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Fiat 500 vendeu cerca de 194.000 unidades na Europa em 2018!

Quase 194.000 unidades matriculadas na Europa: o melhor registo anual de sempre ao longo de uma vida de 11 anos.

O 500 é recordista de vendas em 11 países europeus, classificando-se entre os três primeiros noutros quatro países.

Em Portugal, e pelo 4.º ano consecutivo, foi o líder de vendas do seu segmento.

Mais de 30 séries especiais estão entre os segredos do seu sucesso.

Entre as novidades de 2018, incluem-se as novas séries especiais: 500 Mirror, 500 Collezione “Primavera”, 500 Spiaggina ’58 e 500 Collezione “Autunno”.

Sem esquecer a nova gama Abarth 595, evolução do famoso 500 com o símbolo do Escorpião.

Persistente símbolo do estilo e da indústria italiana em todo o mundo, o intemporal Fiat 500 continua a impressionar ao averbar, no seu 11.º ano, o melhor registo anual de sempre, com quase 194.000 unidades matriculadas na Europa em 2018 (total do Fiat 500 e Abarth 500). Este é mais um recorde para o modelo no top de vendas no segmento, onde conseguiu também a segunda melhor quota de sempre com cerca de 15%. Em Portugal, uma em cada cinco viaturas vendidas no segmento são Fiat 500. 3.400 unidades vendidas e 19% de quota de mercado em 2018 fazem do Fiat 500 líder incontestado no seu segmento.

Este recorde de vendas faz-nos lembrar que o 500 é, de facto, um ícone intemporal no mundo do automóvel e não só para a marca Fiat,” declarou Luca Napolitano, responsável das marcas Fiat e Abarth para a região EMEA. “Estou muito orgulhoso deste resultado, em que o 500 surge como recordista de vendas em 11 países europeus e entre os três melhores classificados noutros quatro. Ao longo dos seus 11 anos de vida, o 500 nunca passou de moda, tendo sempre sido visto em todo o mundo como um bem-sucedido símbolo do design e da indústria italiana. Permanecendo fiel a si próprio, foi reinterpretado ao longo do tempo, ligando o seu nome a marcas icónicas – que vão da moda aos iates de luxo e da tecnologia ao património – para criar mais de 30 séries especiais e explorar territórios incomuns para um automóvel citadino. Tal como o seu ilustre antecessor, o novo 500 “iluminou” o quotidiano e as ruas de todo o mundo, tendo-se tornado uma solução irreverente para as exigências de mobilidade urbana. É o modelo Fiat mais global, vendido em mais de 100 países em todo o mundo e com 80% do volume de vendas fora de Itália. No total, desde 2007 até agora, foram construídas mais de 2 milhões e 110 mil unidades do Fiat 500, número que chega a mais de 6 milhões quando se adicionam as unidades do modelo precedente, produzido entre 1957 e 1977, tornando-o um dos Fiat mais vendidos de sempre.”

O icónico 500 continua a encantar com o seu estilo intemporal e a sua essência Pop que, com linha compacta e arredondada, suscita sorrisos nos rostos em estradas de todo o mundo. Os segredos do seu sucesso incluem, sem dúvida, as mais de 30 séries especiais baseadas no Fiat 500 e no Abarth 595 que têm surgido desde 2007 até ao presente. De facto, embora permanecendo fiel à sua própria identidade, o Fiat 500 tem evoluído de modo a entrar em novos territórios, como a tecnologia, a moda e o design de iates de luxo, criando oportunidades para chegar a novos targets, renovando-se constantemente, nas mantendo o estatuto de ícone intemporal. Esta estratégia confirmou o seu sucesso em 2018, com as séries especiais 500 Mirror, 500 Collezione e 500 Spiaggina ’58. Coroando os resultados conseguidos em 2018, um ano realmente admirável, foi anunciado, no passado mês de dezembro, que a 10 de fevereiro, durante a exposição “The Value of Good Design”, o histórico Fiat 500 série F adquirido pelo MoMA de Nova Iorque será exibido ao público pela primeira vez, confirmando a sua importância simbólica na cena do design global.

A primeira série especial estreada em 2018 foi o high-tech 500 Mirror, em janeiro, com uma conferência de imprensa virtual, onde Luca Napolitano apresentou o potencial da nova família 500 Mirror a 200 jornalistas de toda a Europa conectada em tempo real, e a mais 1500 durante as 72 horas seguintes. Esta inovadora série veio confirmar a longa tradição da Fiat de “democratizar” cada vez mais o acesso a conteúdos de alta tecnologia que simplificam a vida tanto ao condutor como aos passageiros. Em particular, as séries especiais Mirror dos modelos 500, 500X e 500L foram equipadas com o inovador sistema UconnectTM 7″ HD LIVE com ecrã tátil, preparação para Apple CarPlay* e compatibilidade com Android AutoTM. Identificadas com a exclusiva cor azul-escura da carroçaria, numa clara referência estética da tecnologia e da conectividade, as três séries especiais Mirror marcaram também a estreia do Mopar Connect, sistema de assistência em viagem e serviços de controlo vertical em tempo real, todos com acesso através de smartphone.

Da inovação tecnológica das versões Mirror à sofisticada alta moda intrínseca às séries especiais 500 Collezione “Primavera” e 500 Collezione “Autunno”, que marcaram o regresso da Fiat ao mundo da alta-costura. Este foi o primeiro território em que o modelo se aventurou, com grande sucesso desde os primeiros dias, com as séries especiais 500C by Gucci e 500 by Diesel. Cada uma caracterizada por carroçaria específica e exclusivas combinações de cores e materiais – uma de gosto mais feminino, outra mais masculino -, as duas novas séries especiais 500 Collezione saudaram a chegada da primavera e a do outono com esquemas de cores distintas.

A primeira edição 500 Collezione, com a sua sofisticada carroçaria “Primavera” bicolor, foi lançada no passado mês de abril em Milão, no início de um tour pelas capitais internacionais da moda, do estilo e da arte. Depois do centro fundamental da moda em Itália, foi a vez de Londres, a metrópole que concentra o maior número do icónico 500 fora de Itália, continuando na vibrante Berlim, no romântico Quai de Seine em Paris, e, por fim, no centro de Madrid. Cinco locais maravilhosos, dando início a um tema retomado no fim de outubro com a estreia da segunda série especial 500 Collezione, inspirada no outono e na moda masculina, exibida na Rinascente em Milão, uma das mais conhecidas department stores, “trajando” uma sofisticada pintura bicolor “Brunello” realçada por um linha de cintura na sofisticada cor de Cobre e interior em tecido listrado. Pela primeira vez, os históricos armazéns de Milão, onde a moda se torna acessível, foram o local escolhido para um evento dedicado à imprensa automóvel, tendo ao lado uma marca de topo na moda masculina, “L’Uomo Vogue”, com a qual partilha os valores de elegância e à atenção aos pormenores

Em 2018, o Fiat 500 também se aventurou pelo território do património, um universo com fortes afinidades com o impressionante legado da marca italiana, já com mais de um século. Milão foi o local escolhido para, a 4 de julho, realizar um glamoroso evento em que 130 convidados, incluindo jornalistas, personalidades famosas e figuras de influência, celebraram o nascimento do ícone da Fiat, lançado em 1957, e o 60.º aniversário do famoso 500 Jolly, apresentado em 1958 e mais conhecido como “Spiaggina”, mítica primeira série especial do pequeno automóvel e símbolo da “Dolce Vita”. Este duplo aniversário foi marcado pela criação da série especial 500 Spiaggina ’58, autêntico objeto de culto, produzido em número limitado e com sofisticados elementos de design. Disponível apenas em versão descapotável, para desfrutar plenamente o tempo do verão, e o apelo de uma era histórica indelevelmente gravada na memória coletiva. E para condizer com uma estrela da “Dolce Vita”, a nova série especial exibe uma esplêndida pintura Azul Volare, com capota maleável bege, marcada por linha de cintura branca e por jantes de 16″ de design vintage em liga leve. Por último, mas não menos importante, foram criados mais dois tributos para celebrar o 4 de julho: um vídeo ao som da música “Volare”, o sempre popular clássico italiano interpretado por Domenico Modugno no Festival de Sanremo (exatamente em 1958, ano de lançamento do histórico 500 Spiaggina), e o showcar “Spiaggina by Garage Italia”, construído pelo departamento criativo da Garage Italia e pelo centro de estilo Pininfarina, tendo por base o Fiat 500C, com elementos únicos evocativos do espírito daqueles anos.

De Milão a Palermo, da mais internacional cidade de Itália à pérola do Mediterrâneo. Sempre destacando o 500 e o seu estilo intemporal. Em outubro, a capital siciliana recebeu o evento de lançamento da nova gama Abarth 595, a mais recente interpretação do famoso 500 do Escorpião, representando os dois lados da sua personalidade: performance e estilo. O novo Abarth 595 foi apresentado a uma audiência de fãs durante a clássica reconstituição do lendário “Targa Florio”, a prova de desporto motorizado mais antiga do mundo. Karl Abarth estava estreitamente associado ao rali Targa Florio, cuja realização se iniciou logo a seguir à guerra nas sinuosas estradas da Sicília, que pareciam feitas por medida para exibir as qualidades dos seus automóveis de competição. Portanto, o Escorpião e o Targa partilham uma profunda ligação e uma história de sucessos desportivos e de episódios memoráveis. No final de contas, qualquer pessoa que admire estes históricos modelos que deram à Abarth o seu estatuto de lenda da competição apreciará facilmente o modo como, ao longo dos anos, o difícil palco de testes do desporto automóvel moldou o inestimável património de estilo e performance que nos proporcionou as viaturas dos nossos dias.

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