Noticias

Elfyn Evans ganha e Kalle Rovanperä em terceiro no rali da Suécia

Elfyn Evans conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Ralis com a Toyota Gazoo World Rally Team no domingo. Relembramos que o Rali da Suécia foi o seu segundo Rali ao volante do Toyota Yaris WRC.

Foi também uma primeira vitória para o navegador Scott Martin, que se estreou neste Rali da Suécia com o piloto britânico. e
“Eu tenho que dar muito mérito à equipa por me entregarem um óptimo carro, mas também por me darem o apoio e a ajuda necessária nos testes, só assim consigo levar o Toyota Yaris WRC onde quero”, disse Elfyn Evans

“O Yaris WRC está a dar-me muita confiança e nas condições adversas como as que encontrei aqui, este factor é de extrema importância. Foi muito agradável pilotar até agora e espero que possamos levar esse sentimento para os próximos ralis. Um grande agradecimento ao Scott também – ele tem sido muito bom desde que está ao meu lado e estou muito feliz por estar com ele na sua primeira vitória também.”

Um rali a correr de feição para a Toyota, uma vez que Elfyn Evans liderou todo o rali e o jovem Kalle Rovanperä de 19 anos terminou em 3º lugar após de uma grande “batalha” com Sébastien Ogier. Kalle Rovanperä conseguiu ainda o tempo mais rápido na Power Stage no final do rali.

O resultado leva Elfyn Evans a igualar o primeiro lugar na classificação do Campeonato de Pilotos do WRC, enquanto a Toyota lidera agora o Campeonato de Construtores.
Este é o terceiro triunfo no Rali da Suécia em quatro anos para o Toyota Yaris WRC.

Elfyn Evans acumulou uma vantagem de 17,2 segundos no final do dia, tendo vencido cinco das oito etapas anteriores, o que lhe permitiu adoptar uma abordagem relativamente cautelosa na fase final do rali e ainda garantir a vitória por 12,7 segundos.

Depois de impressionar na sua estreia no Rali de Monte Carlo, em Janeiro, Kalle Rovanperä foi ainda melhor no Rali da Suécia. Rovanperä e Ogier trocaram de posição várias vezes no sábado, e foi Ogier quem chegou ao último dia com uma vantagem de meio segundo.

Nas difíceis condições do Likenäs Power Stage, Kalle Rovanperä foi 3,7 segundos mais rápido do que qualquer outro piloto, conquistando a sua primeira vitória numa power stage do WRC e o máximo de cinco pontos de bónus.

Aos 19 anos, ele é o piloto mais jovem a terminar num pódio numa prova do campeonato do mundo de Ralis, relembramos que é 2 anos mais novo que o anterior piloto.

A próxima prova do WRC é o Rally do México, de 12 a 15 de Março. Este Rali tem estradas irregulares de cascalho e temperaturas a torno de 30ºC. A altitude é também um factor importante, com o percurso do rali a chegar 2.737m acima do nível do mar, condições que se irão revelar verdadeiramente exigentes para pilotos e mecânica dos automóveis.

Classificação final Rally Suécia

1 Elfyn Evans / Scott Martin (Toyota Yaris WRC) 1h11m43.1s
2 Ott Tänak / Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) + 12,7s
3 Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) + 20,2s
4 Sébastien Ogier / Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) + 23,6s
5 Esapekka Lappi / Janne Ferm (Ford Fiesta WRC) + 32,4s
6 Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) + 33,8s
7 Craig Breen / Paul Nagle (Hyundai i20 Coupe WRC) + 1m00.9s
8 Teemu Suninen / Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) + 1m24,5s
9 Takamoto Katsuta / Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC) + 1m59.6s
10 Jari Huttunen / Mikko Lukka (Hyundai i20 R5) + 4m08.0s

Artigo anterior

Gama E-TENSE da DS AUTOMOBILES em Portugal

Artigo seguinte

Hyundai i20: Mais irreverente que nunca!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.