NoticiasComunicados de Imprensa

Volvo Cars acelera tecnologia para a condução autónoma

A Volvo Cars anunciou desenvolvimentos em relação às tecnologias para a condução autónoma.

A Zenuity, empresa que desenvolve sistemas avançados de assistência à condução e sistemas de condução autónoma, anunciou que se irá dividir em duas partes.

De um lado, ficará uma empresa independente, detida pela Volvo Cars e cujo foco central será o desenvolvimento e a comercialização de software para a condução totalmente autónoma.

A outra metade ficará exclusivamente encarregue dos sistemas de assistência à condução e será integrada na Veoneer, uma empresa de equipamento de segurança automóvel.

Atualmente, a Zenuity é uma joint-venture detida em partes iguais pela Volvo Cars e pela Veoneer. Ao longo dos últimos anos, a empresa tem vindo a desenvolver uma plataforma sólida de software para utilização em sistemas de condução autónoma e assistência à condução. Estas novas empresas irão continuar e alavancar o trabalho já iniciado.

Como parte do novo acordo, as operações e colaboradores da Zenuity sedeados em Gotemburgo e em Shangai serão transferidos para a nova empresa detida pela Volvo Cars. Por outro lado, as operações e colaboradores que se mantinham em Munique e em Detroit serão transferidos para a Veoneer.

A nova empresa, ainda que detida pela Volvo Cars, será independente da mesma possuindo o seu próprio canal de distribuição. O seu foco, conforme referido anteriormente, será o desenvolvimento de software para a condução totalmente autónoma que será introduzido na próxima geração de automóveis da marca que serão baseados na nova plataforma SPA2.

“A Volvo Cars pretende introduzir na próxima geração de automóveis, sistemas completamente autónomos de condução em auto-estradas. Isto será possível ao permitirmos agora que a nova empresa se foque totalmente no desenvolvimento destes sistemas.”
Håkan Samuelsson – Chief Executive – Volvo Cars

“Esta nova empresa irá desenvolver software avançado para uma condução autónoma segura. Acreditamos que no futuro, só existirá um número limitado de plataformas globais para a condução autónoma. Pretendemos que uma dessas plataformas vencedoras seja a nossa.”
Dennis Nobelius – Chief Executive – Zenuity

Espera-se que esta nova empresa esteja operacional durante o terceiro trimestre de 2020.

Artigo anterior

Mercedes celebra 120 anos de História

Artigo seguinte

A Audi Sport apresenta o novo RS Q8

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.