potência e 320Nm de binário entre as 2500rpm e as 3500rpm.

Embora a potência seja idêntica à do Ford Fiesta ST, o binário máximo conta com mais 30Nm, o que contribui para um poder de aceleração melhorado. Este crossover envenenado é capaz de acelerar dos 0 aos 100km/h em apenas 6,7 segundos, o que significa que é apenas 0,2 segundos mais lento que o Ford Fiesta ST mais leve e aerodinâmico. No que toca à velocidade máxima esta é de 220km/h.

A Ford Performance afirma que ajustou o escape para se tornar mais audível e digno do Ford Puma ST. Embora o “rugido” seja mais elevado que as versões não desportivas, é 1 decibel menos ruídoso que o Ford Fiesta ST, para que as viagens a velocidade cruzeiro sejam mais confortáveis. A potência chega ao eixo dianteiro através de uma caixa manual de 6 velocidades com um rapport mais curto, para favorecer a aceleração, mesmo com jantes de 19 polegadas.

Apesar de ser um desportivo, o Ford Puma ST conseguiu os 6,9 Litros a cada 100km no ciclo misto WLTP. As emissões de CO2 também se ficam pelas 155g/km.

A Ford realizou um grande investimento no comportamento dinâmico ao oferecer ao Ford Puma ST um autoblocante Quaife, suspensão revista barras de torção, entre outros componentes que fizeram com que o Ford Puma ST tivesse uma rigidez torcional superior ao Ford Fiesta ST em 40%.

As unidades iniciais vão chegar equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S especialmente desenvolvidos para oferecer “a experiência de condução mais ágil de sempre, num SUV da Ford”. De acordo com a marca a direcção está 25% mais precisa e a travagem está 17% mais eficiente.

Os modos de condução contribuem para a versatilidade do Ford Puma ST, que tem os modos: Normal, Eco, Sport e Track. O ESC também se adequa aos modos de condução e vontades do condutor com 3 tipos de assistência – intervenção total, intervenção limitada e sem qualquer tipo de assistência. A cereja no topo do bolo é o launch control.

No que diz respeito ao aspecto, o Ford Puma ST não é muito diferente do Ford Puma ST-Line. As características exclusivas são o lábio dianteiro mais saliente da Ford Performance, que aumenta o downforce da dianteira em 80%. Na traseira há um spoiler generoso e um difusor vistoso agregado ao pára-choques traseiro.

Ainda no exterior há grelhas ST exclusivas do modelo, que foram concebida para melhorar o fluxo de ar para o motor. O tejadilho é preto brilhante, assim como as capas dos retrovisores, o spoiler traseiro e as jantes de 19 polegadas. Na lista de 6 cores para a carroçaria consta o verde ST.

No interior temos assentos desportivos Recaro aquecidos com o logótipo ST e acabamentos em material Miko Dinamica aderente, zonas anti-derrapantes Ford Performance, volante “D” e em pele e ainda um botão “start” da ignição mais desportivo. Os assentos, a caixa de velocidades e os tapetes têm logótipos ST e pespontos cinzentos metal.

A oferta ao nível do equipamento de série é bastante completa com: carregador de smartphone sem fios, pára-brisas aquecido Quickclear, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensores de chuva e luminosidade e sistema de navegação e multimédia Ford SYNC 3 de 8 polegadas com compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto. O Ford Puma ST também tem tecnologia modem de série com FordPass Connect, que permite aos proprietários controlar remotamente algumas funcionalidades do automóvel, incluindo o trancamento de portas, localizador do veículo, entre outras. Estas funcionalidades são controladas através do smartphone e são recolhidas informações de perigo durante a circulação, que ficam armazenadas na cloud.

O Novo Ford Puma ST chega a Portugal no próximo ano. Até lá, pode ler o nosso ensaio ao Ford Puma ST Line X 1.0 Ecoboost com 125cv aqui!

Artigo anterior

Feliz aniversário, Panda

Artigo seguinte

Prolama na Baja Capital dos Vinhos de Portugal - Reguengos

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.