Noticias

Porque é que o Toyota Supra, o Mazda RX-7 e o Nissan 300ZX são tão especiais? A Everyday Driver Responde! (Vídeo)

É verdade! Os anos 90 já lá vão, na realidade, há 30 anos! Mas ainda há automóveis dessa época que nos fazem sonhar acordados, é o caso do Toyota Supra, Mazda RX-7, Nissan 300ZX e muitos outros modelos da terra do sol nascente que fizeram parte da juventude de alguns de nós.

Embora os entusiastas dos clássicos estejam já cientes do potencial destes modelos, podemos afirmar que parte da sua fama se deve ao facto de terem sido “personagens” dos filmes Velocidade Furiosa. Embora os automóveis dos anos 90 estejam recheados de nomes e alcunhas, começam a ser agora apelidados de “Legends” e a Everyday Driver achou bem atribuir esta denominação ao seu comparativo.

Mesmo que o Nissan GT-R ou Skyline se tenha tornado a montra tecnológica da Nissan, a marca tinha já muita experiência nos automóveis desportivos de renome na qual estava empenhado todo o know-how de performance e design da marca. O Nissan 300ZX foi um exemplo perfeito disso. O automóvel estava “à frente” da sua época e o seu design não deixa ninguém indiferente mesmo passados quase 40 anos.

Portanto, a Nissan fez um excelente trabalho com o design do 300ZX, mas imediatamente ao lado, a Mazda lançava a 3º geração do Mazda RX7 que deixava qualquer pessoa indecisa. Os seus faróis pop-up e carroçaria curvilínea colocavam um sorriso em qualquer rosto. O interior? O interior típico de um drivers car mantinha a simplicidade única dos anos 90.

Já o Toyota Supra tem um design muito diferente dos seus rivais com: faróis dominantes na dianteira, uma asa bastante vistosa na traseira e farolins de assinatura inconfundível. O interior era digno de um qualquer avião.

O Nissan 300ZX conta com um motor V6 biturbo com cerca de 286cv. Para um comportamento em estrada competente, o 300ZX contava com um sistema HICAS, que foi uma versão inicial das rodas direcionais que ganham cada vez mais popularidade na industria atualmente. A ideia era boa, mas o jornalista da Everyday Driver menciona que o este sistema não é um melhor e acaba por gerar sobreviragem repentina. Por esse motivo, a maioria dos proprietários desliga este sistema.

O modelo que oferece melhor banda sonora é o modelo com o motor com menor cilindrada. O Mazda RX-7 tinha um motor Wankel com rotor duplo e 1.3 Litros de cilindrada sobrealimentado que funcionava na perfeição com o RX-7. Os problemas ganharam fama e a fiabilidade está comprometida nas bocas do mundo. Apesar disso, não podemos negar que o Mazda RX-7 é um modelo icónico que qualquer um gostaria de ter na garagem.

Por último mas não menos importante, o Toyota Supra. Equipado com um motor de 6 cilindros turbo 2JZ-GTE era conhecido pela sua fiabilidade que permitia grandes aumentos de potência, mas podem ler mais acerca deste automóvel aqui ou sobre a nova geração aqui!

Artigo anterior

Novo Volkswagen Amarok: a pick-up do amanhã

Artigo seguinte

Volvo Cars reconhecida enquanto empresa líder no combate às alterações climáticas

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.