Porsche 959 S Protótipo procura um novo dono!

Não há dúvida que o Porsche 959 é um dos automóveis mais emblemáticos da marca de Estugarda. Quando foi lançado, o Porsche 959 era o automóvel de produção mais rápido do mundo e apresentava tecnologias nunca antes vistas como suspensão adaptativa e tração integral. A versão “S” protótipo acabou com algumas tecnologias para se tornar mais leve e uma das pouquíssimas unidades produzidas vai para venda.
A versão S fez mais do que apenas perder peso. Substituiu a suspensão sofisticada por uma suspensão convencional de molas e sofreu um aumento de potência para os 508cv. Antes da versão de produção do 959 ser lançada, a Porsche fabricou dois automóveis pré-produção.
Este exemplar em particular é o primeiro desses dois, apelidado série F, apenas 12 automóveis no total foram selecionados para a transformação em protótipos 959. Desses 12, apenas 10 realmente pisaram o asfalto. Dos 10, este é um dos apenas 3 concebidos na versão “S” do 959, como tal, tem características que nenhum 959 convencional possui.
Apesar da Porsche geralmente destruir protótipos como estes, este exemplar saiu da fábrica graças a Vasek Polak, um concessionário da Porsche com sede nos Estados Unidos. Vasek Polak adquiriu este protótipo do 959 S e a Porsche exigiu que nunca fosse conduzido, de facto, este automóvel foi vendido sem chaves. Após a morte do primeiro proprietário em 1997 (além da marca), o novo dono deste Porsche tinha conseguido adquirir as chaves do mesmo.
Desde então, este exemplar tem sido mantido e restaurado. O motor, os travões, a embraiagem, as fechaduras das portas e o sistema de combustível foram reconstruídos conforme necessário. Em 2020, um colecionador austríaco adquiriu o automóvel e gostou tanto que realizou encomendou um grande livro de sobre o mesmo. Esse livro vai incluído na venda do automóvel para que o novo proprietário o possa ler e ficar a saber tudo sobre o modelo.
Girardo & Co é o nome do concessionário que está responsável pela venda do automóvel e não divulga o preço, mas há quem afirme que serão necessários, 7 dígitos para adquirir este exemplar.
Sem comentários