NoticiasZoom Eco

Dinamarca quer fim dos veículos a combustão até 2030!

A Dinamarca está pressionar a União Europeia, para emitir um plano de proibição progressiva de automóveis a diesel e gasolina, esta proposta está a ser apoiada por mais 10 países.

A proposta foi apresentada durante uma reunião entre ministros do meio ambiente que pertencem à União Europeia. Esta proposta também inclui a proibição de vendas até 2030, como uma medida contra as alterações climáticas.

A Comissão Europeia quer tornar a Europa no primeiro continente neutro em termos de clima até 2050, mas a Dinamarca argumenta que, para conseguir isso, o sector dos transportes deve diminuir suas emissões.

O objectivo da União Europeia é reduzir as emissões de gases poluentes em 40% até 2030, com a Comissão Europeia a planear uma redução a zero até 2050, numa tentativa de parar o aquecimento global. “Precisamos de reconhecer que estamos com pressa”, disse o ministro dinamarquês do Clima e Energia, Dan Jorgensen, após a reunião.

Em Outubro de 2018, a Dinamarca anunciou a proibição de venda de veículos a combustão até 2030. Acabou por abandonar a ideia, por esta não estar ao abrigo das normas da União Europeia.

A nova proposta de Dan Jorgensen prevê a proibição de venda de veículos a combustão nos países que assim o entenderem. O ministro tem esparança que esta medida venha a impulsionar uma caída gradual na utilização dos veículos movidos a combustíveis fósseis.

“O plano A seria uma proibição europeia”, afirmou o ministro dinamarquês. No entanto, países como Lituânia, Letônia, Eslovênia, Bulgária e outros sugeriram que devem haver mais medidas, para impedir a comercialização de veículos usados e mais poluentes por parte dos países ocidentais à Europa de Leste.

Dan Jorgensen afirmou que é importante que a União Europeia comunique as suas medidas às marcas. Deixou claro que a Dinamarca vai estabelecer uma aliança com os 10 países que apoiam a estratégia de eliminar progressivamente os veículos a diesel e a gasolina para aplicar mais pressão à União Europeia.

Artigo anterior

Supercarros presentes no Caramulo até dia 20 de Outubro!

Artigo seguinte

José Pedro Fontes e Inês Ponte vencem Rali do Vidreiro!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.