Artigos

Este foi o Alfa Romeo que teve “a mão” de Enzo antes deste fundar a Ferrari!

A Ferrari esteve a celebrar os seus 70 anos o ano passado, uma vez que foi fundada em 1947. Mas a marca do cavalo rampante já tinha uma função muito importante antes de ser fundada, uma vez que era a Scuderia que corria com a Alfa Romeo, antes de começar a ter os seus próprios automóveis. Cremos que a Alfa Romeo e a Scuderia Ferrari tiveram vários automóveis marcantes, contudo, o Alfa Romeo “Tipo B” é provavelmente o mais especial.

Este foi um dos monolugares mais bem sucedidos de sempre e foi também o automóvel que “deu inicio” a este tipo de corridas, com monolugares, uns anos mais tarde começaram a chamar-se Formula 1… Embora os automóveis de corridas estivessem a ser concebidos com a ajuda da Vittorio Jano, a insolvência dessa empresa em 1933 deixou os Tipo B para a Scuderia Ferrari. Pelo que podemos dizer que as 46 vitórias da Alfa Romeo foram ganhas com a Scuderia Ferrari, relembramos que em 1935 ganharam 16 de 39 grandes prémios.

Este exemplar conta com o chassi 5007 e atrás do volante deste monolugar esteve Richard Shuttleworth um piloto de aviões e automóveis de corrida. Ganhou fama em Brooklands, sua classe e no grande Prémio de Donington, resistiu a vários ataques de Bugattis Type 59 que lhe queriam tirar a vitória.

Ficou conhecido como P3 e “saiu de cena” em 1935. Este automóvel defendeu as cores da marca, dos mais avançados e modernos “Flecha de prata” que eram os monolugares da Daimler e da Auto Union, marcas alemãs. Os seus sucessores não tiveram a altura dos mais avançados automóveis alemães, até quase ao fim da segunda guerra mundial. Voltaram a ganhar em 1950 e a Ferrari voltou às vitórias no ano seguinte.

Este Alfa Romeo Tipo B, é um grande pedaço de história do automobilismo e vai ser leiloado pela Bonhams já na próxima semana, no festival de Goodwood, sabe-se que o valor pode ultrapassar os 6 milhões de euros!

Artigo anterior

Este é o novo Focus RS do Ken Block para Rallycross!

Artigo seguinte

Mercedes Flecha de Prata Protótipo a caminho de Pebble Beach!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *