Noticias

Porsche Celebra o 20º aniversário do Porsche 911 GT3!

Parece que foi ontem que lançaram o Porsche 911 996 GT3, que foi revelado no salão automóvel de Frankfurt em 1999. Este modelo estava destinado a ser o membro da marca mais focado nos circuitos e a ser o sucessor espiritual do lendário Porsche 911 Carrera RS 2.7.

O primeiro Porsche 911 GT3 tinha um motor de 3.6 litros de 6 cilindros com 355cv e fazia 7.800 rotações, tinha a caixa manual de 6 velocidades do Porsche 993 GT2, uma suspensão ajustável com 30 mm com geometria de eixo específica para o modelo e barras estabilizadoras, não prescindia de um KIT de carroçaria mais aerodinâmico e muitos segredos de poupança de peso.

Este modelo icónico da Porsche foi o primeiro automóvel desportivo de produção a percorrer o circuito de Nurburgring em menos de 8 minutos. Ao volante estava o não menos lendário Walter Röhrl!

Mais tarde, a Porsche passou a apresentar evoluções do Porsche 911 GT3 a cada três ou quatro anos. Em 2003, a potência subiu para os 381cv graças à implementação do VarioCam, um sistema que faz variar o tempo das válvulas de admissão, ajustando a tensão na corrente de distribuição que conecta as árvores de cames, admissão e escape. Os travões de carbono e cerâmica passaram nesta altura a estar disponíveis como opção.

Quatro anos depois, chegou o Porsche 997 GT3 que tinha à mesma um motor 3.6 Litros atmosférico, este motor já debitava cerca de 415cv. Foi nesta geração que surgiu pela primeira vez num GT3 suspensão adaptativa e uns braços de suspensão que permitiam um maior ajuste de camber.

Em 2010, surge o Porsche 997.2 GT3 que estreou um motor 3.8 Litros de 6 cilindros atmosférico, cuja potência já era de 435cv, este motor era capaz de fazer 8500 rotações. Esta foi a primeira vez que um GT3 de estrada recebeu apertos de roda ao centro e apoios de motor dinâmicos como opção, o sistema de suspensão activa PASM foi afinado para melhor desempenho no circuito. Este Porsche 997.2 GT3 percorreu Nürburgring em 7 minutos e 40 segundos.

Porsche 991 GT3 foi apresentado pela primeira vez em 2013. Este modelo tinha um motor 3.8 litros de 6 cilindros com 475 cv que fazia 9000 rotações, rodas traseiras direccionais, suspensão adaptativa e uma caixa automática de dupla embraiagem PDK de 7 velocidades.

O atual Porsche 991.2 GT3 tem um motor de 4.0 litros 500cv e está disponivel com uma caixa manual de 6 velocidades e caixa automática PDK. Neste modelo a marca alemã tem como opção a substituição da asa traseira fixa por uma asa traseira dinâmica mais discreta.

Ainda não se sabe quando será revelado o novo Porsche 992 GT3, mas há quem diga que será já no salão automóvel de Frankfurt. Teremos de esperar para ver!

Artigo anterior

PEUGEOT 3008 veste-se a "rigor" para uma aventura no Vietname!

Artigo seguinte

A Fórmula 1 regressa ao Autódromo do Estoril com o Estoril Classics!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.