Noticias

Porsche vai testar novos combustíveis sintéticos!

A Porsche vai dar início aos testes a combustíveis sintéticos no próximo ano, enquanto procura formas de prolongar a vida útil do motor de combustão interna.

A marca alemã pesquisa combustíveis sintéticos há algum tempo e, no ano passado, anunciou parcerias com a Siemens Energy, AME, Enel e a petrolífera chilena ENAP para abrir uma planta de produção comercial de combustíveis sintéticos em escala industrial.

Esta “fábrica” vai começar a operar em 2022 e prevê-se que produza até 55 milhões de litros de combustível sintético até 2024 e cerca de dez vezes mais até 2026. Em entrevista à imprensa internacional, o presidente-executivo da Porsche, Oliver Blume, explicou os benefícios dos e-combustíveis.

“As suas vantagens residem na facilidade de aplicação: os e-fuels podem ser utilizados em motores exclusivamente térmicos e motores híbridos plug-in, para além disso, podem fazer servir-se’ da rede de abastecimento já existente”, afirmou Olivier Blume.

O responsável pelos automóveis desportivo da Porsche, Frank Walliser, acrescentou que a marca vai os testes dos e-combustíveis já no próximo ano.

“Estamos no caminho certo em conjunto com nossos parceiros da América do Sul. Com certeza que em 2022, a produção será muito muito reduzida para as primeiras tentativas. É um longo caminho com enormes investimentos, mas temos a certeza de que esta é uma parte importante do nosso esforço global para reduzir o impacto do CO2 no setor dos transportes. ”

“A ideia geral por detrás destes combustíveis sintéticos é que não há necessidade de mudanças ao nível do motor, ao contrário do que vimos com E10 e E20, então, estes combustíveis podem ser utilizados em todos os motores. Estamos a testá-los em motores com as especificações normais dos combustíveis já comercializados. Não tem impacto no desempenho, pode até aumentar a potência, por isso, estamos na direção certa, para além das emissões serem muito melhores, haver menos partículas finas, menos NOx, por isso, mais uma vez, estamos a ir na direção certa! ”, acrescentou Frank Walliser.

O combustível sintético da Porsche tem como base a junção do hidrogénio com carbono extraído do ar para produzir metanol, que é então transformado num substituto da gasolina que os veículos podem utilizar. A fábrica chilena vai criar o e-fuel com o auxílio da energia eólica.

Artigo anterior

Novo Nissan Qashqai a partir de 33.600 euros!

Artigo seguinte

Lexus revela novo ES 300h Special Edition

1 Comentário

  1. 20 Fevereiro, 2021 a 01:14 — Responder

    EU GOSTO MUITO MAIS MACAN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.