Comunicados de ImprensaNoticias

Equipa Astara prepara-se para o arranque do Dakar 2024

  • Laia Sanz e Patricia Pita congratulam-se pelos primeiros quilómetros percorridos em Al-Ula, Arábia Saudita.
  • Os dois Astara 02 Concept percorreram um total de 108 km.

Equipa Astara prepara-se para o arranque do Dakar 2024 18

A Astara Team, que entra em competição já a partir de hoje no Rally Dakar 2024, aproveitou da melhor forma o dia de testes disponibilizado aos concorrentes pela organização, com os ajustes finais aos dois Astara 02 Concept. As pilotos Laia Sanz e Patricia Pita percorreram um total de 108 km num trajeto de 27 km, localizado perto de Al-Ula, demonstrando satisfação com os resultados obtidos.

Equipa Astara prepara-se para o arranque do Dakar 2024 19

 

Para Laia Sanz, “é muito importante começar o dia de testes com boas sensações. Eu e o Maurizio Gerini concentrámo-nos em detalhes que são relevantes para um desempenho a 100% desde o início. Por outro lado, foi bastante positivo regressar à rotina de trabalho conjunto dentro do carro.”

Patricia Pita considerou esta sessão como “muito proveitosa”, acrescentando que “foi uma excelente oportunidade para rodar vários quilómetros, algo importante para terminar a adaptação ao astara 02 Concept. É um carro muito exigente e quero aprender o mais rápido que for possível.”

Óscar Fuertes, diretor desportivo da Astara Team, sublinhou a relevância deste dia de testes para toda a estrutura, especialmente na secção técnica: “Estamos muito satisfeitos com o trabalho de hoje. O Rally Dakar é um evento especial e requer veículos de competição para viajar por um longo período de tempo como se estivéssemos a bordo de um barco. É importante verificar se está tudo em ordem e a postos para uma prova onde qualquer falha ou erro pode significar o fim da competição.”

Equipa Astara prepara-se para o arranque do Dakar 2024 20

 

Além de procurar garantir que todos os elementos mecânicos estão corretamente configurados, a Astara Team centrou-se também na afinação dos diferentes parâmetros necessários para a medição e verificação da pegada de carbono, mantendo o compromisso de se tornar a equipa mais sustentável desta edição.

O percurso do Rally Dakar 2024 terá início em Al-Ula e conclusão em Yanbu, na Arábia Saudita, começando com um prólogo que irá determinar as posições de largada na primeira de doze etapas. Ao longo de duas semanas, serão percorridos 7891 km, dos quais 4727 cronometrados.

Equipa Astara prepara-se para o arranque do Dakar 2024 21

Sobre a Astara Team

A Astara Team é uma equipa de competição criada em 2021 para participar no Rali Dakar, com o objetivo de demonstrar que a excelência tecnológica e a competição de alto nível podem coexistir com o respeito pelo ambiente e pela diversidade. Este é o terceiro Dakar da Astara Team, que se apresenta com dois veículos Astara 02 Concept, um buggy de duas rodas motrizes movido a e-fuel.

Laia Sanz / Maurizio Gerini e Patricia Pita / Paolo Boggioni vão competir ao mais alto nível, utilizando uma solução de mobilidade eficiente e amiga do ambiente, com o objetivo de vencer na sua categoria, a T1.2 Ultimate. O Rali Dakar 2024 realiza-se pelo quinto ano consecutivo na Arábia Saudita, começando a 5 de janeiro na antiga cidade de Al-Ula, em direção ao Empty Quarter, e terminando a 19 de janeiro em Yanbu, ao longo das margens do Mar Vermelho. Para mais informações sobre a equipa astara, visite: www.astarateam.com/

Equipa Astara prepara-se para o arranque do Dakar 2024 22

Sobre o combustível sintético

O combustível sintético é totalmente neutro em termos de carbono; o seu impacto ambiental é nulo. O CO2 emitido durante a combustão é o mesmo que o extraído do ar durante o processo de produção.

Além disso, não gera resíduos sólidos nem micropartículas. A sua produção baseia-se na obtenção de gás de síntese – utilizando energias renováveis – que passa por processos químicos sucessivos, resultando num hidrocarboneto líquido ecológico fácil de utilizar, armazenar e transportar.

A eficiência energética do combustível sintético é 12% superior à da gasolina.

Artigo anterior

Soc. Com. C. Santos cede veículos infantis elétricos a hospitais Trofa Saúde

Artigo seguinte

Adamastor recebe certificação da Agência Nacional de Inovação para a idoneidade na prática de atividades de investigação e desenvolvimento

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.