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A quarta geração do Kia Sorento

O novo Sorento ocupa um lugar central na abrangente gama global de SUV da Kia.

Design exterior elegante, com um habitáculo de elevada qualidade e alta tecnologia.

Nova plataforma, adequada a grupos motopropulsores híbridos e híbridos plug-in.

Maiores índices de espaço e conforto, aliados a uma condução mais entusiasmante.

Conectividade e sistemas de assistência à condução de próxima geração.

Novo “Terrain Mode” potencia as capacidades todo-o-terreno.

À venda na Europa a partir do 3º trimestre de 2020, usufruindo da garantia de 7 anos ou 150 000 km.

A Kia acaba de revelar o novo Sorento. Potente, ousada e versátil, a quarta geração deste SUV emblemático da Kia foi concebida para superar todos os desafios que possa encontrar pela frente.

Elevando os padrões da classe dos SUV médios em termos de espaço, economia de combustível e qualidade, este modelo ocupa um lugar central na renovada gama dos SUV da Kia vendidos à escala global, na qual se incluem também o Seltos, o Stonic, o Telluride e o Sportage.

Emilio Herrera, Chief Operating Officer da Kia Motors Europe, refere: “A evolução do Sorento ao longo dos últimos 18 anos reflete a da própria marca Kia no seu todo. Embora na sua versão inicial, em 2002, fosse um todo-o-terreno utilitário, nesta quarta geração que agora lançamos surge como algo mais aspiracional em todos os seus aspetos. Trata-se de um lançamento importante para a Kia, ainda mais devido ao facto de estarmos também perante a primeira utilização da eletrificação no nosso SUV mais emblemático”.

O seu renovado design exterior, com linhas mais acentuadas, pormenores de alta tecnologia e proporções alongadas, confere-lhe uma presença mais confiante e madura. No que se refere ao interior, o atraente habitáculo apresenta materiais de qualidade premium, tecnologias de ponta no infotainment e um novo design arrebatador.

O novo Sorento marca também a estreia da plataforma de nova geração desenvolvida pela Kia para os seus SUV médios. Conjugada com uma carroçaria maior, para aumentar o espaço de carga, esta plataforma faz deste veículo um dos SUV de três filas mais versáteis e espaçosos do mercado.

A inovadora organização do espaço interior permite ao Sorento receber as novas motorizações eletrificadas “Smartstream” da Kia, tratando-se da primeira vez que a propulsão híbrida é aplicada a este modelo. Como resultado, a geração deste SUV que agora se estreia oferece consumos mais baixos, menos emissões e melhores prestações do que os antecessores.

Este é o Kia com mais equipamento de alta tecnologia de sempre, graças aos avançados sistemas de conectividade, assistência à condução e infotainment. Os seus dois ecrãs digitais gémeos, ergonomicamente colocados, apresentam gráficos avançados, novas funções de telemática e de conectividade para smartphones.

Assumindo-se como um pilar da gama Kia, o Sorento já vendeu mais de três milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. Destas, cerca de 300 000 foram adquiridas na Europa.

Design exterior

Mais confiante, maduro e apelativo

Elegante e moderno, o novo Sorento é o porta-estandarte da renovada gama de SUV da Kia, da qual também fazem parte o Stonic, o Seltos, o Sportage e, apenas nos EUA e na Coreia, o Telluride. O novo modelo é o resultado de um esforço de design conjunto dos vários centros de design Kia à escala global.

O conceito de “requinte ousado” inspirou os designers da Kia, que procuraram manter o visual robusto das gerações anteriores do Sorento, aplicando, ao mesmo tempo, um maior grau de requinte e elegância, sem esquecer um sentido de linhas desportivas. A carroçaria revela linhas e relevos bem definidos, consideravelmente mais evidentes do que no modelo anterior, cujas arestas eram mais arredondadas. Os pormenores geométricos mais contemporâneos e as proporções alongadas projetadas para a traseira resultam num design mais confiante, maduro e atraente do que nunca.

A dianteira revela uma nova interpretação da emblemática grelha “nariz de tigre” da Kia, que surge mais ampla, envolvendo os faróis integrados. Estes incluem agora novas luzes diurnas LED com uma assinatura de “olho de tigre” que acentua os contornos de todo o design frontal. . Esta aparência mais ousada e assertiva é complementada por uma entrada de ar inferior, retangular e ampla, delimitada por defletores de ar em forma de asas, que distribuem o ar em redor do veículo. O rebordo do para-choques, mais afilado, é conjugado com um resguardo inferior, reforçando o visual robusto. O novo Sorento tem 1900 mm de largura, sendo 10 mm mais amplo do que o Sorento de terceira geração.

De perfil, verifica-se que as proporções do Sorento foram subtilmente adaptadas, para fazê-lo parecer mais longo. Em termos de comprimento, é 10 mm maior do que o seu antecessor (situando-se agora nos 4810 mm), embora com vãos dianteiros e traseiros mais curtos. O comprimento adicional encontra-se na distância entre eixos (fruto da nova plataforma utilizada), que aumentou 35 mm, para os 2825 mm. Este fator altera subtilmente o aspeto do Sorento, fazendo-o parecer mais comprido e “mais rápido” apesar de ser 10 mm mais alto do que o anterior. O comprimento do capô foi igualmente prolongado, com os pilares A a recurem 30 mm em relação ao eixo dianteiro. A extremidade traseira do capô envolve os guarda-lamas dianteiros, transformando-se numa linha definidora única e forte que se prolonga pelas partes laterais e mergulha nas luzes traseiras.

Desde logo reconhecível como sendo um Sorento, este modelo mantém o característico pilar D amplo, a carroçaria de grandes painéis e o revestimento das cavas das rodas que sempre marcaram a sua imagem ao longo das gerações anteriores. Nesta nova geração, adota ainda características de design de outros Kia mais recentes, incluindo uma nova “barbatana de tubarão” no pilar C e superfícies da carroçaria com linhas bem definidas e relevos acentuados.

O Sorento evidencia novas luzes traseiras verticais, inspiradas no Telluride, que se prolongam pela parte lateral da carroçaria. Os contornos mais definidos na área posterior estabelecem uma coerência clara com o estilo retilíneo e técnico da dianteira, com planos horizontais que reforçam a aparência mais larga e imponente. Um friso no para-choques inferior desportivo remete para o aspeto dos veículos com dupla saída de escape e, tal como acontece na parte dianteira, monta um resguardo inferior para reforçar a sua imagem robusta de SUV. O Sorento de quarta geração segue outros modelos recentes da Kia, como o Telluride e o ProCeed, ao apresentar orgulhosamente o seu nome na parte central da porta da bagageira. Um spoiler integrado de forma subtil esconde o limpa-vidros traseiro, resultando num design mais escorreito, ao mesmo tempo que proporciona ao condutor uma melhor visibilidade traseira.

O novo Sorento estará disponível no mercado europeu com uma gama de 10 cores exteriores e jantes de liga de alumínio de 17, 18, 19 ou, pela primeira vez, de 20 polegadas.

Design Interior

Habitáculo atraente e luxuoso, com materiais de qualidade premium e tecnologia inovadora

O interior do Sorento de quarta geração representa a entrada numa nova era em termos de qualidade e design dos habitáculos da Kia. Em relação à primeira geração, que oferecia aos ocupantes um espaço prático, robusto e pleno de utilidade, esta nova versão vem acrescentar algo de mais apelativo, cativante e confortável.

Tratando-se de um dos espaços interiores de maior qualidade encontrados até hoje num automóvel da Kia, o habitáculo intuitivo e orientado para a tecnologia do novo Sorento apresenta materiais de qualidade superior, acompanhados do mais moderno infotainment. Ao mesmo tempo, conserva os espaços amplos e a versatilidade que caracterizam todas as gerações, desde há 18 anos.

O atraente habitáculo apresenta um design sofisticado de nova geração, organizado em redor de dois mostradores digitais gémeos que dominam o tablier. O painel de instrumentos digital, de 12,3 polegadas, é complementado por um ecrã tátil de 10,25 polegadas para os sistemas de infotainment e navegação, situado no centro do tablier. As informações são assim exibidas sempre de forma clara e na linha de visão do condutor, gerando ao mesmo tempo uma inovadora sensação de wide-screen. As muitas funções do veículo podem igualmente ser comandadas através de novos botões táteis dispostos nos dois lados do ecrã, tal como acontece num painel dedicado para o controlo do ar condicionado. O ponto focal do tablier são as apelativas grelhas verticais do sistema de ventilação, com o seu efeito cromado que se prolonga pela consola central.

O habitáculo do novo Sorento integra ainda, sempre de forma pouco intrusiva, uma vasta gama de outras tecnologias, tais como o sistema de iluminação ambiente, que emite uma suave luz descendente a partir do tablier e do revestimento das portas, gerando uma sensação de sofisticação e amplitude. Na base da consola central encontra-se também um carregador sem fios para telemóveis, ao passo que um potente sistema de som surround da marca BOSE garante uma experiência sonora mais envolvente.

A qualidade dos materiais foi igualmente melhorada, com as superfícies interiores a revelarem uma conjugação de elementos decorativos metalizados, estofos em pele e superfícies em relevo com efeito cetim. Aplicados por todo o habitáculo, incluindo no tablier, estes elementos conferem uma aparência e um ambiente mais sofisticados. Na Europa, o Sorento será disponibilizado com estofos em tecido preto, pele, seja em tom único – cinzento ou preto – ou em dois tons – preto e cinzento – bem como pele Nappa preta almofadada.

Organização do espaço e versatilidade

A busca da facilidade de utilização: a nova plataforma que aumenta o espaço e a versatilidade

O novo Sorento baseia-se na plataforma de SUV médio de terceira geração “N3” da Kia, oferecendo um espaço superior para pessoas e carga graças a uma organização do espaço mais inteligente. O resultado é um dos automóveis mais versáteis e espaçosos da sua classe.

A nova plataforma é construída tendo como base uma estrutura de compartimento do motor compacta e vãos dianteiro e traseiro mais curtos, com a distância entre eixos (35 mm mais longa do que no modelo anterior) a proporcionar uma maior amplitude ao habitáculo. Esta característa reforça o design elegante e projetado para trás, mas vai mais longe: a estrutura e o formato da nova plataforma permitem também ao Sorento alojar, pela primeira vez, grupos motopropulsores eletrificados.

O conjunto da bateria do Sorento Hybrid está localizado sob o piso do habitáculo, por baixo do banco do passageiro dianteiro, e não do piso de carga. Como resultado, este SUV oferece um espaço generoso para sete passageiros, bem como uma das maiores capacidades de carga da sua classe, de até 821 litros (modelos de 7 lugares) ou 910 litros (modelos de 5 lugares), consoante a especificação. Este modelo consegue assim acolher cinco pessoas com todo o conforto, acompanhadas de uma quantidade significativa de bagagem. Nos modelos de 7 lugares (com todos os bancos colocados), o espaço da bagageira é 32% maior do que o dos seus antecessores, cifrando-se agora nos 187 litros (VDA, modelos diesel; 179 litros para os modelos híbridos). Destaque ainda para os comandos situados na parede lateral da bagageira, que permitem rebater os bancos da segunda fila remotamente através de um botão.

A nova plataforma do Sorento maximiza o espaço nas três filas, oferecendo maior amplitude para a cabeça, pernas e ombros do que muitos modelos do seu segmento. Em particular, aumenta significativamente o espaço para as pernas dos ocupantes da primeira e segunda fila, bem como o espaço para a cabeça dos ocupantes da terceira fila.

O Sorento foi sempre um modelo popular entre aqueles que procuram bancos práticos na terceira fila, e a nova geração vem facilitar ainda mais a vida desses passageiros. A maior distância entre eixos da nova plataforma faz com que os bancos da segunda fila possam agora deslizar mais 45 mm para a frente, facilitando assim as entradas para a terceira fila, ao mesmo tempo que o espaço para os pés e para as pernas aumenta. Os passageiros da terceira fila podem ainda contar com uma pega incorporada no revestimento do pilar C, que os ajuda a entrar mais comodamentea bordo. Estes ocupantes usufruem de um apoio de braços 100 mm maior, que lhes permite acomodar melhor os cotovelos, para além de oferecer um suporte para copos e uma consola para smartphones.

Motorizações

Sorento estreia-se no mundo da eletrificação com novos grupos motopropulsores híbridos e eficientes

O novo SUV da Kia será disponibilizado com propulsão híbrida (que assim se estreia na gama Sorento), oferecendo futuramente a escolha entre uma versão híbrida e outra híbrida plug-in.

O Sorento Hybrid está equipado com o novo grupo motopropulsor “Smartstream”, que conjuga um motor 1.6 T-GDi (injeção direta de gasolina turbo) com um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh e um motor elétrico de 44,2 kW. A inteligente organização do espaço, que a nova plataforma veio permitir, possibilitou a montagem do conjunto da bateria sob o banco do passageiro dianteiro, sem ter praticamente impacto no espaço para os passageiros e para as suas bagagens.

Debitando 230 cv e oferecendo um binário de 350 Nm, este grupo motopropulsor eletrificado combina baixas emissões de CO2 com excelentes prestações. O novo motor de 1,6 litros T-GDi apresenta a nova tecnologia de Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), em que o tempo de abertura das válvulas passa a estar dependente das condições de condução, em vez de estar definido para um valor fixo. Esta novidade melhora substancialmente a performance do motor a médias e baixas rotações (em 2 a 3%), ao mesmo tempo que diminui o consumo de combustível em até 3%.

A transmissão de potência está a cargo de um sistema com caixa automática de 6 velocidades, no qual está montado um dispositivo elétrico que permite que as potências geradas pelo motor de combustão e pelo motor elétrico sejam transferidas em paralelo, reduzindo-se assim as perdas de energia para o nível mínimo. O resultado é uma resposta imediata à aceleração, independentemente da velocidade, com acesso direto à potência da bateria quando o veículo circula a velocidades mais elevadas.

O Sorento Hybrid irá iniciar a sua comercialização em mercados europeus selecionados, seguindo-se outros mercados ainda durante o corrente ano, incluindo Portugal, onde é esperado no último trimestre. A versão Plug-In Hybrid surgirá mais tarde, mas ainda em 2020.

O novo motor diesel 2.2 “Smartstream”, de 4 cilindros, também está disponível para os clientes europeus, oferecendo 202 cv e 440 Nm de binário. Com um bloco de alumínio a substituir o bloco de ferro fundido do seu antecessor, este motor é 19,5 kg mais leve do que o da terceira geração do Sorento. Além disso, esta motorização é combinada com a igualmente nova transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades (8DCT). Concebida para oferecer as mesmas passagens de caixa suaves que uma caixa automática convencional, a 8DCT melhora os consumos de combustível se comparada com as caixas automáticas de 8 velocidades comuns, em entre 2 e 3% (consoante a aplicação).

Os dados de consumo de combustível e emissões das novas motorizações do Sorento serão anunciados mais próximo da data de início das vendas, durante o corrente ano.

Conforto a bordo e condução

Uma condução mais agradável e divertida, mesmo no todo-o-terreno.

A primeira geração do Sorento (2002-2009) tinha como base um chassis de longarinas, que viria a ser substituído por um chassis monobloco na segunda geração (2009-2015). Esta mudança marcou uma mudança assinalável no comportamento do veículo em estrada. Ao ser concebida para maximizar a estabilidade de condução em todas as condições de piso, a nova plataforma representa agora um salto em frente semelhante.

A quarta geração do Sorento oferece uma experiência de bordo ainda mais tranquila e confortável e uma condução com mais diversão e caráter, muito graças à exaustiva reformulação a que foi submetida a suspensão totalmente independente. Os engenheiros da Kia procuraram diminuir o efeito das irregularidades do piso na carroçaria e reduzir o ruído e as vibrações, melhorando ao mesmo tempo o controlo da carroçaria e as respostas da direção em curva. Este objetivo foi alcançado graças a um conjunto de alterações na geometria e à introdução de novos componentes, bem como a melhorias na estrutura do sistema de suspensão. A distância entre eixos, agora 35 mm superior, contribui igualmente para uma melhoria geral do conforto a bordo, enquanto a nova carroçaria – que apresenta uma rigidez torsional em média 4% maior) contribui para a diminuição das vibrações.

Outra das novidades da quarta geração do Sorento é a sua melhor capacidade em todo-o-terreno. Em combinação com o opcional sistema de tração integral, o “Terrain Mode”torna este modelo mais eficiente em pisos de lama, neve e areia. Tratando-se de um dos modos de condução selecionáveis através de um botão rotativo localizado na consola central, o “Terrain Mode” comanda com precisão o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e a distribuição do binário pelas quatro rodas. Paralelamente, adapta os tempos das passagens de caixa, de modo a ajudar o veículo a encontrar e a manter a tração num leque variado de piso.

Tecnologia

O Kia com mais alta tecnologia de sempre: mais conectividade e funções de infotainment

O Sorento é o automóvel com mais alta tecnologia alguma vez fabricado pela Kia, graças a um conjunto de equipamentos e funções que melhoram o seu desempenho em termos de segurança, conectividade e infotainment. As funcionalidades que este modelo oferece foram concebidas para tornar as viagens mais seguras e descontraídas, sem perder de vista a facilidade de utilização.

Consoante as especificações, o habitáculo poderá incorporar o mais recente sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,25 polegadas da Kia, que oferece navegação audiovisual, e um novo painel de instrumentos digital de alta resolução com 12,3 polegadas. Combinados, os dois ecrãs digitais gémeos fornecem informações totalmente claras ao condutor. Estreando-se a bordo de um Kia na Europa, o sistema de áudio com ecrã de 8,0 polegadas (fornecido de série) é pioneiro ao permitir ao condutor ligar o seu smartphone sem fios, proporcionando uma integração total e sem sobressaltos de smartphones com o Apple CarPlay™ e o Android Auto™.

O Sorento disponibiliza igualmente o inovador sistema de telemática UVO Connect, que liga o condutor ao mundo ao fornecer informações valiosas através do ecrã tátil do veículo e do seu smartphone. Contando com os serviços Kia Live e acessível através do opcional ecrã LCD de 10,25 polegadas, exibe informações de trânsito, boletins meteorológicos, pontos de interesse e estacionamento potencial, ao ar livre ou coberto (incluindo preços, localização e disponibilidade de lugares). O UVO Connect também permite ao condutor enviar indicações de percurso para o seu veículo antes de iniciar uma viagem, bem como verificar a localização do mesmo em qualquer altura.

O sistema de infotainment possibilita o emparelhamento simultâneo de dois smartphones via Bluetooth, que poderão ser utilizados em funções separadas (p. ex. um efetua ou recebe chamadas telefónicas, enquanto o outro reproduz música). O passageiro dianteiro também pode ligar os seus dispositivos móveis com fios, contando com duas entradas de carregamento USB para esse efeito. Por seu turno, os ocupantes dos bancos da 2ª fila podem igualmente contar com duas tomadas USB (integradas na parte traseira dos bancos dianteiros), existindo ainda uma terceira tomada na parte posterior da consola central. Os passageiros da 3ª fila têm também pontos de carregamento à sua disposição, o que significa que todos os sete ocupantes podem manter os seus dispositivos móveis carregados- uma medida perfeita para manter a harmonia a bordo nas viagens mais longas.

O Sorento também está disponível com um Head-Up Display, que projeta as informações importantes para a condução na base do para-brisas, na linha de visão do condutor. Este sistema exibe avisos emitidos pelas diversas tecnologias de assistência ao condutor, informa sobre a velocidade do veículo e fornece instruções de navegação curva a curva.

Um potente sistema de som surround BOSE®, com 12 altifalantes, proporciona uma experiência áudio mais imersiva para os ocupantes das três filas de bancos. Simultaneamente, a nova função de som ambiente “Sound of Nature”, disponível para alguns mercados, oferece aos ocupantes diversas opções dentro desse tipo de som.

Por último, o sistema de iluminação do habitáculo “Mood Lighting” permite uma personalização ainda maior deste espaço, através da escolha de uma entre sete cores de base predefinidas pelos designers de interiores da Kia, às quais se junta uma gama completa de tonalidades, num total de 64 opções.

Segurança

Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, com novo Sistema de Assistente Remoto de Estacionamento

O Sorento oferece níveis mais elevados de segurança ativa e passiva do que muitos dos seus concorrentes, graças a um leque mais abrangente de sistemas de assistência ao condutor. Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) da Kia ajudam a reduzir muitos dos perigos e preocupações inerentes à condução, protegendo os ocupantes e os outros utilizadores da via pública em todas as viagens.

Consoante as especificações, a gama de ADAS do novo Sorento pode incluir a mais recente tecnologia de Assistência à Prevenção de Colisões Frontal (FCA) da Kia, com função de deteção de peões, ciclistas e viaturas. Esta tecnologia deteta igualmente o tráfego em sentido oposto quando se faz uma curva num cruzamento. O Sorento está ainda disponível com Monitor do Ângulo Morto (BVM), Monitor do Espaço Circundante (SVM) com Assistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA), Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA), Cruise Control Inteligente (SCC) com função Stop&Go e SCC baseado em dados de navegação (NSCC), Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA), Aviso de Atenção do Condutor (DAW) e ainda Assistência à Circulação em Autoestrada (HDA).

A tecnologia de condução autónoma de “nível dois” da Kia denominada Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA) comanda a aceleração, a travagem e a direção consoante o comportamento do veículo que segue à frente. Funciona a velocidades de entre 0 e 180 km/h, utilizando uma câmara e sensores de radar para manter uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente, ao mesmo tempo que monitoriza as marcações na estrada para manter o Sorento no centro da faixa de rodagem.

Este novo modelo está também equipado com o Monitor de Trânsito à Retaguarda (RVM), que disponibiliza as funções de Assistência à Prevenção de Colisões à Retaguarda (RCCA). Além disso, trata-se do primeiro modelo da Kia a ser disponibilizado na Europa com o novo Sistema de Assistente Remoto de Estacionamento (RSPA), que permite ao condutor mover o seu Sorento de ou para dentro um lugar de estacionamento perpendicular através de controlo remoto instalado na chave. Este sistema foi concebido para facilitar as entradas e saídas dos passageiros em lugares apertados, ou se outro condutor estacionar de uma forma que não permita abrir as portas do Sorento. O RSPA trava o Sorento automaticamente se detetar a presença de outro automóvel, ciclista ou peão atrás de si. A função de Assistência à Saída em Segurança, por seu turno, evita a abertura das portas traseiras se o veículo detetar um perigo a aproximar-se por trás, quer se trate de um ciclista ou de outro automóvel.

O Sorento está equipado com até sete airbags -duplos dianteiros, duplos laterais montados nos bancos dianteiros, laterais de cortina com sensor de capotamento e dianteiro central. Este último, que constitui uma novidade, fornece uma proteção adicional para as cabeças dos ocupantes dos bancos dianteiros, evitando que estas colidam entre si em caso de acidente. Todos os modelos Sorento estão equipados de série com os sistemas de Gestão da Estabilidade do Veículo (VSM) e de Controlo Eletrónico da Estabilidade (ESC), que ajudam o condutor a manter o controlo nas travagens e nas curvas.

O novo Sorento estreia ainda o primeiro sistema de travões multicolisão da Kia, que lhe permite mitigar a gravidade das colisões secundárias. Este sistema aciona automaticamente os travões quando os airbags disparam na sequência de uma primeira colisão, ajudando assim a proteger os ocupantes contra impactos frontais ou laterais subsequentes.

A carroçaria do Sorento apresenta uma conjugação de aço e alumínio, o que melhora a sua rigidez torsional, sem aumentar o peso. Ao mesmo tempo, beneficia de uma maior proporção de peças em aço avançado de alta resistência e aço estampado a quente do que o modelo anterior. O Aço de Alta Resistência aumenta a segurança dos ocupantes, conferindo ao Sorento uma rigidez torsional 12,5% superior à daquele que é considerado o “líder em segurança” do seu segmento e conseguindo a proeza de tornar este novo modelo da Kia 5,6% (54 kg) mais leve do que o seu antecessor. Além disso, a carroçaria mais rígida diminui as vibrações derivadas da condução quotidiana.

Produção e qualidade

Fabricado na Coreia

À semelhança da sua versão anterior, o novo Sorento destinado à Europa e a muitos outros mercados será produzido na fábrica da Kia em Hwasung, na Coreia. Para o mercado norte-americano, a produção estará a cargo da fábrica da marca em West Point, Georgia (EUA).

O início das vendas na Europa está marcado para o terceiro trimestre de 2020, seguindo-se, até ao final do ano, todos os outros mercados. Como já é habitual, os clientes europeus contarão com a garantia de 7 anos ou 150 000 km fornecida de série, que só a Kia oferece.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS KIA SORENTO (EUROPA)

Carroçaria e chassis

SUV de cinco portas, cinco lugares (5L) ou sete lugares (7L), com carroçaria monobloco em aço e alumínio. Motor de 4 cilindros Diesel, com caixa de 8 velocidades de dupla embraiagem ou grupo motopropulsor híbrido com motor turbo de 4 cilindros a gasolina, caixa automática de 6 velocidades e tração dianteira (FWD) ou às 4 rodas (4WD).

Grupo motopropulsor

Diesel

2,2 litros / 202 cv “Smartstream” CRDi diesel (alta)
Tipo Quatro cilindros em linha, turbo
Cilindrada 2,2 litros, 2151 cm3
Diâmetro e curso 83,0 x 99,4
Relação de compressão 16,0:1
Potência máxima 202 cv (148 kW) às 3800 rpm
Binário máximo 440 Nm às 1750-2750 rpm
Válvulas 16 (quatro por cilindro)
Sistema de combustível Injeção direta Common Rail

Híbrido

1,6 litros / 230 cv “Smartstream” T-GDi híbrido
Tipo Quatro cilindros em linha, turbo
Cilindrada 1,6 litros, 1598 cm3
Diâmetro e curso 75,6 x 89,0
Relação de compressão 10,5:1
Potência máxima 180 cv (132 kW) às 5500 rpm (apenas motor de combustão)
Binário máximo 265 Nm às 1500-4500 rpm (apenas motor de combustão)
Válvulas 16 (quatro por cilindro)
Sistema de combustível Injeção direta de gasolina

Bateria e motor elétrico
Tipo de bateria Polímero de iões de lítio
Tensão da bateria 270 V
Capacidade da bateria 1,49 kWh
Pot. máx. (motor elét.) 60,1 cv (44,2 kW) às 1600-2000 rpm (apenas motor elétrico)
Binário máx. (motor elét.) 264 Nm às 0-1600 rpm (apenas motor elétrico)

Sistema híbrido combinado
Potência total 230 cv (169 kW)
Binário total 350 Nm

Transmissões

Caixa de 8 velocidades de dupla embraiagem (8DCT)
Caixa automática de 6 velocidades (6AT)

Diesel 8DCT De série
Híbrido 6AT De série

Trem de rodagem

De série Tração dianteira (FWD)
Opcional Tração às 4 rodas (AWD)

Suspensão e amortecimento

À frente Independente, tipo MacPherson, com molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora
Atrás Totalmente independente, com triângulos sobrepostos montados na subestrutura, molas helicoidais, amortecedores a gás e barra estabilizadora.

Jantes e pneus

Diesel

De série Liga leve, 17 polegadas, pneus 235/65 R17
Opcional Liga leve, 18 polegadas, pneus 235/60 R17
Liga leve, 19 polegadas, pneus 235/55 R19
Liga leve, 20 polegadas, pneus 255/45 R20
Sobresselente Kit de emergência antifuro
Roda temporária com jante em aço (opcional)

Híbrido

De série Liga leve, 17 polegadas, pneus 235/65 R17
Opcional Liga leve, 19 polegadas, pneus 235/55 R19
Sobresselente Kit de emergência antifuro
Roda temporária com jante em aço (opcional)

Dimensões (mm)
Exterior
Comprimento total 4810 Largura total* 1900
Altura total 1695 Distância entre eixos 2815
Vão dianteiro 930 Vão traseiro 1065
Distância ao solo 176 / 174**
*excluindo espelhos retrovisores exteriores
**Diesel / Híbrido

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