ArtigosEnsaios

Abarth 695 Rivale: Requinte e Performance!

Estivemos ao volante do Abarth 695 Rivale, um dos mais potentes e exclusivos automóveis da marca italiana. Uma edição limitada com inspiração nos Iates da Riva, que promete não deixar ninguém indiferente, ser o centro das atenções e fazer bastante barulho!

O Abarth 695 Rivale é inconfundível, até porque só está disponivel com uma conjugação de cores especifica do modelo com cinzento Ferrari abaixo da linha de cintura e azul Riva acima da linha de cintura, estas duas cores são divididas por duas linhas finas em azul acquamarina. Ainda no exterior temos jantes de 17 polegadas envolvidas em pneus 205/40R17 e uma chapa de metal sob a tampa da bagageira que oferece um “requinte” extra ao design deste 695 Rivale. Outros destaques no exterior incluem um difusor desportivo, pára-choques dianteiro desportivo, grelha com inscrição Abarth, saias laterais desportivas e escape Akrapovic com duas saídas em carbono.

Tal como acontece na restante gama, contamos com luzes de iluminação diurna LED, farolins traseiros LED e faróis de nevoeiro em LED. Como opção temos os faróis bi-xénon, pinças de travões Brembo, vidros traseiros escurecidos, entre outros.

Apesar de ser tão potente como o Abarth 595 Competizione por exemplo, o Abarth 695 Rivale quis ser o melhor dos dois mundos, um automóvel potente mas mais confortável e refinado, por isso, temos um interior realmente diferente da restante gama. Tal como acontece no FIAT 500 Riva (Ensaio Aqui), temos couro azul nas portas, volante, e sob o painel de instrumentos, enquanto a madeira está presente em todo o tablier, maneta da caixa de velocidades e efeito na linha central do volante. O design desportivo mantém-se através dos pedais em metal, volante em “D” com pele perfurada e assentos desportivos mais confortáveis do que as backets Sabelt presentes em modelos como o 595 Competizione. Até nos assentos em couro azul o requinte não foi esquecido com inscrições “Rivale” nos encostos.

Espaço é algo que não nos deve preocupar quando falamos de um citadino desportivo que é o caso do Abarth 695 Rivale que tem espaço nos dois lugares da frente e pouco espaço nos lugares traseiros, assim como a bagageira também não é propriamente para viajantes com os seus 185 Litros de capacidade.

O conforto a bordo também não é abundante, temos bastante apoio lombar, os assentos são menos firmes que as backets Sabelt do 595 Competizione mas continuam a ser assentos desportivos e não uma referência em termos de conforto e as suspensões pouco condescendentes fazem com que se sinta a passagem por cima de uma simples folha de árvore.

Já em termos de equipamento temos vidros eléctricos na dianteira, ar-condicionado automático, sistema de ajuda ao estacionamento, tejadilho em lona (950€), sistema de som premium Beats (600€), espelho retrovisor interior com escurecimento automático, ecrã táctil de 7 polegadas UConnect com navegação multimédia, entrada USB, Aux e Bluetooth. O sistema de navegação e multimédia da Abarth é intuitivo, tem uma imagem boa e um sistema de telemetria que nos permite cronometrar voltas, ter o diagrama de força G e ainda descarregar circuitos para que possamos comparar tempos com outros proprietários Abarth. Este sistema esta preparado para Android Auto e Apple CarPlay.

A posição de condução é bastante especifica deste modelo, requer alguma habituação mas não é desconfortável, o volante regulável em altura facilita a procura pela posição de condução mais adequada e confortável.

A condução do Abarth 695 Rivale é entusiasmante, não só por termos um automóvel levíssimo e com muita potência, como por termos também um escape Akrapovic em carbono que emite um ruído bastante notável que torna tudo mais prazeroso e emocionante, principalmente quando carregamos no botão “Sport”. A direcção é directa, a caixa de velocidades é macia e o chassi é formidável para a distância entre eixos curta e dimensão reduzida. As suspensões Koni na dianteira e traseira são firmes e facilitam a condução no que toca a deslizamentos de eixos. Já a travagem essa é incansável com discos perfurados no eixo dianteiro e traseiro, com o eixo dianteiro a contar com pinças Brembo de 4 embolos.

Como já tínhamos escrito noutros ensaios à gama Abarth é impressionante a forma como curva um automóvel com uma distância entre eixos tão curta. A inserção em curva é assertiva, embora tenhamos de ter algum cuidado na forma como aplicamos acelerador nas saídas, devido à grande potência às rodas da frente para um automóvel tão pequeno. Algo que nos ajuda a poder colocar o pé ao acelerador quase sem medos é o diferencial autoblocante mecânico(1900€) que passa a potência de uma roda para a outra de forma compensar perdas de tracção. Quando as travagens são fortes, o melhor é mesmo segurar o volante porque a traseira terá alguma tendência a iniciar um bailado capaz de assustar os menos experientes.

Na consola central temos um “botão mágico” que nos permite aumentar ainda mais o prazer de condução ao volante do 695 Rivale, o botão “Sport” torna a nota de escape emitida pelo Akrapovic ainda mais audível, a direcção torna-se mais firme e a resposta ao acelerador é também melhorada. No painel de instrumentos os gráficos tornam-se mais desportivos apresentando o diagrama de força G.

Debaixo do capô temos um motor 1.4 Litros Turbo de 4 cilindros que debita 180v de potência e 250Nm de binário que são enviados para as rodas dianteiras através de uma caixa manual de 5 velocidades. Esta receita é suficiente para fazer com que o 695 Rivale acelere dos 0 aos 100km/h em apenas 6,9 segundos, antes de atingir a velocidade máxima de 225km/h. No que toca aos consumos, não podemos esperar milagres, mas com o pé na vertical (boa vontade) e sem o modo “Sport”, o 695 Rivale é comedido o suficiente para conseguirmos médias de 7,6 Litros a cada 100km. A partir do momento em que ligamos o modo “Sport” e queremos dar “fogo à peça”, podemos garantir que os apenas 35 Litros de combustivel que leva o depósito da gama 695/595 não durará para muitos quilómetros.

Na segurança, o Abarth 695 Rivale conta com monitorização da pressão dos pneus, retrovisor interior com escurecimento automático, sensores de estacionamento traseiro, ABS, ESP e faróis de nevoeiro. A Euro NCAP não realizou testes à gama Abarth, mas os testes de colisão serão semelhantes aos do FIAT 500 Convencional. Temos então 3 estrelas de resultado final com 66% na protecção dos adultos, 49% na protecção das crianças, 53% na protecção de peões e 27% nas ajudas à condução.

No que toca a valores, a gama Abarth começa nos 23.033,00€ para o Abarth 595 e se quisermos a versão mais exclusiva (Rivale) da marca teremos de desembolsar a partir dos 32.105,00€. A versão ensaiada ronda os 37.300,00€. Paga de IUC: 168,98€.

Fotos de: José da Palma

Artigo anterior

Este BMW M550i da G-Power pretende ser mais rápido que o BMW M5!

Artigo seguinte

Este Aston Martin Vanquish Zagato Volante raríssimo vai a leilão!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.