NoticiasTestes

FIAT 500 X 1.0 Cross Look: Um crossover com estilo!

Estivemos ao volante do renovado FIAT 500X, um automóvel que mantém o look do FIAT 500 normal, adoptando uma postura mais aventureira de crossover, com mais espaço, maior altura ao solo, melhores argumentos e novas motorizações mais espigadas.

O FIAT 500 X é um automóvel atraente, que tem sido bem aceite por várias faixa etárias e pessoas com os mais variados estilos de vida. É um automóvel que preserva o aspecto “chique” e “fashion” oferecendo argumentos de um automóvel mais aventureiro, espaçoso e familiar.

Temos um capô curto, alto e arredondado, faróis redondos típicos do FIAT 500, uma linha de cintura elevada, protecções plásticas por toda a carroçaria, farolins herdados do FIAT 500, um óculo traseiro pequeno e uma traseira alta que se faz acompanhar também por protecções plásticas. A altura ao solo maior oferece um aspecto mais aventureiro e “destemido” que torna o FIAT 500X um automóvel mais apetecível para quem tenha um estilo de vida mais “dinâmico”.

Sendo um automóvel italiano, não podemos deixar escapar pormenores como inserções “500” e “500x” um pouco por todo o exterior… Falamos das ópticas, tampa da bagageira e centros das jantes.

Ainda no exterior temos ópticas dianteiras Full-LED, luzes de iluminação diurna LED, barras de tejadilho longitudinais, faróis de nevoeiro, puxadores das portas cromados, vidros traseiros escurecidos, farolins LED, jantes de 17 polegadas, entre outros.

No interior, temos espaço para dar e vender nos lugares dianteiros e traseiros e ainda um espaço generoso de arrumação. O tablier tem dois compartimentos do lado do passageiro, o porta-luvas e ainda um espaço de arrumação colocado à frente do passageiro. A bagageira tem 350 Litros de capacidade que se estendem aos 1000 Litros através do rebatimento dos assentos traseiros. A acessibilidade é também aceitável.

O design interior transporta o estilo exterior, temos um tablier muito “arredondado” com linhas suaves, botões rotativos da climatização, volante com corte desportivo, um sistema de navegação e multimédia inserido num ecrã de dimensões generosas num recorte “arredondado” e ainda um painel de instrumentos com um computador de bordo em ecrã TFT generoso. Os assentos têm um design típico da gama 500 com costuras contrastantes e um aspecto mais “retro”, com encostos e apoios lombares arredondados. O interior não podia prescindir do lettering “500” no tablier, fole do punho da caixa de velocidades e assentos.

No que toca ao equipamento temos sistema de navegação e multimédia em ecrã de 7 polegadas com boa definição, ar-condicionado automático, assento do condutor com regulação lombar eléctrica, volante multifunções, entradas USB, AUX e 12 volts, start&stop, travão eléctrico de estacionamento, cruise-control, sistema de ajuda ao estacionamento com câmara, reconhecimento por voz, bluetooth e painel de instrumentos com computador de bordo num ecrã de 3,5 polegadas.

O sistema de navegação e multimédia do FIAT 500X é muito intuitivo, oferece-nos várias aplicações e serviços conectados que nos permitem obter informações de trânsito em tempo real, aceder ao Twitter e Facebook, leitura de mensagens em voz alta e ainda está preparado para Android Auto e Apple CarPlay. Já o computador de bordo fornece-nos informações de viagem, consumos, multimédia, navegação, reconhecimento de sinais de trânsito e informações sobre os sistemas de ajuda à condução, sendo um dos computadores de bordo mais completos do segmento.

A condução do FIAT 500X é agradável, a posição de condução é configurável ao ponto de agradar a quem adopta uma postura mais desportiva e baixa, como também consegue preencher os requisitos de quem gosta de conduzir mais alto. Os comandos estão acessíveis e são intuitivos, o volante e o punho da caixa de velocidades são ergonómicos.

O chassi do FIAT 500X é competente, a direcção é directa q.b e a configuração de suspensão é equilibrada, o que ajuda a obter um bom comportamento em estrada e oferecer conforto q.b aos ocupantes do FIAT 500X.

Debaixo do capô da versão ensaiada estava o novo motor 1.0 Litros Turbo a gasolina com 3 cilindros que debita 120cv de potência e 190Nm de binário. Este motor é bastante enérgico e produz um ruído de escape interessante e o binário está disponível logo a partir das 1750rpm o que quer dizer que raramente o motor 1.0 Litros Turbo nos deixa sem resposta. Como seria de esperar, devido a estas características enérgicas e rebeldes, os consumos estão longe de agradar aqueles que pretendem um automóvel mais comedido. No nosso ensaio o FIAT 500X 1.0 realizou uma média de 7,5 Litros a cada 100km em percursos mistos com e sem trânsito.

A caixa de 6 velocidades leva a potência às rodas dianteiras, é agradável de utilizar e tem um manuseamento agradável.

Em termos de performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 10,9 segundos, antes de atingirmos os 188km/ de velocidade máxima.

No campo da segurança, o novo FIAT 500X conta com sistema de ajuda ao arranque em subida, sensores de chuva e luminosidade, aviso de transposição involuntária de faixa com correcção de volante, aviso de ângulo morto, reconhecimento de sinais de transito e monitorização da pressão dos pneus.

Nos testes Euro NCAP o FIAT 500X obteve as 4 estrelas em 2015 com 86% na protecção dos adultos, 85% na protecção das crianças, 74% na protecção dos peões e 64% nas ajudas à condução.

O FIAT 500X na versão Urban Look com o motor 1.0 Turbo Firefly está disponível a partir dos 22.383,00€. A versão ensaiada Cross Look está disponível a partir dos 23.500,00€
Paga de IUC: 135,49€.

Fotos: José da Palma

Artigo anterior

Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport fica mais leve e mais potente!

Artigo seguinte

BMW M2 Competition mais rápido que o BMW M3 em Magny Cours! (Vídeo)

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.