NoticiasComunicados de Imprensa

Dar forma à identidade da marca

Quando pensamos num desenhador a trabalhar para uma empresa automóvel, a primeira coisa que nos vem à cabeça poderá ser uma pessoa a fazer rascunhos de carroçarias.

Na realidade, os desenhadores automóveis trabalham num leque diversificado de elementos, desde os logótipos do automóvel, passando pelos espaços dos salões automóveis, edifícios dos concessionários, uniformes dos trabalhadores e muito mais. A escala e os materiais utilizados poderão variar, mas tudo faz parte de uma identidade unificada da marca, que se projeta para dar corpo ao futuro da marca, consubstanciado no plano Nissan NEXT.

«Desenhamos coisas com todos os tipos de materiais e dimensões diferentes, mas a ideia básica – tentar dar forma à identidade e ao espírito da marca – permanece a mesma», afirma o desenhador da Nissan, Hiroyuki Sakurai.

Hiroyuki Sakurai,
desenhador de experiência de marca/espaços

Naoki Yamamoto,
desenhador de logótipos automóveis

Desenhar espaços
Na Nissan, desenhadores dedicados trabalham com edifícios e espaços como edifícios da empresa, stands em salões automóveis e concessionários.

Os desenhadores de espaços da Nissan trabalham com os espaços e edifícios da empresa Interior da NISSAN CROSSING

«Muitas vezes aplicamos elementos automobilísticos no design de espaços», afirma Sakurai. «O espaço do Nissan Pavilion onde revelámos no ano passado o novíssimo crossover elétrico Nissan Ariya, inclui elementos de design do próprio Ariya, num contraste entre a tradição e a inovação».

Nissan Pavilion

Apresentação dos automóveis na era digital
Os desenhadores são também cada vez mais inspirados pelo cruzamento entre as experiências físicas e virtuais.

«Estamos a tentar desbravar um novo caminho, oferecendo novas experiências, como a condução de um automóvel com legado ou um automóvel futurista que não tenha ainda sido criado», exclama Sakurai. «Os dispositivos de realidade virtual são cada vez mais utilizados no design, não só automóvel como também de espaços. Por exemplo, podemos utilizar um dispositivo de realidade virtual para alterar o tempo, a estação e a iluminação. Isto deve-se ao facto do ambiente externo fazer parte da forma na qual vivemos um automóvel».

Logótipos do automóvel
Enquanto a “face” de um automóvel, os símbolos e logótipos são fundamentais para a identidade de um fabricante automóvel. Além do símbolo da empresa – no caso da Nissan, o seu nome por extenso – existem também outros elementos que nomeiam o modelo ou que significam a especificação ou a versão. Cada um deles, é criado por desenhadores dedicados para que esses elementos sejam parte de cada modelo, especificamente.

A mudança com os tempos
Até aos anos 2000, as fontes e decorações dos logótipos dos automóveis Nissan variavam de modelo para modelo, dependendo do carácter de cada automóvel. O desenhador de emblemas Naoki Yamamoto foi atraído pelos símbolos elegantes dos automóveis de luxo quando se juntou à Nissan.

«Os anos 90 foram uma época na qual os clientes preferiam emblemas coloridos e decorativos», afirma. «Por exemplo, o Cedric e o Gloria tinham à época maravilhosos emblemas em cursivo com uma faixa dourada».

O símbolo do Nissan Cedric com a faixa dourada, nos anos 90

Em 2001, a Nissan decidiu unificar a identidade global da marca. As fontes, cores, o acabamento da superfície e a posição dos logótipos eram praticamente as mesmas. Dentro das regras unificadas, os desenhadores podiam ainda decidir sobre detalhes como as dimensões e a posição precisa para cada modelo.

Z e GT-R
Os Nissan Z e GT-R, no entanto, continuaram a dispor de símbolos especiais. No passado mês de setembro, a Nissan revelou o Z Proto, um protótipo da próxima geração do automóvel desportivo Z. O logótipo cursivo e diagonal do Z Proto é uma homenagem à primeira geração do Z. O símbolo “Z” circular na lateral tem também vindo a fazer a sua aparição há gerações. Entretanto, o GT-R utiliza um logótipo com as letras “GT-R” e uma cor vermelha viva. Esta fonte é também exclusiva ao GT-R.

O Nissan Z e GT-R possuem logótipos com designs exclusivos

O novo logótipo e fonte no futuro automóvel da Nissan
Além de introduzir o novíssimo logótipo da Nissan, o ARIYA apresentou também um nova fonte padrão para os símbolos, com uma nova cor, brilho e forma transversal. O logótipo da “Nissan” na dianteira possui também um design iluminado, especificamente desenhado para oferecer aos automóveis elétricos da marca uma conotação mais futurista.

Símbolo da marca iluminado no Ariya, específico para os automóveis elétricos da Nissan

Vista traseira do Ariya com a nova imagem de marca da Nissan e o logótipo do Ariya

A novíssima identidade da Nissan está a ser reavivada por desenhadores como Sakurai e Yamamoto, enquanto reinventam os espaços e os novos símbolos que representam o novo capítulo da história da Nissan, o Nissan NEXT.

Artigo anterior

A Nissan estabelece objetivo de neutralidade carbónica em 2050

Artigo seguinte

Volvo Cars a crescer perto de 30 por cento em 2021

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.