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Stellantis aumenta a produção de motores elétricos

  • A Emotors, a joint-venture entre a Nidec Leroy-Somer Holding e a Stellantis, iniciou a produção de motores elétricos em Trémery (França).
  • A nova geração deste motor elétrico irá equipar os novos DS 3 E-TENSE, Peugeot e-208, Jeep® Avenger e Opel Mokka Electric no início de 2023.
  • Produção de motores elétricos em França faz parte do plano de integração da cadeia de valor de eletrificação da Stellantis, que também abrange baterias e transmissões elétricas.

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Stellantis N.V. anuncia o aumento da produção dos novos motores elétricos M3, através da fábrica que a joint-venture Emotors possui em Trémery, na região francesa de Lorraine.

Com uma capacidade de produção superior a um milhão de motores elétricos por ano, a partir de 2024, a Stellantis solidifica assim a sua pegada industrial para alcançar o objetivo de que todos os seus automóveis de passageiros vendidos na Europa em 2030 sejam elétricos, conforme delineado no plano estratégico “Dare Forward 2030”, e para apoiar o seu percurso rumo à neutralidade carbónica.

“O nosso compromisso de liderar o setor automóvel na luta contra as alterações climáticas reflete-se em cada uma das nossas instalações, apoiando os nossos colaboradores no próximo passo na aventura elétrica”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “O controlo da nossa cadeia de valor na eletrificação assegurará a nossa independência tecnológica no contexto de crises económicas e geopolíticas, ao mesmo tempo que atenua o impacto desta mudança dramática nas nossas instalações e empregados, particularmente em França, onde estamos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial.”

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A partir de janeiro de 2023, os novos DS 3 E-TENSE, Peugeot e-208, Jeep® Avenger e Opel Mokka Electric irão beneficiar do motor elétrico M3 de elevada eficiência e com uma potência de 115 kW/156 cv e um binário de 260 Nm. Em conjunto com uma nova bateria, este novo motor elétrico permitirá melhorar a eficiência dos veículos, proporcionando uma autonomia superior a 400 km. Será montado nas novas gerações de vários veículos das marcas da Stellantis, à medida do seu lançamento no mercado.

A Fábrica de Trémery, que foi um dos maiores centros de produção de motores diesel do mundo, está empenhada na transição energética desde 2018, contando com o apoio dos seus parceiros sociais e das entidades locais. Há mais de um ano que a fábrica de Trémery ministra 6.000 horas de formação aos seus colaboradores. A nível nacional, a “Academia de Eletrificação” da Stellantis apoiou a formação de 15.000 empregados franceses.

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A Stellantis em França

Com 12 fábricas localizadas no centro de sete regiões de França, a Stellantis continuará a ser o principal fabricante do país, quer a nível comercial, quer industrial. Ao longo dos últimos quatro anos, a empresa investiu 2 mil milhões de euros nos seus centros de produção.

A Stellantis irá produzir 12 modelos elétricos em França:

  • Mulhouse: Peugeot e-308 berlina, e-308 SW e e-408
  • Sochaux: Peugeot e-3008 e e-5008,
  • Rennes: Futuro SUV elétrico da Citroën
  • Poissy: Novo DS 3 E-TENSE e Opel Mokka Electric
  • Hordain: Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy, Opel e Vauxhall Vivaro-e, Fiat e-Scudo (e Toyota Proace Electric).

As fábricas irão utilizar grande parte de componentes elétricos fabricados em França, em unidades fabris localizadas em Caen, Charleville, Metz, Mulhouse, Sept-Fons, Trémery, Valenciennes e na gigafactory de Billy-Berclau/Douvrin.

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