Comunicados de ImprensaNoticias

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal”

  • Os Alfa Romeo Giulia e Stelvio evoluem em estilo e tecnologia, mas mantêm-se fiéis ao ADN da marca, expressão do nobre conceito desportivo italiano desde 1910.
  • Os dois modelos apresentam agora um novo visual graças aos seus sofisticados faróis Full-LED Adaptive Matrix e à nova grelha “Trilobo” da marca, que proporciona uma forte sensação de família com o modelo Tonale.
  • A tecnologia e a conectividade atingiram novos patamares: novo painel de instrumentos completamente digital com o histórico design “telescópico”; os “Alfa Connect Services” oferecem maior conforto e segurança a bordo e foram projetados para oferecer atualizações “Over the Air”.
  • Também em estreia nos novos Giulia e Stelvio é a tecnologia “NFT” (“Non-Fungible-Token”), que se baseia no conceito do “blockchain card”: um registo digital e não modificável encriptado onde, em cada veículo, são registadas as principais informações.
  • A dinâmica de condução da marca continua a ser um ponto de referência nas categorias SUV e berlina graças à perfeita distribuição de peso, agilidade e leveza best-in-class e a uma direção de extrema precisão.
  • Nova estratégia de gama, convergindo com a introduzida no modelo Tonale: Super, Sprint, Ti e Veloce. Quatro acabamentos distintos, quatro nomes enraizados na tradição Alfa Romeo.
  • Estreia da série especial “Competizione” nos novos Giulia e Stelvio, uma versão topo de gama que se apresenta com a nova e exclusiva cor cinza mate Moon Light.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 18

Os novos Giulia e Stelvio apresentam-se em estreia. Estes dois premiados modelos conquistaram a comunidade internacional graças à excelência da marca – distribuição perfeita de peso, dinâmica de condução best-in-class, soluções tecnológicas e mecânicas topo de gama – como, também, devido ao seu design intemporal, que torna qualquer veículo Alfa Romeo numa duradoura “obra de arte em movimento”.

Hoje, a visão distinta da Alfa Romeo em termos de beleza do design italiano tornou-se ainda mais sedutora e contemporânea em ambos os modelos, alvo de intervenções estilísticas feitas nas suas frentes, de modo a criar uma ligação familiar, clara e vincada, com o Tonale.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 19

Um novo ‘look’

Destacando-se nas frentes dos novos Giulia e Stelvio, a grelha dianteira, onde se posiciona o logótipo, e as grelhas inferiores das duas condutas de ar principais, receberam um acabamento único, que proporciona uma reinterpretação contemporânea da famosa e distinta grelha “Trilobo”. De facto, os faróis são a principal novidade nesta área frontal. A iluminação “3+3” estreia-se, hoje, em ambos os modelos, com os novos faróis com tecnologia Full-LED Adaptive Matrix. Esta solução cria um forte sentimento familiar com o Tonale, recordando, ao mesmo tempo, uma das famosas características da marca que foi introduzida pelo icónico Alfa Romeo SZ Zagato e pelo concept-car Alfa Romeo Proteo.

Os três módulos compõem a agora faixa frontal única dos novos Giulia e Stelvio com as luzes de circulação diurnas, um dinâmico sinal de mudança de direção que garante as melhores condições de iluminação graças à introdução de duas tecnologias sofisticadas: o conceito “Sistema Adaptativo de Iluminação Frontal”, que ajusta constantemente os feixes de máximos com base nas condições de velocidade e de condução, e a “Tecnologia de Máximos Sem Encandeamento”, que, sob condições de iluminação mais precárias, deteta automaticamente o tráfego de ambas as direções, evitando o encandeamento dos outros veículos. Destaque, também, para a função de “Welcome and Goodbye”, que se ativa sempre que o condutor abre ou fecha a viatura.

Tudo isto representa uma maior eficiência – em termos de duração e poupança de energia – e uma maior segurança devido ao menor stress ao nível ocular, aumentando o conforto de condução. O layout do grupo de luzes traseiras em LED, que fornecem a combinação perfeita de estilo e tecnologias sofisticadas, também foi concebido para acentuar a alma desportiva de ambos os modelos. Especificamente, o novo Giulia tem novas luzes traseiras em vidro, com um acabamento transparente, enquanto as do novo Stelvio contam com vidro fumado, com um acabamento em preto brilhante.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 20

O novo e completamente redesenhado painel de instrumentos digital

Os novos Giulia e Stelvio estão equipados com a mais recente tecnologia de ponta para garantir uma experiência confortável e conectada, também proporcionando o prazer de condução típico de um Alfa Romeo. A atualização mais significativa pode ser observada no painel de instrumentos, com o seu histórico design “telescópico”. Nele inclui-se o novo ecrã TFT, de 12,3″ e completamente digital, onde se pode aceder a toda a informação e parâmetros do veículo relacionados com as tecnologias de condução autónoma.

Além disso, o cluster pode ser reconfigurado em três apresentações: Evolved, Relax e Heritage. A versão Evolved representa o futuro do design da Alfa Romeo e utiliza a área central do ecrã, mantendo os seus dois quadrantes laterais no lugar; a versão Relax foca-se no conforto, abdicando de informações detalhadas sobre o veículo, bem como dos dois quadrantes; a versão Heritage bebe inspiração nos icónicos modelos dos anos sessenta e setenta da marca, apresentando detalhes distintos como a numeração invertida na secção de fundo do velocímetro.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 21
Stelvio
Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 22
Giulia

Tecnologia NFT e os Alfa Connect Services

Os novos Giulia e Stelvio estão equipados com um Human Machine Interface (HMI) fluido e intuitivo que permite manter à mão todas as funcionalidades. Além disso, o sistema de infotainment garante conteúdos, funcionalidades e os Alfa Connect Services, que dão acesso a uma vasta gama de serviços úteis, de segurança e conforto, concebidos para oferecer atualizações “Over the Air”.

Por exemplo, a função “My Remote” inclui vários serviços, como a possibilidade de controlar à distância algumas das funcionalidades do veículo (abertura / fecho de portas, luzes intermitentes) através de um smartphone / smartwatch individual. A partir de agora, a tecnologia “NFT” (“Non-Fungible-Token”) está disponível nos novos Giulia e Stelvio — um exclusivo mundial no setor automóvel, que a marca italiana iniciou no Tonale e que está hoje disponível em toda a sua gama de modelos. A tecnologia baseia-se no conceito do “blockchain card”, um registo digital encriptado e não modificável onde são registadas as principais informações de cada viatura.

Esta distintiva característica off-board, fácil de usar e sustentável, destaca ainda o caráter inovador da Alfa Romeo. Com base nas seleções do cliente, o “NFT” gera um certificado onde são registados os dados de utilização do veículo, documento que pode ser utilizado para garantir a preservação adequada do mesmo e, como tal, servir de suporte ao seu valor residual. O certificado “NFT” fornece uma nova fonte de credibilidade que ajuda o proprietário / revendedor, mas também tranquiliza o comprador na hora de escolher um veículo usado.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 23

A melhor dinâmica de condução do segmento

As dinâmicas de condução dos novos Giulia e Stelvio da Alfa Romeo são, uma vez mais, best-in-class nos seus respetivos segmentos. Proporcionam uma experiência de condução visceral, no autêntico espírito Alfa Romeo, representando o equilíbrio certo entre o design italiano, motores de última geração, distribuição perfeita de peso, soluções tecnológicas especiais e uma excelente relação peso / potência.

A essência dos modelos atuais e anteriores da Alfa Romeo provém desta fórmula “mágica” que, desde o Tonale (símbolo da metamorfose da marca), tem vindo a evoluir para redefinir o conceito desportivo do século XXI, que passou a incluir a sustentabilidade. Para atingir um novo patamar desportivo eficiente e de elevado desempenho, a marca italiana de abrangência global pode contar com a sua reconhecida excelência. Tudo o que é preciso é sentarmo-nos num dos novos Giulia e Stelvio para entender que se está prestes a entrar no futuro da condução.

Leveza e agilidade: o comportamento dinâmico irrepreensível e desportivo dos modelos Giulia e Stelvio é suportado pelo amplo recurso a materiais ultraleves como o alumínio (usado, por exemplo, na base dos motores) e o carbono (usado, por exemplo, no veio de transmissão), soluções retiradas diretamente do mundo da competição.

Tração integral com tecnologia Q4: desenhada para gerir a tração dos modelos de um modo reativo e preditivo, assegurando os mais elevados níveis de performance, eficiência e segurança. A tecnologia Q4 garante todos os benefícios da tração integral e, em simultâneo, uma redução nos valores de consumos de combustível, reatividade e o prazer de conduzir um veículo de tração traseira. No centro do sistema Q4 está a tecnologia Ative Transfer Case (ATC) que monitoriza, em tempo real, as condições de aderência e os inputs do condutor, de modo a garantir o melhor desempenho.

O sistema Q4 da Alfa Romeo permite que o veículo se desloque como se fosse um tração traseira puro, podendo, se a aderência dos pneus se aproximar do seu limite de tração, ou de acordo com um pedido específico do condutor, entregar instantaneamente até 50% do binário do motor às rodas da frente em menos de 150 ms, evitando, assim, a perda de motricidade dos pneus e garantindo o máximo desempenho do veículo e eficácia da condução.

Diferencial mecânico de bloqueio automático Q2: No nível de equipamento Veloce é possível integrar a tração integral Q4 com um diferencial de bloqueio mecânico automático Q2, solução que está disponível também em versões apenas com tração traseira. O diferencial de deslizamento limitado aumenta a agilidade e a vertente desportiva, garantindo uma tração perfeita para uma maior estabilidade do veículo em curvas realizadas a elevadas velocidades, bem como uma aceleração lateral superior e uma maior segurança em condições de estrada molhadas ou escorregadias, mantendo as rodas constantemente controladas e reduzindo a sua derrapagem.

Suspensão Alfa Link: Conduzir um modelo da Alfa Romeo traduz-se numa sensação inesquecível, algo que se deve, também, à exclusiva arquitetura de suspensão Alfa Link™. Para as rodas dianteiras foi selecionada uma suspensão de triângulos duplos com um eixo de direção semi-virtual (um exclusivo Alfa Romeo), otimizando o efeito de filtragem e permitindo que se conduza rapidamente e com precisão, para um comportamento dinâmico exemplar; na traseira optou-se por uma solução do tipo multilink, com quatro braços e meio – uma patente Alfa Romeo – que garantem um comportamento melhorado, combinado com um excelente conforto. Exclusivo da série especial Competizione, a Suspensão Ativa Alfa™ conta com um sistema de amortecimento controlado eletronicamente que se adapta, instantaneamente, às condições de condução, permitindo ao condutor optar por uma utilização mais assente na performance pura ou orientada para o conforto.

Sistema de Travagem Integrado (IBS): sistema eletromecânico que combina o controlo de estabilidade com o sistema de travagem, garante de uma resposta instantânea dos travões, limitando a distância de paragem e permitindo uma otimização significativa do peso. A utilização do sistema brake-by-wire permite uma redução notável dos componentes no interior do compartimento do motor, substituindo-se um único equipamento por uma unidade composta por uma bomba, travões assistidos e ESP, garantindo uma menor carga não suportada e, assim, uma maior agilidade.

Além disso, contribuindo para a dinâmica de condução de excelência do Giulia e do Stelvio, destaca-se o sistema de direção de resposta extremamente direta, em conjunto com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades, com patilhas em alumínio, garantindo uma utilização sem precedentes em curva.

Por último, mas não menos importante, para o equilíbrio perfeito entre o prazer de condução e os sistemas de assistência, os novos Giulia e Stelvio oferecem um conjunto completo de avançados Sistemas de Assistência ao Condutor (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems) para uma condução autónoma de nível dois. Isto significa que, em determinadas condições, o condutor pode permitir que o veículo controle o acelerador, o travão e a direção através de sistemas eletrónicos que exigem uma monitorização constante por parte do mesmo. Estes sistemas dão apoio ao condutor e oferecem um maior conforto durante viagens mais longas. No entanto, o condutor deve, em qualquer situação, ter em atenção o controlo constante do veículo, mantendo sempre as suas mãos no volante.

Alfa Romeo Giulia e Stelvio: “Beleza Intemporal” 24

Uma estratégia de gama simples e intuitiva

Os novos Giulia e Stelvio convergem na nova estrutura de gama definida para o Tonale, o que torna ainda mais fácil a configuração dos veículos pelo cliente. Na verdade, estão disponíveis dois níveis de equipamento – Super e Ti – cada um com características distintas, para satisfazer os clientes mais exigentes. O nível Super, proposta de entrada para uma experiência única Alfa Romeo, pode ser personalizado com a adoção do pack Sprint, que inclui várias opções desportivas; já o nível Ti, que destaca a elegância e o caráter distintivo dos dois modelos, pode ser melhorado com o pack Veloce para ir ao encontro da maioria em termos de performance e conceito desportivo. Não nos esqueçamos que as denominações Super, Sprint, Ti e Veloce têm uma longa herança na história da Alfa Romeo. Existem, assim, quatro acabamentos distintos, todos eles capazes de dar resposta às necessidades dos clientes que se querem sentir em sintonia com os seus automóveis.

Os novos Giulia e Stelvio oferecem uma atualização significativa em termos de motores, encontrando-se já disponível, em ambas as gamas, uma versão Diesel de 160 CV associada à configuração de tração traseira. E finalmente os potentes motores de 280 CV a gasolina e Diesel de 210 CV, ambos com sistema de tração integral.

Série especial Competizione, a expressão por excelência da performance e estilo, com certificação NFT

Para celebrar a estreia dos novos Giulia e Stelvio, a Alfa Romeo apresenta a série especial Competizione – um autêntico “concentrado” de estilo que irá, certamente, agradar aos apaixonados pela Alfa Romeo. Com base no acabamento Veloce e disponível em associação com todos os motores, esta edição de lançamento torna-se na versão de topo de ambas as gamas, destacando-se pela sua exclusiva cor de carroçaria Moon Light cinza mate e pelas pinças de travão vermelhas. O intenso visual desportivo do novo Stelvio foi acentuado por jantes de liga leve de 21″.

Já os interiores destacam-se pelo seu sistema de áudio Harman / Kardon e pela utilização de couro no revestimento do painel de instrumentos e dos bancos, com costuras em vermelho. Vidros escurecidos e um emblema Competizione nas laterais e nos encostos de cabeça dos bancos da frente completam o conjunto.

Na versão Competizione são de série as exclusivas tecnologias Suspensão ativa Alfa Link™ e “NFT” (“Non-Fungible Token”), que certificam a singularidade de cada viatura deste nível de equipamento, assegurando a sua configuração original. Será a expressão mais representativa da essência da Alfa Romeo em termos de estilo, de performance e de tecnologia.

Artigo anterior

Richard Hammond cria equipa de competição com clássico MGB GT! (vídeo)

Artigo seguinte

SEAT manter-se-á no mercado até 2028 ou 2029 afirma grupo Volkswagen!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.