Artigos

10 Motivos para andar de Kart!

Como amantes do Karting, decidimos escrever esta pequena rubrica para ver os nossos leitores mais vezes nos kartódromos de norte a sul do país. Aqui dizemos os benefícios de andar de kart e o quanto esta modalidade é importante para o desporto automóvel!

1. Melhora a saúde física e mental: É rara a vez que andamos de Kart e não nos sentimos bem quando levantamos o rabo da backet. Andar de Kart liberta endorfinas e melhora a nossa condição física, se tentarmos levar o Karting mais “a sério”, é também uma boa motivação para fazemos desporto sem ser atrás do volante, pois para aguentarmos mais tempo a andar “no limite” precisamos de uma melhor condição física, que se consegue através do exercício físico no ginásio ou ao ar-livre.

2. O Karting melhora a condução: O Karting ajuda vários aspectos da condução, não só nos circuitos ou na competição, mas também na estrada. Quando andamos de kart estamos a pôr à prova as reacções de um veiculo motorizado e a melhorar a forma como curvamos, como travamos e como tentamos segurar o “veiculo” quando ele escorrega ou quando andamos mais no limite e sem apoio. Numa situação de emergência na estrada, uma pessoa que ande de Kart terá mais destreza e mais “à vontade” para segurar um automóvel se perder o controlo, para se desviar de um obstáculo, ou mesmo para manter o automóvel direito numa superfície mais escorregadia.

3. O Karting faz-nos conduzir de forma mais segura: Pelo mesmo motivo que nos sentimos melhor após andar de kart, também essa melhora instantânea na nossa saúde mental nos ajuda a conduzir de uma forma mais segura e menos perigosa para nós e para os outros condutores. A libertação das endorfinas que nos deixa mais felizes, evita que nos “chateemos” tanto no dia-a-dia, consequentemente a nossa condução torna-se menos agressiva, como tal, as probabilidades de termos um acidente diminuem.

4. O Karting familiariza-nos com as caixas de ferramentas: É verdade, se adquirirem um Kart, vão andar muitas vezes agarrados a ferramentas e todo o tipo de lubrificantes, aqui não se libertam endorfinas, somos capazes de ficar chateados a tentar perceber porque é que não trabalha, mas mantemos a cabeça ocupada, o que pode ser bom! Passamos a conhecer todas as marcas de lubrificantes, todos os tipos de ferramentas e também ficamos com menos dinheiro para gastar em copos e coisas que as namoradas e esposas não gostam! (Fica a dica)

5. O Karting é bom para quem já pratica desporto automóvel: O Karting também aperfeiçoa e lima algumas arestas que possamos ter. Melhora as inscrições em curva, as lutas em pelotão, as travagens, as trajectórias e mais uma vez, a condição física. Até os pilotos de Formula 1, andam de Kart e alegam que é o mais parecido que tem com o seu monolugar.

6. Há “milhentas” provas de Karting: É verdade, para quem gosta de corridas, há imensas provas de Karting, tanto de karts de aluguer como provas federadas e não federadas para Karts particulares. As provas federadas são sempre mais caras, mas mais seguras. Contudo, há também provas organizadas pelos kartódromos, campeonatos e troféus para karts particulares, com boa organização e com custos de inscrição algo reduzidos. Para quem não quer ter mais uma despesa de ter um kart, há imensas provas de karts de aluguer e troféus que nos permitem melhorar a condução, pôr-nos à prova e ainda fazer parte de um grupo de corridas, há provas de resistência para todos os gostos e troféus de toda a espécie e feitio.

7. O Karting não tem de ser um desporto tão caro: O Karting é olhado para muitos dos seus amantes como uma disciplina bastante cara, na realidade, não tem de ser tão cara. Para isso, basta que encontremos alguém que saiba “mexer” no nosso kart e realizar uma manutenção a tempo e horas, com todos os cuidados e materais necessários. O que é barato sai caro e comprar um Kart de 500€, pode tornar-se uma despesa de mais do dobro do valor. Evitar trocar uma peça mais barata, pode significar a destruição completa de um motor, por isso dizemos, se não estiver bom não andem, quando estiver bom andem à vontade, a carteira agradece! Há ainda Karts a 4 tempos, semelhantes aos dos Kartódromos cuja manutenção é mais acessível e a diversão é garantida.

8. O Karting é uma mais valia para o desporto automóvel: É no Karting que começaram muitos dos pilotos que hoje olhamos com muito apreço e admiração, o Karting é a base do desporto automóvel, oferece espectáculo para dar e vender e ainda é uma rampa de lançamento para muitos troféus e campeonatos de automóveis a nível nacional e internacional. Pode ser praticado por todas as pessoas de quase todas as idades, há pilotos de Karting com 4 e 5 anos de idade!

9. Há em quase todas as zonas do país: Felizmente Portugal é um país onde há alguns kartódromos de Norte a Sul, há circuitos em quase todas as cidades, uns com melhores condições e outros com menos condições. Quase todos eles tem Karts para alugar a preços acessíveis e quase todos eles disponibilizam os espaços para eventos e karts particulares.

10. Acelera na pista não na estrada: O Karting faz com que aceleremos nos circuitos e não na estrada, logo é uma forma mais segura de andar depressa. O Karting é feito em circuitos fechados, onde há escapatórias e onde devem haver condições de assistência caso as coisas não corram tão bem. Obviamente há riscos envolvidos, como em qualquer desporto motorizado, mas quem pratica Karting está bem ciente do que pode acontecer e é preferível ter um acidente num recinto fechado como um circuito com condições, do que na estrada, onde nos arriscamos a bater em quem não tem nada a ver com a nossa vontade de andar depressa.

Queremos ver mais pessoas nos kartódromos, por favor, divulguem e partilhem este texto!
Obrigado!

Texto: Tiago Neves

Artigo anterior

Mercedes e Volvo partilham motores e acções?

Artigo seguinte

Toyota RAV4 Hybrid: Espaço e ecologia!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *