NoticiasComunicados de Imprensa

Duas décadas do Hyundai Santa Fe

Apresentado em 2000, o Hyundai Santa Fe celebra, este ano, o seu 20º aniversário.

Disponível na Europa desde 2001, o lançamento do Santa Fe representou um marco na história da Hyundai – agora na sua quarta geração.

No ano de 2000, a Hyundai Motor introduziu a sua primeira geração do Hyundai Santa Fe, tornandose uma marca pioneira no mercado de SUV’s. Ao celebrar o seu 20º aniversário, o Hyundai Santa Fe tornou-se um ícone da marca e, por isso, a Hyundai recorda a evolução do seu primeiro SUV ao longo dos anos.

Tendo chegado aos concessionários em 2001, o Santa Fe é o modelo da Hyundai com maior longevidade na Europa. Atualmente, encontra-se na sua quarta geração, tendo recebido uma evolução significativa no design, segurança e tecnologia ao longo dos anos, tendo sido muitas vezes um portaestandarte para novas funcionalidades.

Após o seu lançamento, há duas décadas, o Hyundai Santa Fe tornou-se rapidamente num dos modelos mais conhecidos da Hyundai. Com o nome de uma cidade no sudoeste dos EUA, foi o primeiro SUV da marca e desempenhou um papel importante na presença da Hyundai no segmento SUV. Excecionalmente o Hyundai Santa Fe tem o seu próprio logótipo representado pelo nome do modelo e um sol. Nos últimos 20 anos, a Hyundai vendeu mais de 5.260.000 unidades do Santa Fe a nível global.

“O Santa Fe foi o primeiro SUV da Hyundai e é uma das nossas famílias de modelos mais antigas, tornando-o num modelo-chave, não apenas a nível global, mas também na Europa”, afirma Andreas-Christoph Hofmann, Vice President Marketing & Product na Hyundai Motor Europe. “Para a Hyundai, é um ícone do mercado automóvel que continua a evoluir em termos de design, tecnologia, espaço e conforto. Com o mais recente desenvolvimento, o Santa Fe mantém o estatuto de porta-estandarte no nosso amplo portfolio de SUV e salienta a nossa tradição nos SUV’s, além de continuar o seu desenvolvimento com a inovação e eletrificação.”.

Primeira geração Santa-Fe (2000-2006): o best-seller original

A Hyundai introduziu, pela primeira vez, o Santa Fe ao público europeu no Salão Automóvel de Genebra em 2000. Enquanto as gerações subsequentes se tornaram premium de forma progressiva, o primeiro Santa Fe foi considerado prático e apreciado pela sua funcionalidade e fiabilidade. Em 2001, pouco tempo depois da produção do primeiro modelo, a Hyundai teve que aumentar a produção devido à elevada procura nos Estados Unidos.

A primeira geração do Santa Fe apresentava um design robusto, mas refinado e era substancialmente mais longo e amplo comparativamente aos seus concorrentes no segmento, enfatizando a sua praticidade para a condução fora da estrada. O espaçoso interior oferecia conforto suficiente para até cinco passageiros, assim como uma bagageira ampla. Entretanto, os seus equipamentos de conveniência, que incluíam ar condicionado, leitor de CD, assim como vidros elétricos, espelhos e tejadilho.

Em 2003, em resposta à procura dos clientes por um desempenho de condução ainda maior, a Hyundai equipou o Santa Fe com um motor de maior potência e um sistema tração integral.

Segunda geração Santa Fe (2006-2012): maior potência, mais espaço e um sistema de segurança atualizado

A segunda geração do Santa Fe foi lançada no Salão Internacional do Automóvel da América do Norte em janeiro de 2006. O modelo apresentava um novo motor a diesel de 2.2 litros e um motor V6 a gasolina de 2.7 litros, oferecendo uma condução significativamente melhorada e motores mais desportivos para equipar os clientes para uma variedade de condições de condução e climatéricas.

Em meados da década de 2000, o design começou a tornar-se cada vez mais importante para os consumidores. Assim, o sucessor do Santa Fe apresentou mudanças significativas no exterior e interior do veículo. O seu exterior oferece uma grelha dianteira assertiva, com linhas esculpidas confiantes e grupos óticos delicadamente detalhados. Este design contemporâneo demonstrou como a direção do design da marca estava a evoluir.

O interior utilizava uma variedade de materiais de alta qualidade, suaves ao toque e superfícies com pouco brilho para fornecer aos clientes da segunda geração do Santa Fe um toque de luxo. Este sentimento premium foi ainda mais enfatizado pela luz ambiente azul que envolve os comandos e botões do modelo, em conjunto com os estofos em pele. Entretanto, oferece mais espaço do que antes, pois pela primeira vez, a opção de adicionar uma terceira fila de lugares estava disponível, estendendo o modelo de cinco para sete lugares.

Com os clientes, na altura, a procurar mais funcionalidades de segurança, a segunda geração do Santa Fe ofereceu uma série de extensas melhorias de segurança, que continuaram a liderança da Hyundai na padronização das tecnologias mais eficientes do setor. O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), um Sistema de Anti-Bloqueio dos Travões (ABS), airbags cortina em todas as filas de lugares e um Sistema de Monotorização da Pressão dos Pneus vêm agora de série. Mais tarde, foi adicionada uma versão premium, que incluía um sistema de navegação, câmara de visão traseira, cruise control e sensor de luz.

Terceira geração Santa Fe (2012-2018): Segurança e conetividade aprimoradas

A terceira geração do Santa Fe foi um grande passo para a Hyundai, uma vez que oferecia ainda mais conforto e qualidade, motores reajustados e uma maior eficiência. Além disso, apresentava uma nova direção de design designada de “Storm Edge”, que consistia em linhas refinadas e superfícies ambiciosas e volumosas. Ao adicionar um design mais emocional, musculado e uma variedade de funcionalidades premium, a Hyundai demonstrou que estava a deixar de oferecer um SUV puramente funcional e, em vez disso, um veículo sofisticado para o dia-a-dia.

Disponível tanto como um veículo desportivo de cinco lugares como uma versão com longa distância entre os eixos, oferecendo três filas de lugares para seis ou sete passageiros, a terceira geração do Santa Fe também exibia uma plataforma crossover renovada. A longa versão recebeu um design ligeiramente diferenciado, incluindo um design exclusivo com uma grelha hexagonal, um novo design para o pilar B, jantes em liga leve de 19 polegadas e uma nivelada dupla ponteira de escape. Isto ilustrou que, além de manter os pontos positivos de praticidade, espaço e fiabilidade da geração anterior, o novo modelo apresenta-se como sendo mais moderno e dinâmico, tornando-o uma proposta ideal para conquistar novos clientes para a marca Hyundai.

Ambos as versões do Santa Fe oferecem uma aparência interior semelhante, orientada para a funcionalidade e conforto dos passageiros. No início de 2010, os avanços tecnológicos forneceram a oportunidade aos fabricantes de melhorar o conforto e a experiência de condução dos seus clientes através de uma variedade de equipamentos de conetividade inteligente. Como consequência, a terceira geração do Santa Fe ofereceu um ecrã tátil de 8 polegadas com sistema de navegação de interação mais simples e intuitiva, assim como um sistema de reconhecimento de voz e conectividade do telefone melhorados.

Com a terceira geração de Santa Fe, a Hyundai reforçou o seu compromisso para fornecer aos seus clientes as funcionalidades líder do segmento. Isto incluía um pacote de travagem premium, que continha travões de disco, um Sistema de Anti-Bloqueio dos Travões (ABS) incluindo assistência à travagem fornecendo a máxima força de travagem quando uma paragem brusca é detetada e, ainda, a Distribuição Eletrónica da Travagem (EBD) para ajustar automaticamente a força da travagem entre os eixos dianteiros e traseiros baseando-se nas condições de carga do veículo. Ao oferecer estes níveis de tecnologia de segurança ativa de última geração, o modelo da terceira geração garantiu uma melhor proteção para os condutores, passageiros e pedestres.

Quarta geração Santa Fe (2018-presente): Hyundai SmartSense e um novo design arrojado

Desenvolvido com base no sucesso das gerações anteriores, em 2018 a Hyundai introduziu a quarta geração do Santa Fe. A sua sensação premium é ilustrada pela sua prestigiada aparência, enquanto é equipado com a tecnologia mais avançada, assim como com as melhores funcionalidades de segurança do segmento e um espaço excecional.

O elegante modelo SUV, apresenta uma aparência exterior arrojada com uma postura ampla e atlética. A grelha em cascata, assinatura da Hyundai, decora a parte dianteira sendo que a lateral é melhorada pelas linhas elegantes, que se estendem ao longo do tejadilho e dos grupos óticos dianteiros até aos grupos óticos traseiros. Isto reforça o estatuto do modelo no topo da gama SUV da Hyundai. No interior, é o modelo do Santa Fe mais espaçoso até à data, com mais 38mm de espaço para as pernas na segunda fila e mantendo os 7 lugares de ocupação.

Equipado com a tecnologia mais recente do Hyundai SmartSense, a quarta geração do Santa é um dos mais seguros do seu segmento, recebendo a classificação máxima de cinco estrelas do Euro NCAP. A Hyundai demonstra que continua a cuidar dos seus clientes, através da oferta de equipamentos ainda mais inovadores, incluindo o Alerta de passageiros nos bancos traseiros, desenvolvido pela Hyundai e pioneiro no setor, que utiliza um sensor ultrassónico para detetar o movimento de crianças ou de animais de estimação no assento traseiro, alertando o condutor ao sair do veículo.

Outro equipamento de segurança é o Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo, que tem um alcance de 180 graus da traseira do veículo, alertando o condutor e acionando os travões, se necessário, para evitar uma possível colisão. Adicionalmente, pela primeira vez num Hyundai, a quarta geração do Santa Fe, apresenta um head-up display, que projeta informações relevantes no para-brisas para manter uma visão desobstruída enquanto se conduz.

Após 18 anos da introdução do modelo da primeira geração, este poderoso e elegante SUV evoluiu para se tornar o porta-estandarte da Hyundai na Europa. As melhorias contínuas às quais o Santa Fe foi submetido nas últimas duas décadas, demonstram o compromisso da Hyundai em desenvolver produtos de qualidade com as características mais recentes para os seus clientes.

O Hyundai Santa Fe está disponível em Portugal a partir de 41.300€ com campanha de financiamento Cetelem e com a garantia líder de mercado da Hyundai de 7 anos sem limite de quilómetros.

Artigo anterior

Renault pode fechar quatro fábricas em França, Alpine A110 em risco!

Artigo seguinte

Nissan GT-R50 Italdesign ataca o circuito Tazio Nuvolari!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.