“Alfa Romeo nei nostri cuori”
- A cooperação comercial estratégica entre a Alfa Romeo e a Sauber Motorsport na F1, iniciada em 2018, chega ao fim no Grande Prémio de Abu Dhabi.
- As seis épocas na F1 contribuíram para o relançamento da imagem de marca da Alfa Romeo e para a divulgação da sua tecnologia de ponta.
- É com grande emoção e gratidão que a marca encerra mais um capítulo da sua história no desporto automóvel, o qual sempre fez parte do seu ADN.
A parceria entre a Alfa Romeo e a Sauber na Fórmula 1 chega ao fim no Grande Prémio de Abu Dhabi.
Em 2018, após mais de 30 anos de ausência, a Alfa Romeo regressou com ímpeto aos mais altos níveis do desporto automóvel, no âmbito de uma parceria estratégica, comercial e tecnológica. Seis anos de colaboração frutuosa e apaixonada entre duas empresas, Alfa Romeo e Sauber Motorsport, verdadeiros protagonistas da história da Fórmula 1.
Chegou o momento de agradecer a todos os que partilharam estes anos inesquecíveis com a Alfa Romeo. Um agradecimento especial ao falecido Sergio Marchionne, alguém que desejou profundamente esta parceria e a apoiou com determinação em 2018.
Um enorme obrigado aos pilotos, por ordem cronológica: Charles Leclerc, Marcus Ericsson, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas, pilotos que defenderam as cores da equipa nos últimos seis anos.
Um agradecimento sincero e uma salva de palmas para toda a equipa Sauber, a começar por Finn Rausing, mas sobretudo a Fred Vasseur e também a Alunni Bravi e Andreas Siedl, pela sua colaboração constante, apaixonada e profissional.
Estamos muito gratos a todos os parceiros da equipa pelo seu apoio ao longo de todo o processo. Antes de mais, à Ferrari pelo fornecimento das unidades motrizes. Uma menção especial e um grande obrigado aos parceiros da Alfa Romeo: Adler, Ferrari Trento, Marelli, Pirelli, Sabelt e Web Eyewear. Felicitamos, também, vivamente o fornecedor de pneus Pirelli pela sua preciosa contribuição.
Agradecimentos sinceros à FIA e ao seu Presidente Mohammed Ben Sulayem pelo seu apoio. Aplausos à F1 e ao seu CEO Stefano Domenicali pelo que estão a fazer pelo desporto, continuando a atrair a atenção de milhões de fãs para o mundo das corridas com dedicação e pela sua constante disponibilidade para a Alfa Romeo.
Agradecimentos sentidos a todos os apoiantes e fãs da fantástica Tribo Alfa Romeo que desde 1910 têm demonstrado a sua paixão visceral no seu apoio à marca, um ícone do nobre desportivismo italiano em todo o mundo. Um agradecimento muito especial a todos os jornalistas, profissionais e especialistas em comunicação.
Por último, mas não menos importante, desejamos aos nossos concorrentes um futuro repleto de grandes êxitos desportivos.
Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: “No final destas seis épocas, é altura de fazer um balanço. Para a Alfa Romeo, esta aventura na F1 representou uma montra internacional ao mais alto nível, bem como uma profunda experiência humana e desportiva que apoiou a dinâmica dos nossos produtos com um grande retorno do investimento, proporcionando uma poderosa plataforma estratégica de marketing mundial para a Alfa Romeo. Os benefícios em termos de visibilidade servem de referência para todo o grupo Stellantis. A Alfa Romeo tem a competição no seu ADN e voltará a emocionar os seus fãs o mais rapidamente possível, quando as condições forem adequadas”.
No Grande Prémio de Abu Dhabi, o C43 entra em pista com o número seis estampado em toda a pintura do monolugar para celebrar os seis anos de parceria com a marca Sauber. Além disso, a frase “Alfa Romeo nei nostri cuori” (“Alfa Romeo para sempre nos nossos corações”) ocupa o seu lugar na decoração, uma homenagem que a Sauber dedica à marca e à sua equipa.
Cristiano Fiorio, responsável pelos Projetos Estratégicos da Alfa Romeo: “Resumir estes maravilhosos anos com a Sauber na Fórmula 1: a capacidade de inovar, surpreender e criar emoções, não só com resultados desportivos, mas também com engenho e criatividade, ostentando sempre e orgulhosamente a bandeira italiana. Um extraordinário espírito de equipa uniu as pessoas da Alfa Romeo F1 Stake, Alfa Romeo e Centro Stile, numa única grande equipa que se inspirou no passado para enfrentar corajosamente os desafios do futuro. Este espírito deu origem à maior operação de marketing da Alfa Romeo nos últimos anos. Não posso deixar de estar extraordinariamente satisfeito com o que alcançámos juntos. Obrigado a todos e até breve!“
Mas isto não é tudo, pois os seis anos de colaboração com a equipa Sauber Motorsport significaram muito mais e os benefícios da parceria vão muito além dos resultados nas corridas. A Fórmula 1 é, de facto, um berço de mudança por excelência, pioneira na estratégia híbrida, na vanguarda da tecnologia sustentável e na procura constante de eficiência. O know-how técnico específico e a contínua investigação tecnológica da Sauber Technology assumiram um papel estratégico de grande importância em muitos projetos da Alfa Romeo.
Para citar apenas um, o Giulia GTA e GTAm: o resultado de uma intensa sinergia no desenvolvimento de componentes em carbono com impacto aerodinâmico, o ícone da Alfa Romeo beneficiou da experiência adquirida pela Sauber em mais de 50 anos ao mais alto nível do desporto automóvel.
A Alfa Romeo e os desportos motorizados
A Alfa Romeo é sinónimo de competição e prestígio tecnológico em todo o mundo. Estrela incontestável dos Grandes Prémios do período pré-guerra (em 1925, o GP Tipo P2 dominou o primeiro Campeonato do Mundo), a Alfa Romeo participou na Fórmula 1 como construtor e fornecedor de motores. Em 1950 e 1951, a Alfa Romeo venceu os dois primeiros Campeonatos do Mundo de Pilotos, com Nino Farina e Juan Manuel Fangio. De 1976 a 1979, a Alfa Romeo participou como fornecedor de motores. Depois de regressar em 1979 como construtor, a Alfa Romeo acabaria por conquistar o sexto lugar no Campeonato de Construtores de 1983, o seu melhor resultado. A marca abandonou a Fórmula 1 em 1985.
Sem comentários