NoticiasComunicados de Imprensa

CUPRA Formentor e-HYBRID energiza aposta da marca na performance eletrificada

O CUPRA Formentor e-HYBRID é o segundo modelo híbrido plug-in da marca, juntando-se ao CUPRA Leon e-HYBRID.

O CUPRA Formentor e-HYBRID fica disponível com dois níveis de propulsão: 204CV (CUPRA Formentor e-HYBRID) e 245CV (CUPRA Formentor VZ e-HYBRID), ambos associados à caixa DSG.

A junção de um bloco 1.4 TSI com tecnologia de combustão, com um motor elétrico e bateria de lítio reduz emissões para uns diminutos 26-32g/km (31-35g/km no de 245CV).

O modo puramente elétrico consegue garantir um alcance de até 59km (até 55km no de 245CV) – perfeito para ambientes urbanos de emissões zero.

O CUPRA Formentor, o primeiro veículo especificamente desenvolvido para a marca, está agora a chegar aos mercados com duas plataformas híbridas plug-in, ajudando a CUPRA a transitar para a eletrificação, mostrando que a eletrificação e a performance casam na perfeição.

O CUPRA Formentor e-HYBRID também junta as qualidades de um desportivo com os benefícios de um SUV num momento de impressionante crescimento no segmento dos crossover, e acrescenta ainda mais uma importante e nova capacidade.

O grupo motopropulsor do CUPRA Formentor e-HYBRID desenvolve 204CV ou 245CV, fundindo a eficiente tecnologia de combustão TSI com um potente motor elétrico e a bateria de iões de lítio, maximizando a performance e a eficiência.

O sofisticado controlo adaptativo de chassis, a direção progressiva e a tecnologia de passagens diretas das relações da caixa de velocidades “quick-shifting” continuam a assegurar o núcleo de elementos dinâmicos e a emoção expectável na marca.

Mais perto do solo para reforçar a estética e a pose desportiva, com o foco visual centrado na secção traseira do veículo, destacando, em simultâneo, o comprimento do capot-motor, sublinha as proporções dinâmicas num todo.

O design responde às necessidades atuais dos clientes, mas com uma robustez e um leque de soluções capazes de marcar a diferença, não apenas na sofisticada plataforma híbrida plug-in, mas também pela experiência de conetividade total, bem como dos mais avançados sistemas de segurança e de conveniência disponíveis.

Grupo motopropulsor
Como primeiro modelo especificamente desenvolvido para a CUPRA, assumindo-se como o modelo mais emocional da gama, também recai no CUPRA Formentor o passo seguinte na ofensiva elétrica da marca.

O poderoso CUPRA Formentor e-HYBRID, híbrido plug-in, junta um bloco a gasolina 1.4 TSI 150CV (110kW) com um motor elétrico de 115CV (85kW). A energia elétrica é armazenada na sofisticada bateria de iões de lítio de 13 kWh, o que permite ao CUPRA Formentor garantir uma performance eco consciente.

A combinação de tecnologias convencionais e da geração seguinte permite que o CUPRA Formentor e-HYBRID disponha permanentemente da entrega da potência, recorrendo à propulsão térmica, à força elétrica ou à fusão de ambas. Isso também resulta na disponibilidade de dois níveis distintos de potência: 204CV (150kW) e 245CV (180kW). Os dois CUV de elevadas performances, com tração dianteira, partilham a plataforma de propulsão, mas são calibrados com características distintas.

Na variante de 204CV, o híbrido plug-in junta performance com eficiência. Pode completar a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7.8 segundos e alcança a velocidade máxima de 205 km/h. Nesta versão, as emissões de CO2 situam-se entre os 26-32g/km, consumindo entre 1.2-1.4 litros de combustível para percorrer 100km de acordo com o ciclo oficial de normas WLTP.

Salte para o mais poderoso CUPRA Formentor VZ e-HYBRID 245CV e no exercício e o arranque até aos 100km/h reduz-se a apenas 7.0 segundos com a velocidade máxima a atingir os 210km/h.

Mas o aumento da performance não compromete a eficiência, com os 245CV do CUPRA Formentor e-HYBRID a conseguirem consumos de 1.4-1.6 l/100km, enquanto os valores de CO2 resultam em valores tão baixos como os 31-35g/km de acordo com as normas WLTP.

A elevada eficiência é conseguida com um grande contributo da densa bateria de iões de lítio de 13kWh. A elevada tecnologia armazena energia suficiente para assegurar um alcance exclusivamente elétrico de até 59km (até 55km para o 245CV), com base no ciclo oficial WLTP.

A bateria de iões de lítio pesa 130 quilos e está colocada em posição tão baixa quanto possível de forma a minimizar o seu impacto na dinâmica do veículo, ao passo que o seu volume de apenas 96 litros facilita a sua integração na viatura.

O modelo também inclui um intensificador elétrico de travagem, dando ao CUPRA Formentor e-HYBRID a habilidade de recuperar energia nas funções alternadas do sistema plug-in.

A gestão térmica da bateria, bem como dos restantes elementos no sistema híbrido plug-in, como o de carregamento, da eletrónica e do motor elétrico é incrivelmente importante. Por essa razão, o CUPRA Formentor e-HYBRID inclui um sistema adicional de arrefecimento com o seu próprio radiador e vaso de expansão.

O novo sistema, que funciona a baixas temperaturas quando comparado com as do motor de combustão, ajuda a melhorar a eficiência do sistema tanto em climas frios como quentes.

Modos de condução:

O CUPRA Formentor e-HYBRID arranca sempre em modo elétrico – estando a bateria com carga suficiente. O sistema passa para o modo Hybrid (híbrido) se a energia disponível descer de um determinado patamar ou se a velocidade ultrapassar os 140 km/h.

Na função Hybrid, existem dois modos: Hybrid-Auto e Hybrid-Manual. O Hybrid-Auto é o modo ativo por defeito, gerindo automaticamente o grupo motopropulsor de forma a otimizar a carga da bateria. No modo Hybrid-Manual, o condutor pode escolher entre três opções:

1) O modo hold que mantém o nível de carga da bateria nesse determinado momento

2) Reservar um determinado estado da carga em percentagem

3) Função de carga que fornece energia à bateria através do motor de combustão.

Quando a bateria atinge um nível baixo, o sistema passa para o modo híbrido. Uma vez junto de um ponto de carga, a bateria pode ser ligada a fonte externa, recarregando em apenas 3 horas e 40 minutos através de um carregador de 3.6kW (Wallbox), ou em menos de 5 horas através do carregador de 2.3kW.

Chassis
O grupo motopropulsor do CUPRA Formentor e-HYBRID casa com o chassis de forma a entregar um comportamento dinâmico e distinto. O chassis e a direção asseguram um desempenho mais preciso, envolvente e distinto, com uma dinâmica que poucos associariam a um veículo híbrido plug-in. Até agora.

O chassis foi afinado para as novas exigências impostas pelo sistema motopropulsor híbrido plug-in, com ajustes de acordo com a alteração e distribuição de pesos.

Tal como os seus irmãos na gama, o CUPRA Formentor e-HYBRID recebe o controlo dinâmico de chassis DCC ajustável pelo comando rotativo e que pode ser infinitamente adaptado às necessidades do condutor.

Adicionalmente, a suspensão MacPherson dianteira com estrutura multibraços atrás assegura um rolamento equilibrado e um ponto de partida para que os mais avançados sistemas possam evoluir a dinâmica. Entre essas opções individuais estão as jantes de liga leve de 18 e de 19 polegadas.

Design Exterior

As linhas dinâmicas do CUPRA Formentor sobressaem com o destaque visual colocado nos traços que percorrem a traseira do veículo e que sublinham o comprimento do capot. Um poderoso efeito intencional que a equipa de design criou para dotar o CUPRA Formentor e-HYBRID de um ainda maior impacto visual de performance e de estilo.

Do topo do capot nascem linhas esculpidas que convergem no logo CUPRA colocado na grelha, mas que também fazem o olhar percorrer o sentido oposto em direção aos pilares dianteiros e no que se segue. A porta da tomada elétrica está situada à frente, do lado esquerdo.

Na secção traseira, o CUPRA Formentor e-HYBRID simula a presença de ponteiras de escape em tonalidade cobreada, numa dica subtil de estarmos perante algo diferente das outras versões CUV de elevadas performances.

Design Interior
O habitáculo com elevada qualidade de construção assegura um sentido desportivo moderno com o toque único e detalhado da marca CUPRA.

Envolvidos por materiais de elevada qualidade, com a presença de alumínio escurecido escovado e de detalhes cobreados, o habitáculo envolve confortavelmente os ocupantes num ambiente moderno e contemporâneo.

Quando o condutor fica perante o novo volante CUPRA, outro indicador do espírito do CUPRA Formentor, que inclui o botão de arranque Start e o comando dos modos CUPRA, percebe de imediato estar a assumir o controlo de um tipo de veículo diferente.

E, ao contrário de outros modelos na gama, a informação mostrada pelo Digital Cockpit surge focada no desempenho da plataforma eletrificada, do modo especificamente elétrico, com o alcance disponível, ao modo de entrega de potência.

O ponto central no habitáculo é assumido pelo ecrã tátil de 12” que garante toda a funcionalidade e conetividade aos ocupantes com uma reduzida presença de botões. A simplicidade e elegância do interior é alcançada graças, em parte, à presença da tecnologia shift-by-wire da caixa de velocidades DSG, que ajuda a libertar espaço interior com uma maior funcionalidade.

Especificamente para os modelos e-HYBRID CUPRA (CUPRA Formentor e-HYBRID e CUPRA Leon Sportstourer e-HYBRID), foi colocado um botão na porta do condutor que permite abrir a porta do bocal de enchimento do depósito de gasolina.

Acrescente-se a isto as dimensões do CUPRA Formentor e-HYBRID, que marcam 4,450mm de comprimento, 1,839mm de largura e uma altura de 1,510mm, o que garante um excelente espaço ao nível da cabeça dos ocupantes, bem como a distância entre eixos de 2,680mm, a base para um significativo espaço para as pernas dos passageiros traseiros. O CUPRA Formentor e-HYBRID assegura uma capacidade de bagageira de 345 litros.

Conectividade
O CUPRA Formentor e-HYBRID é um automóvel 100% conectado: a conectividade a bordo (Full Link que inclui Android Auto e CarPlay sem cabo; funcionalidades e serviços online) mantém a ligação ao mundo exterior. A combinação das funcionalidades CUPRA CONNECT com o sistema e-HYBRID resulta numa ainda maior possibilidade de controlo do veículo, com um leque alargado de funções controladas através da app, incluindo funcionalidades de gestão da bateria, tanto a bordo como desde o exterior do veículo. A app ainda oferece a possibilidade de ajuste remoto do ar condicionado.

Segurança e conforto
Um vasto leque de sensores integrados no veículo faz do CUPRA Formentor e-HYBRID um dos veículos mais práticos e seguros para o dia-a-dia. Os destaques incluem os assistentes de Viagem, Lateais e de Saída, e de Emergência, ACC Preditivo e aviso de saída.

A tecnologia reunida garante elevados níveis de segurança, ainda que os sistemas estejam integrados de forma a se tornarem eficientes sem retirarem controlo ao condutor. Um ponto muito importante na CUPRA, uma marca que tem como prioritárias as vontades do condutor

O resultado é um veículo que preenche as necessidades dinâmicas da marca CUPRA, suplantando simultaneamente os padrões de segurança exigidos pelo mercado.

Ficha Técnica

CUPRA Formentor VZ e-HYBRID (245CV)

Motor1.4 TSI 245CV (180kW)
Cilindros/Válvulas4-cil/16v
Cilindrada1,395cc
Diâmetro e curso74.5 x 80
Taxa de compressão10
Motor elétrico85kW (115CV)
Bateria13kWh
Binário máximo400Nm
Alcance elétrico (WLTP)52-55km
0 a 100 km/h7.0 segundos
Velocidade máxima210km/h
Consumo combinado de combustível (WLTP)1.4 – 1.6 l/100km
CO2 combinado (WLTP)31-35 g/km

 

CUPRA Formentor e-HYBRID (204CV)

Motor1.4 TSI 204CV (150kW)
Cilindros/Válvulas4-cil/16v
Cilindrada1,395cc
Diâmetro e curso74.5 x 80
Taxa de compressão10
Motor elétrico85kW (115CV)
Bateria13kWh
Binário máximo350Nm
Alcance elétrico (WLTP)53-59km
0 a 100 km/h7.8 segundos
Velocidade máxima205km/h
Consumo combinado de combustível (WLTP)1.2 – 1.4 l/100km
CO2 combinado (WLTP)26-32 g/km

Comunicado de Imprensa SEAT Portugal

CUPRA Formentor e-HYBRID energiza aposta da marca na performance eletrificada 14

Artigo anterior

Skoda Enyaq torna-se mais desportivo com versão Sportline!

Artigo seguinte

Porsche 911 992 GT3 acaba de ser revelado e já percorre Nurburgring em menos de 7 minutos!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.