NoticiasComunicados de Imprensa

Eis como se prepara o novo CUPRA e-Racer para competição

CUPRA e-Racer renova design com mais potência e emissões zero.

O primeiro carro de competição 100% elétrico recorre a um chassis completamente renovado e recebe uma bateria mais potente e estável.

Este será a referência para a próxima competição de Turismos multimarca 100% elétricos, o Pure ETCR.

Combinar a performance com a eletrificação, a eficiência e a sustentabilidade. Era esse o desafio da equipa CUPRA no desenho e desenvolvimento do modelo para a competição multimarca de Turismos 100% elétricos, o Pure ETCR. O resultado é o CUPRA e-Racer, que já está pronto para conquistar os circuitos.

– Um novo e-Racer para um novo Leon. Tal como o seu antecessor, o e-Racer foi desenvolvido a partir do CUPRA Leon. A mais recente geração de Turismos conta com o design mais aerodinâmico de sempre, o que permitiu aos engenheiros da CUPRA Racing desenvolver um carro de competição mais dinâmico e potente, capaz de alcançar os 270 km/h. “O chassis é completamente novo, já desenvolvido sobre a plataforma do novo Leon, 50 milímetros mais larga e com um desenho mais eficiente de série. A base da carroçaria e os seus elementos móveis são rigorosamente os de série. Os para-choques, as soleiras das portas, guarda-lamas e o spoiler têm um novo desenho. Além disso, foram adicionados elementos aerodinâmicos como o splitter dianteiro”, diz Xavi Serra, responsável pelo desenvolvimento técnico da CUPRA Racing.

– Mais potência, mais eficiência. Umas das novidades do e-Racer de 2020 está na ampliação da capacidade da bateria. O número de células foi aumentado para 6.270 unidades, com uma nova distribuição do seu interior e melhor refrigeração, tornando-as mais eficientes nos tempos de recarga. “Conseguimos dar um passo em frente na segurança, já que trabalhámos numa melhor resistência ao impacto e à intrusão da bateria”, diz Serra. O sistema eletrónico também foi redesenhado com uma reprogramação completa.

– Evolução medida ao milímetro. Para compensar o acréscimo de 50 milímetros do CUPRA Leon no qual se baseia o e-Racer e a nova estrutura de proteção da bateria, vários elementos foram reconfigurados. “Otimizámos o peso de muitos componentes. No interior, a carroçaria recebeu mudanças importantes para instalar a bateria e os restantes componentes elétricos. Não só reforçámos o arco de segurança para efeitos de competição, como também trabalhámos com novos componentes para obtermos um maior nível de rigidez torsional”, revela o responsável pelo desenvolvimento técnico da CUPRA Racing.

– 100% CUPRA. A nova imagem do e-Racer também mudou: jantes com mais tons distintos de cobreado e maior presença do blue petrol na carroçaria, em combinação com branco. “Quisemos combinar o ADN da CUPRA com um perfil mais aerodinâmico. Para isso, desenharam-se novos gráficos progressivos com detalhes em cobreado que, além do dinamismo, definem e suavizam a união entre as duas partes da carroçaria em branco e azul”, diz Francesca Sangalli, responsável pelo conceito de Color&Trim e Concept&Strategy.

– Criar o futuro das corridas com emissões zero. Dentro deste inovador design estão 4 motores que aceleram o elétrico de competição aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos. Com esta performance, obtida com uma única velocidade, o novo e-Racer prepara-se para o novo campeonato de Turismos 100% elétricos, o Pure ETCR, com Mattias Ekström e Jordi Gené como pilotos oficiais. “O e-racer tem sido o ponto de referência para uma competição internacional multimarca. Tecnicamente, nós temos feito o caminho”, garante Xavi Serra.

De 1 a 6.270: os números-chave do e-Racer
1 velocidade
4 motores
3,2 segundos para alcançar os 100 Km/h
50 minutos para recarregar a bateria
100% elétrico
270 km/h de velocidade máxima
500 kW de potência
500 quilos de peso da bateria
6.270 células na bateria

Artigo anterior

Historia do conforto Citroën

Artigo seguinte

Ford Ranger Na Defesa dos Oceanos

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.