Comunicados de ImprensaNoticias

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA

Depois do lançamento do EV6, o Kia Concept EV9 dá pistas sobre o próximo EV da Kia.

Concept de SUV 100% elétrico incorpora o compromisso da Kia com a sustentabilidade.

“Opposites United”, a nova linguagem de design da Kia, influencia fortemente o exterior aventureiro e bem definido do Concept EV9.

Espaço interior inspirado no “Elemento Água” da filosofia “Opposites United”, estabelecendo uma relação positiva com o mundo exterior.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 15
Concept EV9

Numa altura em que o EV6 ainda vive o “estado de graça” de um lançamento aclamado à escala global, a Kia não perde tempo e surpreende os visitantes do AutoMobility LA com um novo foco de atenção para a mobilidade elétrica: agora é a vez de uma antevisão daquilo que será o seu SUV 100% elétrico. Dá pelo nome de Kia Concept EV9 e acaba de ser mostrado ao mundo no salão de mobilidade de Los Angeles.

Visto como o mais claro sinal até hoje sobre aquele que poderá ser o novo membro da gama de EV de nova geração da Kia, o Concept EV9 simboliza a liderança da marca na conceção e desenvolvimento de automóveis de alta tecnologia e isentos de emissões com design francamente aspiracional.

À semelhança do EV6, o Concept EV9 apresenta-se como um EV cuidadosamente desenvolvido e otimizado pela Kia com base numa avançada infraestrutura específica para este tipo de viaturas, a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP).

O Concept EV9 corporiza o compromisso da Kia para com as soluções de mobilidade sustentáveis. O design deste modelo foi inspirado na natureza e utiliza materiais provenientes de reutilização criativa, desenvolvidos a partir de resíduos depositados no frágil ecossistema marinho.

O SUV oferece também uma apelativa estética visual, graças à filosofia de design “Opposites United”.

A equipa de design da Kia foi particularmente influenciada pelo pilar “Bold for Nature” desta filosofia, fator que contribuiu para que este concept SUV 100% elétrico adquirisse as suas formas icónicas e ousadas, conjugando qualidades racionais e emotivas com linhas alegres e robustas.

As alargadas capacidades técnicas e o carácter flexível do Concept EV9 permitem-lhe estar igualmente confortável em situações de tráfego lento nas grandes cidades ou em viagens em família à descoberta da natureza.

“O Kia Concept EV9 é mais uma importante etapa para nós, naquela que tem sido uma viagem incrível desde o início do ano. Após deixarmos bem claras as nossas intenções de nos tornarmos um dos líderes globais em soluções de mobilidade sustentáveis, é com orgulho que hoje apresentamos ao mundo o nosso concept SUV 100% elétrico, que combina um avançado grupo motopropulsor com zero emissões, um design exterior de vanguarda e um interior contemporâneo e inovador, repleto de alta tecnologia”, refere Karim Habib, Senior Vice President e Diretor do Kia Global Design Center.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 16
Concept EV9

O formato do que está para vir

O Concept EV9 representa um futuro caminho para os SUV. Com uma arquitetura baseada na avançada plataforma E-GMP, trata-se de um automóvel de alta tecnologia e adequado à família, equipado com um grupo motopropulsor 100% elétrico.

O seu impactante perfil exterior conjuga-se com um espaço interior moderno e elegante, influenciado por tecnologia de vanguarda. A estética superlativa deste modelo, tanto no interior, como no exterior, foi cuidadosamente desenvolvida a partir da nova filosofia de design da Kia “Opposites United”.

Inspirando-se no pilar “Bold for Nature”, com a sua postura robusta e assertiva, o Concept EV9 apresenta um formato aventureiro e extrovertido. No exterior, as suas proporções permitem antever um SUV com três filas de bancos, o que significa um modelo altamente capacitado, prático e pronto para a ação.

Visto lateralmente, o perfil angular moderno confere a este SUV 100% elétrico uma silhueta simples, mas distinta, profundamente alicerçada no pilar “Bold for Nature”.

A baixa altura da parte lateral da carroçaria gera um impacto máximo e instantâneo com os volumes dos guarda-lamas retilíneos e cristalinos, que estão colocados num plano muito mais elevado. Esta baixa altura lateral faz com que a zona dos guarda-lamas do Concept EV9 sobressaia, o que resulta numa sólida postura de SUV.

Contrastando com a postura musculada, os elementos suaves e acolhedores que encontramos por toda a carroçaria são destacados por elementos retilíneos e bem definidos. A geometria sólida expressa-se através de uma distribuição da massa que beneficia de um design sofisticado, ao mesmo tempo que o volume do harmonioso habitáculo foi definido de forma a tornar o Concept EV9 mais convidativo e acessível.

O Concept EV9 apresenta um comprimento de 4930 mm, 2055 mm de largura e 1790 mm de altura, proporcionando uma distância entre eixos de 3100 mm.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 17
Concept EV9

Digitalização do “rosto de tigre”

A emblemática frente “Rosto de Tigre” da Kia foi reinterpretada para a era dos BEV, algo que fica bem demonstrado no Concept EV9.

O novo “Rosto de Tigre Digital” beneficia do facto de os automóveis 100% elétricos não necessitarem da tradicional grelha dos veículos com motor de combustão interna, o que permite ao Concept EV9 apresentar uma dianteira totalmente pintada, vincando visualmente os valores de sustentabilidade.

A nova grelha de BEV alberga um painel de luz com um complexo padrão de nuvem de estrelas, o qual fica totalmente escondido atrás da carroçaria quando o veículo não está a ser utilizado. Este espetáculo de luz sublinha a natureza de alta tecnologia deste SUV 100% elétrico, ao mesmo tempo que presta homenagem ao mundo natural. Os padrões sequenciais funcionam como iluminação de boas-vindas para o condutor, posicionando-se depois para as funções de condução. O padrão de nuvem de estrelas inspirou a equipa de design da Kia a criar luzes de circulação diurna (DRL) verticais salientes, tanto para a parte dianteira como para a parte traseira deste modelo, oferecendo assim ao Concept EV9 um visual diferenciador de um extremo ao outro da carroçaria.

As oportunidades proporcionadas pela reconfiguração da grelha e pelo “Rosto de Tigre Digital” resultaram numa nova conceção das entradas de ar, que reduz a massa dianteira do veículo e melhora substancialmente o seu aerodinamismo.

A zona das condutas de ar do capô é utilizada como painel solar, que ajuda a recolher alguma da energia elétrica que o Concept EV9 utiliza. Com a implementação desta inovação, os proprietários dos BEV passarão a ter uma fonte de energia alternativa quando não estiverem próximos de uma estação de carregamento.

Outro reforço para a eficiência aerodinâmica deste modelo são as barras de tejadilho retráteis, que recolhem quando não estão a ser usadas, facilitando assim a passagem do ar sobre o veículo. Sempre que necessário, estas barras podem ser subidas através de um simples toque num botão, característica que destaca ainda mais a natureza polivalente do Concept EV9. O sistema de monitorização com câmaras de última geração, que substitui os retrovisores laterais convencionais, é mais um contributo para as propriedades aerodinâmicas, ao mesmo tempo que oferece ao condutor uma melhor consciência do espaço.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 18
Concept EV9

Luz natural

Na parte traseira do Concept EV9 destaca-se uma arrebatadora, mas delicada, conceção triangular dos pilares D, que funciona como ponto focal visual e se conjuga na perfeição com os elementos de design angulares. As linhas inovadoras destes pilares conferem também uma assinatura específica de Abertura de Luz Solar (DLO) a este modelo.

As jantes maquinadas de 22 polegadas são outro fator que contribui para o aspeto geométrico e natureza robusta do Concept EV9. Um elemento de design triangular aerodinâmico controla a passagem do ar em redor das jantes e gera um contraste visual com a sua natureza circular, expressando assim a filosofia “Opposites United” e assegurando que o equilíbrio harmonioso se estende a todo o conjunto.

De forma a manter-se em comunhão com o ambiente, e também com o pilar de design “Bold for Nature”, o Concept EV9 está equipado com um teto panorâmico DLO de grande amplitude, que não só proporciona aos passageiros vistas amplas e relaxantes, como também contribui positivamente para a sensação de bem-estar.

A elegante estrutura de vidros gera uma ligação direta entre os ocupantes e o exterior, quer seja através da luz solar nos dias de céu azul, do som tranquilo da chuva durante um passeio de fim de semana outonal ou da relaxante visão do luar e das estrelas numa noite sem nuvens.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 19
Concept EV9

Espaço interior transformador

Partindo de um pano de fundo de bem-estar, harmonia e plenitude, o Concept EV9 foi cuidadosamente desenvolvido no sentido de oferecer ao condutor e aos passageiros um espaço interior que se transforma ao longo da viagem.

Espelhando o design exterior, o interior do Concept EV9 surge fortemente influenciado pelo pilar “Bold for Nature” da filosofia Opposites United.

No habitáculo, o design integra as qualidades da natureza, do movimento e da quietude num espaço luxuoso com visão ampla para o exterior. O teto panorâmico contribui ainda mais para essa sensação de luminosidade e de comunhão com o ambiente.

Um ecrã interativo ultra-amplo de 27 polegadas oferece ao Concept EV9 uma interface entre o mundo real e o mundo virtual, ao mesmo tempo que constitui o centro nevrálgico para todos os requisitos do condutor e dos passageiros no que se refere a multimédia, ar condicionado e funcionalidades de conforto.

A sensação de futuro prolonga-se desde o design interior visionário até ao volante. Atualmente, a indústria automóvel trata o volante como um produto separado – um subsistema totalmente isolado. No entanto, a abordagem do Concept EV9 é radicalmente diferente, com a consola do volante a revelar-se uma extensão do espaço interior, conseguindo assim harmonizar-se de forma mais integrada.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 20
Concept EV9

Modos inovadores para o habitáculo com o veículo estacionado

O habitáculo do Concept EV9 explora novas perspetivas conforme a experiência a bordo vai evoluindo. Assim, neste SUV 100% elétrico vamos encontrar três modos de interior vanguardistas, adaptados a diferentes situações e requisitos de viagem.

O “Active Mode” foi concebido para quando o Concept EV9 se encontra em movimento, assegurando ao condutor e aos passageiros uma experiência de bordo ideal a partir do interior.

Os outros dois modos destinam-se aos momentos em que o Concept EV9 está parado.

O “Pause Mode” torna o habitáculo mais semelhante a um requintado espaço “lounge”, oferecendo aos ocupantes a oportunidade de interagirem, ao mesmo tempo que beneficiam da luz que entra pelo teto panorâmico. Neste modo, os bancos viram-se, permitindo aos ocupantes da primeira e da terceira fila ficar frente a frente, enquanto os bancos da segunda fila se dobram e transformam em mesa.

O segundo modo utilizável com o veículo estacionado é o “Enjoy Mode”, que abre o interior e o torna em espaço de lazer, alterando a configuração de três filas de bancos. Contudo, neste modo, a porta da bagageira é aberta, oferecendo aos ocupantes a possibilidade de se ligarem ao ambiente exterior e contemplarem a paisagem a partir de uma posição de conforto no habitáculo.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 21
Concept EV9

Inspirado pela água

O Concept EV9 apresenta um design inspirado na observação da simplicidade e da perfeição da Natureza, bem como na forma como os seus elementos contrastam entre si e trabalham em perfeita harmonia. Neste âmbito, o Concept EV9 foi buscar uma dose de inspiração suplementar ao “Water Element” da filosofia “Opposites United”, assumindo características relacionadas com a serenidade, a calma e o bem-estar. Por exemplo, a cor exterior remete-nos para as vastas profundezas do oceano, sendo depois equilibrada por um céu azul límpido e relaxante que irradia a sua luz para o interior.

O espírito subjacente ao “Water Element” também se destacou quando a equipa de design da Kia estava à procura de materiais ecológicos e sustentáveis para utilizar no Concept EV9. Foi decidida a utilização de redes de pesca recicladas na construção do piso do veículo, assim como garrafas de plástico e fibras de lã, igualmente recicladas, para o revestimento dos bancos. Para muitos dos revestimentos interiores foi utilizado couro vegan, mais ético e sustentável do que o couro animal convencional. A Kia planeia reduzir gradualmente a utilização de couro animal em todos os seus veículos.

Este novo modelo está em exposição na AutoMobility LA e no LA Auto Show até ao próximo dia 28.

Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 22 Concept EV9: antevisão de SUV elétrico da Kia é revelada no AutoMobility LA 23

Artigo anterior

Com a sua gama de furgões 100% elétricos, a PEUGEOT tem os olhos postos na liderança do mercado

Artigo seguinte

O Novo Renault Kangoo Van ganha o prémio internacional de comercial do ano 2022

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.